Coluna vertebral: dicas práticas para cuidar da saúde da sua!

Considerada a principal estrutura óssea do corpo humano, a coluna vertebral é o que nos mantém em pé e em movimento. Por ser tão importante, essa parte do corpo tem um dia dedicado inteiramente à ela: 16/10, o Dia Mundial da Coluna! Afinal, quem nunca sentiu uma dorzinha nesta região? Por isso é tão essencial falarmos sobre os cuidados para estar com a saúde sempre em dia.

mulher jovem sentada no sofá em frente ao notebook com a mão na coluna sentindo dores por conta da má postura

Formada por 33 vértebras, a coluna vertebral faz parte do nosso esqueleto axial, garantindo sustentação ao corpo e protegendo a medula espinal. Como é o eixo central do corpo, acaba sendo exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

Da mesma forma que é crucial para o corpo, a coluna também sofre pressão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna em algum momento de sua vida. Os novos hábitos e novas tecnologias têm impactado a toda a população, incluindo os jovens, como as crianças e os adolescentes.

menina jovem sentada em cadeira olhando celular com má postura prejudicando a coluna

O uso excessivo de celulares e tablets pelas pessoas dessas faixas etárias tem impulsionado o desconforto na coluna vertebral, pois durante o uso dos aparelhos o corpo pode ficar por horas fazendo pressão no pescoço. Outro fator importante também é o sedentarismo. A falta de atividades físicas, independentemente da idade, também pode desencadear dores e problemas.

Dia Mundial da Coluna: conheça os principais problemas!

Os casos de pessoas que relatam ter problemas na coluna têm crescido de forma alarmante, inclusive no Brasil. O Ministério do Trabalho divulgou que só em 2021, as doenças na coluna vertebral foram as principais causas de afastamentos do trabalho no Brasil, perdendo somente para a Covid-19. Em 2023, entre janeiro e julho, mais de 55 mil trabalhadores pediram afastamento por complicações na coluna, conforme dados do Ministério do Trabalho.

As causas para disfunções na coluna homem em consulta médica olhando para raio-x da coluna vertebral com médico apontando para a imagempodem ser variadas. Algumas pessoas podem possuir uma predisposição genética para o problema, mas há também muitos casos de prática de exercícios físicos de forma indevida, ou ainda a má postura das costas durante a jornada de trabalho.

 

Entre os principais problemas diagnosticados na coluna vertebral, estão a cifose, a lordose, a hérnia do disco intervertebral, a artrose ou bico-de-papagaio e a escoliose. Para identificar a doença e receber uma orientação correta sobre o melhor tratamento, é essencial visitar um médico especialista, podendo ser um ortopedista ou um neurocirurgião, por exemplo.

Saiba mais: Dia mundial do sono: 3 dicas para dormir melhor!

Problemas na coluna vertebral: saiba como evitar!

Tem sentido dores na lombar ou região próxima? Além de seguir as orientações médicas, você mesmo pode proteger sua coluna. Nesse sentido, há uma série de hábitos e práticas que podem ser inseridas na rotina. Confira algumas dicas essenciais para cuidar da sua coluna vertebral:

Atenção no dia a dia

jovem mulher de costas usando corretamente uma mochila nas costas sem prejudicar sua colunaEventualmente, adotamos uma má postura sem perceber, prejudicando essa estrutura tão importante do corpo. Para aliviar dores na coluna, use uma técnica de relaxamento: ao ficar de pé, contraia os músculos da barriga e das nádegas periodicamente. Do mesmo modo, é importante mudar de posição constantemente. O tempo prolongado em repouso causa fadiga, além do acúmulo de substâncias nocivas nos músculos contraídos.

Outro hábito que precisa de atenção é carregar mochilas ou sacolas com o peso apenas em um lado. Sempre apoie a mochila nos dois ombros, e divida as sacolas entre as duas mãos. Preste atenção também ao seu caminhar! Mantenha as costas retas, abdômen contraído e o olhar para a frente. Se necessário, aposte no uso de cintas posturais ou corretores posturais.

Cuidados durante o sono

homem deitado na cama de lado usando um travesseiro pequeno ideal para usar entre as pernas e manter a coluna em posição corretaTambém é possível cuidar da coluna enquanto dormimos. O ideal é evitar dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração. Caso prefira deitar-se de lado, use um travesseiro ortopédico entre a cabeça e o ombro e outro travesseiro entre as pernas. Se deitar de barriga para cima, use um travesseiro embaixo dos joelhos e outro embaixo da cabeça.

Fará muita diferença para a saúde da sua coluna vertebral o uso de um colchão ortopédico ou semi-ortopédico de qualidade. Ao comprar, preste atenção às indicações de acordo com o peso e a altura de cada pessoa. A escolha do travesseiro também é importante. Para não alterar a curvatura da coluna, o item não pode ser muito fino, mas também nem muito macio. Escolha um modelo com altura entre a cabeça e o ombro.

Ergonomia no trabalho

mulher jovem sentada em escritório em frente ao notebook com sentindo dor nas costas ou na colunaDurante a sua jornada de trabalho, pratique a ergonomia constantemente! Se você trabalha em frente a uma mesa, ou digitando no computador, mantenha as costas retas, encostadas ao encosto da cadeira. Inclusive, ter uma cadeira confortável e ergonômica é essencial para evitar dores. Lembre-se de manter as pernas debaixo da mesa, evitando cruzá-las e, se precisar, aposte em um apoio para os pés.

Procure também, sempre que possível, posicionar ao seu alcance todos os objetos que esteja manuseando. No caso de uso de notebook, um suporte de apoio auxiliará a deixar o aparelho na altura ideal para você. Em atividades que é necessário carregar peso, abaixe-se sempre com as pernas flexionadas. Ao realizar atividades em pé, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto. E se precisar trabalhar agachado, dobre os joelhos e mantenha as costas retas.

Atividade física em foco

mulher realizando posição de pilates que estende a coluna vertebral com bola de pilates no chãoO sedentarismo é um grande vilão para quem possui dores na coluna. O repouso prolongado e a falta de exercícios podem descondicionar os músculos, agravando o quadro de possíveis doenças. Assim, é crucial incluir na rotina alguns exercícios. Alguns bons exemplos são o pilates, que reforça a musculatura e a elasticidade, e a natação que, além de trabalhar todo o corpo, possui baixo impacto. Fazer academia também é excelente para manter-se sempre ativo.

Para quem não possui muito tempo para ir a uma academia ou escola de atividades, é possível exercitar-se no conforto de casa! Aposte em alguns aparelhos, como esteiras elétricas e bicicletas ergométricas. Assim, ficará mais fácil aliar os exercícios com a sua rotina diária.

Mais saúde para você e sua coluna? Conte com a Webcontinental!

Se você quer deixar a sua rotina mais saudável e prática, você pode contar com os produtos da Webcontinental! Em nosso site, temos algumas categorias perfeitas para você. Para produtos ortopédicos, conheça a seção Saúde e Bem-estar. Já para colocar os treinos em dia, confira os produtos da categoria Esporte e Lazer. Desse modo, seu corpo e sua saúde agradecem!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com