Dia do Consumidor: saiba tudo sobre a data

Compras dia do consumidor

Fonte: FreePik

O Dia do Consumidor (comemorado em 15 de março) é aquele momento do ano que você pode aproveitar promoções e ofertas incríveis! Desde eletrodomésticos até móveis e decoração é possível encontrar preços baixos e boas condições de pagamento em diversas categorias de produtos. Porém, você conhece a origem dessa data? Sabe a real importância que ela tem? A seguir trazemos algumas curiosidades e daremos dicas de como tornar o dia muito mais proveitoso.

Como surgiu o dia do consumidor?

Criado em 1962 pelo presidente John Kennedy nos Estados Unidos, a data surgiu para assegurar os direitos dos consumidores e principalmente zelar por seus interesses. Nesse sentido Kennedy estipulou quatro direitos fundamentais: direito à segurança; direito à informação; direito à escolha e direito à ser ouvido.

Mais tarde em 1985 a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, formalizando de fato a importância da data em diversos países ao redor do mundo.

Mulher com sacolas de compras

Fonte: FreePik

O consumo no Brasil

O consumo no Brasil acontece de muitas formas, estando inserido no próprio cotidiano da população. Por essa razão existe uma regulamentação específica que serve para defender as pessoas durante as transações de compra de produtos e serviços: é o código de defesa do consumidor. O interessante é que junto deste código foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que se tornou o responsável por mediar essa relação entre as empresas e os clientes.

No país alguns produtos têm destaque na hora das compras: smartphones; notebooks e acessórios para veículos são de longe itens extremamente procurados pelos brasileiros. Provavelmente isso se deve por conta dos atuais avanços tecnológicos.

Como você pode aproveitar este dia?

Essa data é a ideal para você ir atrás daqueles produtos que você sempre quis comprar. Por ser uma dia focado no consumidor, muitos preços acabam baixando e ótimas ofertas vão surgindo. Fique ligado! Se você sonha em climatizar melhor a sua casa, é um bom momento para olhar condicionadores de ar, agora se você quer comprar eletroportáteis com melhores condições de pagamento, essa é a hora certa para fazer novas aquisições. O importante é pesquisar e escolher aquilo que você precisa!

Se você quer ver mais categorias de produtos para aproveitar o dia do consumidor, dê uma olhada na WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com