Dia Mundial da Saúde – Confira dicas de exercícios físicos sustentáveis

O Dia Mundial da Saúde ocorre anualmente, com a proposta de lembrar a importância de preservar a saúde e o bem-estar. Todos os anos, a data traz um tema para ser debatido, e que reforça a importância do autocuidado.

Para 2022, a campanha “Nosso planeta, nossa saúde” foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde – OMS. O tema proposto tem como objetivo levantar discussões sobre a responsabilidade com a biodiversidade que devemos ter em prol de conquistarmos um meio mais propício para vivermos e que não maltrate a natureza.

Por isso, neste artigo, você vai conferir como se exercitar de forma sustentável, com aparelhos que dispensam o uso de energia elétrica, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

 

Confira agora o que preparamos para você:

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Entretanto, a data começou a ser comemorada oficialmente no dia 07 de abril de 1950.

A ideia de criar um dia alusivo à saúde, se deu por conta da preocupação com a saúde das pessoas, e pela necessidade de alertar sobre as enfermidades que podem acometer a população mundial.

Mas de acordo com a definição da OMS, saúde significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Por isso, a qualidade de vida é essencial para possuirmos bem-estar e estarmos com a nossa saúde em dia. Porém, nos últimos anos, a nossa rotina foi completamente modificada, o que afeta a saúde.

Pandemia e Home office

Já sabemos que a pandemia trouxe uma nova realidade para profissionais e empresas. Os modelos híbridos e home office já são a preferência de muita gente. E mesmo com o avanço da vacinação contra o Coronavírus, muitas companhias já decretaram os modelos à distância como definitivos.

dia-saude-home-office-webcontinental-blog

O home office chegou para ficar e assim, as pessoas não precisam se preocupar com trânsito e perigos externos. Mas você já parou para pensar que isso também afeta positivamente a natureza? Afinal, com menos carros nas ruas, a emissão de gás carbônico diminui.

 

Ao analisarmos isso, podemos dizer que o trabalho remoto é uma maneira mais sustentável de trabalhar.

Além disso, passar mais tempo em casa, é a preferência de muitos. Um dos motivos é que nos adaptamos a passar mais tempo no nosso lar durante a pandemia. E assim, descobrimos que conseguimos fazer tudo de forma digital, sem sair de casa.

Com os exercícios físicos não foi diferente. Muitas pessoas que antes frequentavam academias, decidiram investir em aparelhos e se exercitar em casa. Ao mesmo tempo, as academias estão se deparando com a volta do movimento diário. Afinal, o importante é se mexer e preservar a saúde, não é mesmo?

Atividade Física e Qualidade de Vida

Seja em casa, na rua ou na academia, para termos qualidade de vida aliada à uma boa saúde, precisamos estar ligados na dieta e realizar algum tipo de atividade física. De acordo com a OMS, são necessários 30 minutos de exercícios por dia para acabar com o sedentarismo.

dia-da-saude-gallant-blog-webcontinental

Dessa forma, quando incluímos alguma atividade física no nosso dia a dia, estamos prevenindo diversas doenças cardiovasculares, além de reduzir o estresse e a ansiedade. E claro, perder alguns quilinhos. Também se engana quem acha que se exercitar vai fazer você se sentir mais cansado.

Segundo médicos e pesquisadores do mundo inteiro, quando uma pessoa realiza alguma atividade física, a energia vital do organismo aumenta ao longo do dia. Isso beneficia a execução das tarefas diárias, e ainda melhora a qualidade do sono.

Melhores exercícios para começar uma rotina mais saudável

Afinal, quais os melhores tipos de atividades físicas e como elas podem ser consideradas sustentáveis? Bom, inicialmente você precisa saber que todo o tipo de exercício é válido para começar uma rotina saudável. Você pode experimentar diversos tipos, como corrida, dança, musculação, bike, entre outros. O melhor exercício é aquele que você se diverte fazendo. E, para o exercício ser sustentável, basta ele não utilizar nenhuma fonte de energia, e nem poluir o meio ambiente.

bicicleta-ergometrica-gallant-blog-webcontinental

Biclicleta Ergométrica Gallant

Mas uma boa dica para iniciar a sua jornada fitness é alinhar exercícios de fortalecimento com aeróbicos. Para isso, você pode contar com a Bicicleta Ergométrica Gallant Elite Spinning. Ela é ideal para se exercitar em casa, afinal, o aparelho conta com diversas funções como distância, velocidade, calorias, frequência cardíaca, entre outros. Pedalar favorece o corpo inteiro, pois ele melhora a circulação sanguínea, trabalha o sistema cardiorrespiratório, além de fortalecer os músculos.

aparelho-musculaçao-gallant-blog-webcontinental

Estação de Musculação Gallant

 

 

Para exercícios de fortalecimento, a sugestão é a Estação de Musculação Gallant. Com ela, você pode fortalecer o corpo todo. Você pode realizar diversos tipos de exercícios que melhoram a postura corporal, o condicionamento muscular e cardiovascular, além de contribuir para a saúde mental.

E claro, se você preferir, você pode fazer caminhadas ou corridas na rua, ou praticar algum esporte a céu aberto. Afinal, se exercitar junto a natureza é tudo de bom, não é mesmo?

Pronto! Agora você já sabe como se exercitar e ajudar o meio ambiente. Além disso, na WebContinental, você encontra toda a Linha Fitness da Gallant. Assim, você também vai estar preparado para começar uma nova rotina mais saudável.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com