No Dia da Saúde e Nutrição, veja dicas para ser mais saudável!

Como está a sua saúde? E a sua alimentação? Essas perguntas são muito importantes, e devem ser feitas com frequência por você. Para incentivar a reflexão sobre esses temas, o Ministério da Saúde (MS) incluiu em seu calendário oficial o Dia da Saúde e Nutrição. Celebrado hoje, 31/03, a data é um excelente momento para conscientizar a população em geral sobre a importância de uma alimentação saudável.pessoa segura nas mãos bandeja em formato de coração com frutas, legumes e verduras saudáveisGarantir uma boa nutrição está intrinsecamente ligado a ter uma saúde de ferro. Quando cuidamos de um, automaticamente ampliamos o outro. Assim, é essencial ter uma alimentação bastante variada e balanceada, rica em vitaminas e nutrientes. Para isso, o ideal é optar pelos produtos naturais ou minimamente processados. Na hora das compras, evite os itens processados e ultraprocessados, por exemplo.

Que tal saber um pouco mais sobre como garantir saúde e nutrição para você e toda a família? Neste artigo, leia mais sobre o assunto e confira dicas que irão lhe ajudar a ser ainda mais saudável!

Qual a relação da nutrição com a saúde?

homem sentado consultando-se com um médico que anota observações em seu cadernoSe você pensa que se alimentar só serve para ‘’abastecer’’ o nosso corpo, está pensando errado! A alimentação é um dos principais pilares da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

Ao selecionar os alimentos corretos e que auxiliam o bom funcionamento do nosso organismo, garantimos todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para prevenir doenças em geral, como gripes, anemias, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral, entre muitas outras.

As funções cerebrais também são impactadas por tudo aquilo que ingerimos. A boa alimentação interfere positivamente no humor, na memória e no aprendizado, por exemplo. O físico também é impactado, com alguns alimentos auxiliando até mesmo na prevenção do envelhecimento celular.

Entretanto, quando não ocorre a ingestão correta dos alimentos, o corpo usa todas as suas reservas para o cérebro funcionar. Como consequência, a imunidade baixa, e você poderá notar cabelos e unhas mais fracos, pois o corpo fragilizado retira nutrientes principalmente desses locais para manter-se funcionando.

mulher feliz na cozinha preparando uma refeição saudávelA nutrição é um assunto sério, pois impacta até mesmo politica e economicamente. Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que os custos do impacto da má nutrição na economia mundial alcançou, em 2013, 5% do PIB Global, o equivalente a 3,5 trilhões de dólares por ano, ou U$ 500/pessoa/ano. Quando uma nação está bem nutrida, é garantia de melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e maior expectativa de vida.

A nutrição no Brasil

Culturalmente, o brasileiro costuma ter uma alimentação saudável. O prato mais típico nos lares do país é arroz, feijão, carne e salada. Inclusive, alguns nutricionistas chamam a soma de arroz mais feijão como uma combinação perfeita. Isso acontece porque o feijão possui todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina. Entretanto, o grão é pobre em metionina e cisteína – aminoácidos dos quais o arroz é rico. Portanto, os grãos se completam e, juntos, garantem todos os aminoácidos essenciais para a nossa saúde.

imagem aproximada de um prato de feijão e arroz cozidosEntretanto, a rotina corrida, a falta de tempo para cozinhar e até mesmo questões econômicas têm afetado essa tradição. Atualmente, é possível perceber uma redução no consumo desses alimentos e um aumento do consumo de alimentos industrializados. O Relatório Luz 2021, organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que apenas 44,8% dos brasileiros se alimentam bem.

Mas alguns estudos da Kantar apontam que o brasileiro tem consciência e preferência por uma alimentação mais saudável. A pesquisa Consumer Insights mostra que o interesse por alimentos mais nutritivos subiu 15% em 2021, na comparação com o ano anterior. Porém, o preço ainda é uma barreira para 35% dos consumidores, conforme o relatório Who Cares Who Does 2020. Assim, cabe aos governos ampliarem as políticas de incentivo à boa alimentação, e à população abusar da criatividade para realizar escolhas mais saudáveis.

Como ter uma alimentação adequada e saudável?

diversos alimentos, grãos, frutas, pães, legumes espalhados em alusão ao dia da saúde e nutriçãoEm alusão ao Dia da Saúde e Nutrição e para levar mais informação à população, o Ministério da Saúde criou o Guia alimentar para a população brasileira. A publicação aborda diversos pontos, que vão desde a escolha dos alimentos até orientações para uma alimentação efetivamente saudável. Confira as principais dicas disponibilizadas no documento:

Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação:

Para uma alimentação nutricionalmente balanceada, tenha no prato alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes, etc.

Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades:

Esses ingredientes podem fazer parte do cardápio, desde que usados com moderação em preparações culinárias com alimentos in natura ou minimamente processados. Os óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

Limitar o consumo de processados e evitar o consumo de ultraprocessados:

Os alimentos processados – como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos – podem ser consumidos em pequenas quantidades, como ingredientes ou parte de refeições. Já os ultraprocessados – como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” – são nutricionalmente desbalanceados e devem ser evitados.

Atividades para o Dia da Saúde e Nutrição? Veja dicas!

Agora que você conhece o Dia da Saúde e Nutrição e já sabe qual a importância da boa alimentação para a saúde, qualidade de vida e boa forma, que tal irmos para a prática? Aproveite o dia de hoje para realizar algumas atividades saudáveis e, se possível, incorpore-as à sua rotina. O seu corpo e a sua mente agradecem!

Organize um calendário de refeições saudáveis:

Essa dica é ideal para quem tem sofrido com a falta de tempo. Ao elaborar um calendário com pratos nutritivos, você deixará tudo organizado. Você pode pensá-lo de forma semanal ou quinzenal, conforme se encaixar melhor para a sua realidade. Assim, a rotina corrida não poderá atrapalhar a sua alimentação saudável.

Bicicleta Ergométrica Gallant Elite Pro Spinning Roda de Inércia 18KG até 120KG Mecânica GSB18HBTA-PT

Bicicleta Ergométrica Gallant Elite Pro Spinning

Fazer atividades físicas em casa:

Se falta tempo ou vontade de ir até a academia, que tal montar uma versão mini em casa para ter mais motivação? Assim você poderá exercitar-se com privacidade e conforto. Se o espaço é pequeno ou você quer começar simples, uma ótima pedida é a Bicicleta Ergométrica Gallant Elite Pro Spinning. O produto vem com monitor que acompanha distância, velocidade, tempo, consumo calórico estimado, frequência cardíaca e odômetro. A melhor forma de manter o corpo em movimento e queimar muitas calorias – tudo sem precisar sair de casa!

Participar de palestras sobre alimentação saudável:

Conhecimento nunca é demais e aprender sobre o que ingerimos é excelente para entendermos como é importante se alimentar bem. Por isso, busque por bate-papos, workshops ou palestras com nutricionistas ou outros profissionais sobre o tema. Existem diversas opções, inclusive por meio de lives, sem que você precise gastar ou sair de casa.

Multiprocessador Mondial Turbo Chef 7 em 1 Preto MPN-01-BE

Multiprocessador Mondial Turbo Chef 7 em 1

Criar uma receita com produtos naturais:

Explore a sua veia culinária! Escolha os seus alimentos favoritos e crie uma receita única. Além de ampliar os seus conhecimentos gastronômicos, mexer com os ingredientes melhora a nossa relação com a comida. Para deixar tudo mais prático, use o Multiprocessador Mondial Turbo Chef 7 em 1. Com suas diversas lâminas, o produto é perfeito para ralar, picar, fatiar, triturar e misturar com perfeição uma variedade de alimentos.

Frequente feiras de alimentos naturais/orgânicos:

As feiras modelos são tradição em muitas cidades e são excelentes opções para quem deseja comprar alimentos naturais pagando menos. Inclusive, existem muitas feiras que oferecem opções de frutas, legumes e verduras orgânicos, que são ainda mais saudáveis do que os itens oferecidos nos mercados comuns.

Bicicleta 29 Dropp Aluminum Azul+preto

Bicicleta 29 Dropp Aluminum

Faça caminhadas ou pedaladas ao ar livre:

Aproveite os finais de semana ou momentos de folga para caminhar ou pedalar. Se possível, visite parques e praças da sua cidade, para ampliar o seu contato com a natureza. Se você ainda não tem uma bike, aproveite e garanta já a sua! A bicicleta Dropp Aluminum 21v é uma ótima opção para quem deseja se aventurar em passeios e trilhas leves. Seu freio potente garante um passeio seguro e divertido!

 

Em busca de mais saúde para você? Venha para a WebContinental!

Se somos o que comemos, que tal sermos a melhor versão de nós mesmos? Na hora de encher a dispensa, escolha alimentos que promovam saúde, bem-estar, felicidade e leveza! Você verá que ter uma alimentação balanceada impactará positivamente na sua vida como um todo, fazendo com que sobre mais tempo para momentos de diversão e lazer.

Falando em lazer, já conferiu a categoria Esporte e Lazer da WebContinental? Lá você encontra os melhores produtos para praticar atividades que promovem a saúde física e mental. São muitas opções em bicicletas comuns e ergométricas, esteiras, itens esportivos e demais acessórios. E o melhor: com as melhores condições do mercado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com