Organização do jardim: dicas para deixar tudo em ordem!

Quem não ama um jardim florido, com um belo gramado e uma boa sombra, que atire a primeira flor! No Brasil, esse espaço da casa é muito valorizado e faz parte da nossa cultura. Por isso, a organização do jardim se faz muito presente no dia a dia dos brasileiros.

homem com avental e regador regando com água flores e plantas cuidando da organização do jardim

Uma pesquisa do Censo QuintoAndar de Moradia, feita em parceria com o Datafolha, descobriu que 69% dos entrevistados adoram cultivar plantas em seus lares. Além disso, 57% afirmaram que também gostam de enfeitar os ambientes internos com flores. A pesquisa mostrou também que a pandemia ampliou esse hábito: 37% dos participantes contaram que os cuidados com as plantas ou com o jardim passou a ser mais frequente nesse período.

Com a chegada do Outono, o tema fica ainda mais evidente, pois há muitos cuidados importantes para garantir um jardim limpo e bonito. Quer saber a importância de ter um jardim, além de dicas para mantê-lo sempre em ordem? Leia até o final!

jardim verde e florido, com muita grama, flores roxas e plantas ornamentais

Quais as vantagens de ter um jardim?

Você sabia que a prática de jardinagem é comprovadamente benéfica para a saúde física e mental? Diversos estudiosos já se debruçaram sobre o tema, e descobriram muitos benefícios. Um artigo da revista Preventine Medicine Reports, de Amsterdã, afirma que a jardinagem tem o poder de prevenir problemas de saúde sérios enfrentados atualmente pelas pessoas.

criança e mulher mexem na terra, plantando alfaces com pás e mini ancinhoMexer com a terra é altamente terapêutico e diminui o estresse. Essa atividade libera serotonina, que atua no controle das funções cognitivas e no humor. Assim, o fato de cuidar da organização do jardim, acompanhar seu crescimento e criar uma rotina de cuidados com a natureza pode ajudar e muito as pessoas que possuem quadros de doenças psicológicas, como a ansiedade e até mesmo a depressão.

Quando passamos horas mexendo com as plantas, ficamos expostos ao Sol. Isso é muito importante, pois gera aumento da vitamina D no nosso corpo, um suplemento fundamental para manter as propriedades do cálcio e o funcionamento saudável do organismo. A vitamina D age de forma muito benéfica no intestino, rim, ossos e glândulas.

mão masculina apanhando laranjas de uma árvoresSem contar que, se você optar por cultivar plantas comestíveis, leguminosas e árvores frutíferas, poderá ter uma infinidade de frutas, verduras e legumes no pátio de casa, sem agrotóxicos. Uma pesquisa da Universidade de Princeton analisou os níveis de felicidade de jardineiros domésticos e quem praticava o cultivo de vegetais, marcou altos níveis de bem-estar. Segundo o estudo, isso ocorre pela satisfação/recompensa de comer aquilo que você mesmo produz.

Os jardins melhoram o ecossistema?

A resposta é: sim! Quanto mais o seu jardim for diverso, tendo muitas flores, plantas, tipos de grama e até mesmo variedades de árvores, mais benéfico ele será para a fauna e flora da região. Ter um jardim sustentável pode trazer muitos benefícios, como melhorar a qualidade do ar e auxiliar no controle de temperatura do local.

abelha polinizando flores de tomate em um pé de tomatesO seu jardim também pode ser um belo atrativo para os animais polinizadores. Abelhas, borboletas e pássaros, por exemplo, são cruciais para a reprodução das plantas e para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Quer atrair esses bichinhos para o seu jardim sustentável? Prefira plantas que os atraem, como flores coloridas e cheirosas, além de plantas com frutos. Eles serão os seus visitantes mais queridos!

Entretanto, é preciso bastante atenção na hora de selecionar essa vegetação. O ideal é escolher plantas nativas, que possuem mais capacidade de adaptação às condições climáticas locais, precisam de menos água e cuidados especiais. Do mesmo modo, evite usar agrotóxicos e fertilizantes químicos. Ao optar por métodos mais naturais e orgânicos, os animais, o solo e até a sua saúde agradecem, e você contribuirá para um ecossistema mais sustentável e com muita biodiversidade.

3 dicas para manter a organização do jardim em dia

Agora que você já sabe como é importante ter um jardim em casa, não só para você como para toda a natureza, que tal deixar ele deslumbrante? Separamos algumas ideias que vão te ajudar a cuidar desse ambiente tão importante. Com essas dicas, a organização do jardim certamente não será problema!

Limpeza em jogo

homem usando soprador para soprar folhas secasPara manter a organização do jardim, a limpeza é fundamental. Para grandes gramados, os cortadores de grama e as roçadeiras vão lhe ajudar a fazer a manutenção de forma mais rápida. Somado a isso, será mais efetiva, pois o corte com esses aparelhos faz com que a vegetação demore mais a crescer.

No outono, com toda a vegetação se renovando e muitas folhas caindo, um soprador de folhas se torna muito útil. Além de muito prático, o aparelho garante mais agilidade na hora de recolher todo o material orgânico que estiver pelo jardim.

Acessórios a seu favor

pessoa varre folhas secas com um ancinho em um jardimManter a organização do jardim não é uma tarefa complexa. Porém, é importante ter um planejamento. Antes de tudo, defina se você cuidará de plantas, flores, árvores e/ou grama. Assim, ficará mais fácil saber quais ações tomar e até mesmo quais acessórios adquirir.

Provavelmente você irá notar que, sem alguns acessórios, você pode ter mais dificuldade para garantir a organização do jardim. Por isso, invista em mangueiras, pás, ancinhos, tesouras para podas, regadores e outros mais. Assim, você ganha tempo e agilidade!

Inspire-se por aí!

jardim belo e organizado com flores, balanço, árvores e gramado bem aparadoNão precisa ficar na mesmice, só com um gramado bonitinho. O jardim também é palco para inovações! Você pode buscar inspiração em paisagens do mundo todo, e transformar o seu jardim no seu mundo particular. Incrível, não é? Esculturas, vasos decorados e bancos e balanços, por exemplo, podem dar o toque de sofisticação que faltava.

Sem ideias? A internet está repleta de inspirações, com belas ideias de jardins e decoração. Acompanhe perfis e páginas nas redes sociais, e também entre em plataformas com foco em design, decoração e inspiração. O Pinterest e o Designspiration são ótimos exemplos.

Cuide do seu jardim com a WebContinental!

Mais do que um local da casa, o jardim é um espaço de felicidade, biodiversidade, saúde e bem-estar. Assim, esperamos que com essas dicas o seu jardim fique pra lá de organizado e diferenciado, além de muito lindo. E se precisar de máquinas, acessórios ou peças, acesse a nossa categoria Jardinagem. Por lá, você certamente encontrará tudo o que o seu jardim precisa, com preços e condições imbatíveis. Aproveite e deixe seu jardim impecável e muito organizado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com