Decoração de quarto infantil: dicas e ideias para inspirar você!

Decoração de quarto infantil

Fonte: Casa Claudia

Ter a casa bem decorada é com certeza o sonho de qualquer pessoa, porém há sempre muitas dúvidas sobre como fazer isso. Se formos pensar em quartos infantis essa dúvida aumenta ainda mais: será que seguimos o padrão antigo que divide tudo em azul e rosa? Ou tentamos ser modernos a partir de referências novas cheias de criatividade? Nós vamos ajudar você com algumas dicas que com certeza vão trazer muitas inspirações!

Pense no conforto

O quarto é aquele lugar da casa em que a gente descansa e relaxa, e isso também vale para as crianças! De nada adianta decorar um quarto se você não pensar em como as crianças podem aproveitar esse espaço da melhor maneira. Nesse sentido, sempre escolha muito bem seus estofados, optando por almofadas e camas infantis com colchões confortáveis. Além disso, é interessante pensar em opções como puffs e tapetes que trazem um maior aconchego para esses locais. No caso de recém-nascidos e bebês, poltronas e cadeiras de amamentação junto com o berço ajudam a compor um local mais agradável para a mãe.

Puff em formato de bichinho

Fonte: IdeaStore

Aproveite todo o espaço

Crianças geralmente possuem muitos brinquedos, materiais de desenhos e várias coisas que precisam ser guardadas. Por isso é essencial que você otimize o espaço desses quartos para não haver desperdícios. Você pode criar gavetas embutidas nos armários para colocar brinquedos, prateleiras para livros, cadernos e outros materiais que a criança utilize. Além disso existem as estantes acopladas nas paredes, os nichos e os próprios armários e cômodas que ajudam muito na organização e mostram para a criança a importância de ambientes bem arrumados.

Quarto infantil com nichos

Fonte: Pinterest

Escolha boas cores, acessórios e iluminação

Cores, acessórios e a própria iluminação devem ser vistos com muito cuidado e atenção. As cores primárias (amarelo; verde e azul) são sempre boas opções para quartos infantis, pois tonalidades vivas trazem alegria e energia para os ambientes, no entanto você pode apostar em cores mais ousadas – como roxo ou laranja – mas sempre combinando suas escolhas com a temática da decoração, que na prática vai ser aquilo que você quer transmitir para o quarto (delicadeza, fofura, diversão, dentre outras coisas).

Inclusive esse tópico é bem importante: defina o tema que você quer seguir! Ele pode variar de temas mais comuns como animais e princesas até temas personalizados como desenhos animados, mas o ideal é que ele seja do agrado da criança, pois será ela que ficará no quarto na maior parte do tempo.

Nos acessórios podemos pensar em bancadas e mesas de estudo para incentivar a criançada ao hábito da leitura. Lembrando que tudo isso deve estar ao alcance da criança, variando a altura a partir da idade dela.

Uma boa iluminação é essencial para o quarto, por isso priorize luminárias centrais. Os abajures e as arandelas servem para dar menos luminosidade na hora de dormir. Iluminações indiretas como pontos de luz em estantes servem como elementos decorativos interessantes.

Quarto infantil bem iluminado

Fonte: Pinteres

Personalize o quarto

Decorar um quarto é sobre criatividade, por isso personalize o espaço da criança. Coloque referências de animações e outras figuras do mundo dela, transformando esse ambiente em algo que ela se identifique. Nesse sentido os adesivos, pinturas e papéis de parede cumprem bem essa missão. Você também pode criar um espaço para diversão com baús de brinquedos, móveis divertidos e tapetes no estilo tatame.

Quarto infantil com papel de parede

Fonte: Pinterest

Quarto infantil com adesivo na parede

Fonte: Terra

Agora que você já tem algumas referências para seguir quando for montar um quarto infantil, aproveite para dar uma olhada na loja da WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com