Black Friday 2022: sua empresa está preparada?

Nas últimas edições da Black Friday, você criou descontos e promoções, mas não obteve o resultado esperado? Isso pode ter acontecido porque, para garantir o sucesso nas vendas, é essencial ter uma estratégia por trás de cada ação. Preparar o seu negócio para uma das maiores datas comerciais do varejo pode não ser fácil, mas definitivamente trará resultados.

Para lojas que veem a data como crucial, o planejamento costuma ser altamente prévio, variando de 4 a 6 meses antes do evento. A Black Friday é realizada tradicionalmente na última semana de novembro, mas este ano, a WebContinental Marketplace adiantou o evento para 1 de novembro. Assim, temos em torno de 35 dias para alinhar estratégias e pensar em ações.

Entenda o adiantamento da Black Friday

black friday webcontinental marketplace

Essa antecipação vem ocorrendo por conta de outras datas que são interessantes para o varejo. Para este ano, temos uma razão bastante especial: a realização dos jogos da Copa, que ocorrem de 21/11 a 18/12, no Qatar. O maior evento do mundo do futebol também desperta o desejo de compra nos consumidores. 

Confira 4 vantagens do Marketplace para alavancar as suas vendas

Dados da Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, feita pela Behup, apontam as categorias mais citadas quando o assunto é Copa do Mundo. Primeiramente, roupas e acessórios: 20%. Depois, está TV, áudio e vídeo: 15%. Em seguida compras de supermercado: 14%. No quarto lugar temos um empate entre calçados: 12% e artigos esportivos: 12%. A pesquisa cita ainda smartphones (11%) e decoração (9%).

Consumidores buscam por preço bom e vantagens atrativas

como economizar na black fridayComo a data já é consolidada no Brasil, é comum que os consumidores se preparem para o momento. Muitos guardam dinheiro, direcionam o limite do cartão de crédito ou ainda aproveitam bonificações, férias ou 13º e/ou 14º salários para comprar itens mais caros.

Em uma pesquisa do Instituto Reclame Aqui, 74,4% afirmaram que o impulso para comprar, definitivamente, é o preço. Na busca por descontos, o alvo é no ticket de alto valor. 73% deles buscam por bons preços em eletrodomésticos e eletroportáteis, linha branca e eletrônicos. Nas compras de produtos de alto valor, 38,2% dos consumidores querem um bom desconto à vista. Em outras palavras: uma excelente oportunidade de impulsionar descontos por débito, pix e boleto.

É claro que existe também aquele público que não se preparou mas, ao deparar-se com uma proposta irresistível, efetuará a compra. Conforme o levantamento da Behup, os principais fatores para compras não planejadas no período, são: frete grátis: 38%; descontos pela metade: 37%; entrega rápida: 23%; e pagamento flexível: 16%. Sua estratégia para a Black Friday não inclui um ou mais desses fatores? Está na hora de revê-la.

Black Friday: uma data digital

compras online de black fridayQuando falamos de estratégia para a Black Friday, o canal online é altamente relevante. A cada ano, a data tem se consolidado de forma cada vez mais digital, e os clientes seguem na mesma direção.

Segundo dados do Instituto Reclame AQUI, 69,5% dos entrevistados afirmam que farão compras em sites durante a Black Friday. Nesse sentido, fica comprovada a relevância de ter uma estratégia potente em canais como os marketplaces.

Caso essa seja a sua primeira Black Friday sendo um parceiro WebContinental Marketplace, a plataforma de vendas online que não para de crescer no Brasil inteiro, temos uma proposta para você: que tal começar com o pé direito? Siga nossas dicas, monte uma estratégia matadora e garanta lucros incríveis vendendo com a gente!

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