Como instalar forno de embutir?

Como instalar forno de embutir

Os fornos de embutir são conhecidos pela sua praticidade e design moderno, mas exigem planejamento e cuidados especiais na hora da instalação. Você já escolheu o modelo que mais combina com a sua cozinha? Então confira algumas dicas para garantir que seu forno funcione corretamente.

Local de instalação

Depois de decidir o local onde o seu forno vai ser instalado – pode ser em um móvel de coluna, em uma bancada ou abaixo do cooktop – é preciso ter certeza que as medidas do nicho são compatíveis com o tamanho do forno. Lembre-se que as paredes do forno não devem entrar em contato direto com as paredes do móvel, portanto calcule alguns centímetros a mais. Você encontra essas informações no manual do produto.

É importante sempre deixar um buraco no móvel para passar o cabo de alimentação e a mangueira do gás (no caso dos modelos que usam gás). Em relação ao material do nicho, o principal cuidado é que ele deve ser resistente ao calor (suportar no mínimo 90ºC) e ao peso do seu forno. A dica é deixar para adquirir o móvel somente depois da compra do eletrodoméstico, para você saber todas as medidas e informações sobre o produto.

Forno elétrico

Se você optou por um modelo de forno elétrico, fique atento às seguintes dicas:

  • Prepare um circuito elétrico (fiação e disjuntores) exclusivo para o forno.
  • A tomada deve ser tripolar e estar localizada fora do nicho, em local acessível. Certifique-se de que a tensão da tomada é compatível com a do seu produto.
  • O forno deve ser ligado em uma tomada exclusiva, sem extensões ou conectores. Caso seja instalado embaixo de um cooktop, as ligações elétricas dos dois produtos devem ser feitas separadamente.

Forno a gás

Caso você tenha optado por um forno embutido a gás, vai precisar também de uma mangueira metálica para instalar o produto. A instalação do gás pode ser individual ou combinada com o cooktop.

Lembre-se de conferir o manual do produto durante todas as etapas da instalação. Quando estiver completa, não esqueça de retirar todos os plásticos e adesivos antes de ligar o forno. Depois é só botar a mão na massa e começar a preparar receitas para aproveitar seu novo forno!

Gostou das dicas? Aqui na WebContinental você também encontra eletrodomésticos, eletroportáteis e móveis para deixar a sua cozinha ainda mais moderna e completa. Confira todas as nossas ofertas e saiba como ter a sua cozinha dos sonhos!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com