Ar-condicionado portátil ou split: qual escolher?

Ar-condicionado split ou portátil?

Quando pensamos em climatização o ar-condicionado é o primeiro produto que surge na nossa mente. Além de ser um eletro muito eficiente, ele ainda ainda possui diversas funcionalidades e modelos, entre elas o ar-condicionado portátil e o split. Se você está em dúvida entre esses dois tipos de ar-condicionado, veja nesse post as diferenças e as vantagens de cada aparelho e escolha qual é melhor para você!

O ar-condicionado split

O ar-condicionado split já é consagrado no mercado e provavelmente você já conhece as suas principais funções. Entretanto, é interessante destacar que esse modelo tem duas partes: o condensadora (instalada na parte externa da casa para resfriar ou esquentar, se for quente/frio) e evaporadora (instalada dentro do cômodo para distribuir o ar pelo ambiente).

A capacidade de uma ótima refrigeração é com certeza uma vantagem do aparelho, tendo em vista que é possível encontrar produtos com um número alto de BTUs. Além disso, há os ares-condicionados inverter que usam bem menos energia no seu funcionamento. Esse aparelho é fixado na parede e precisa de um especialista para realizar a instalação.

Leia também: Diferenças entre ar-condicionado inverter e split.

O ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é um modelo relativamente recente, por essa razão é comum que alguns consumidores ainda não o conheçam. Se esse for o seu caso, basta entender que a principal diferença dele é que você pode transportá-lo pela sua casa, o levando para os cômodos que desejar.

No entanto é importante lembrar que o ar-condicionado portátil possui uma menor capacidade de resfriamento, com alguns modelos chegando ao máximo de 14 mil BTUs. Além disso eles acumulam água no reservatório que precisa ser esvaziado com certa frequência.

Leia mais em: Qual é o melhor ar-condicionado portátil?

Dicas extras para escolher melhor

Para lhe ajudar a fazer a melhor escolha, destacamos dicas extras que você precisa levar em consideração.

  • Potência: Os chamados “BTUs” são extremamente importantes na hora de escolher modelos de ares-condicionados. Se você for colocá-los em ambientes maiores é necessário que a sua potência em BTUs seja maior. Entretanto, em locais menores você não precisa investir seu dinheiro em aparelhos super potentes.
  • Local ideal: o ar-condicionado split é perfeito para ambientes de qualquer tamanho. Dessa forma, o importante é saber a potência (BTUs) certa na hora de escolher. Já o ar-condicionado portátil é ideal para ambientes menores e locais onde a instalação do split não é possível.
  • Classificação energética: você deve prestar atenção na classificação energética do seu aparelho. Além disso, o ideal é que ela seja sempre A, para trazer um consumo de energia mais eficiente.
  • Custo: ambos modelos podem ser encontrados nas mesmas faixas de preço, dependendo da marca, do modelo e da potência. O ar-condicionado split tem custos a mais de instalação. Porém, em contrapartida possui tecnologias mais avançadas de economia de energia, ajudando a reduzir o gasto na conta de luz.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o ar-condicionado split e o portátil, ficou bem mais fácil fazer uma boa escolha para a sua casa. Aproveite e veja as principais ofertas de produtos climatização disponíveis na WebContinental e faça uma boa compra!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com