Dia de São Valentim: conheça a origem da data!

origem-dia-dos-namorados

O Dia dos Namorados é a data em que os casais apaixonados celebram seu amor, seja pela troca de presentes ou de mensagens românticas. No Brasil é comemorado no dia 12 de junho, enquanto no resto do mundo acontece em 14 de fevereiro. Mas você sabe como surgiram essas datas? Conheça mais sobre a origem desse dia romântico. Além disso, descubra porque o Brasil comemora em um dia diferente do resto do mundo.

Dia de São Valentim

A maioria dos países do mundo comemora o Dia dos Namorados no início do ano, dia 14 de fevereiro. Porém, existem diferentes histórias para explicar o surgimento dessa data. A principal delas tem origem no século III e está relacionada ao São Valentim, um bispo da Igreja Católica que foi condenado à pena de morte por defender os casamentos.

Naquela época, a realização de matrimônios havia sido proibida pelo imperador. Ele acreditava que homens solteiros se tornavam soldados mais eficientes. Valentim, entretanto, ignorou o decreto e continuou organizando cerimônias secretamente, o que resultou na sua prisão. Antes de ser executado, escreveu uma carta de adeus para a moça pela qual estava apaixonado, assinando como “De seu Valentim”. O que originou a expressão “Valentine’s Day” e inspirou o envio de cartas de amor para a pessoa amada, prática bastante comum nos EUA.

A origem no Brasil

No Brasil, a história por trás do dia 12 de junho é bem mais recente e menos romântica. Já que a comemoração surgiu por motivos comerciais e foi implementada no calendário só no ano de 1948. Naquela época, junho era um mês que não tinha nenhuma data comemorativa e, por isso, sempre registrava baixa nas vendas. Com isso, o publicitário João Dória traz a ideia do exterior e apresenta aos comerciantes paulistas, lançando uma campanha assinada pelo slogan “não é só com beijos que se prova o amor”.

Foi a partir daí que se expandiu entre os casais brasileiros a tradição de trocar presentes para celebrar seu amor. O dia também foi escolhido por ser véspera do dia de Santo Antônio, que tinha a fama de “santo casamenteiro”.

E você, vai surpreender quem você ama? Na WebContinental tem de tudo para garantir que você encontre a melhor opção.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com