Social Commerce 2023: Confira os dados da pesquisa e venda mais

Já saiu o resultado da pesquisa de Social Commerce 2023, uma das pesquisas mais aguardadas pelo varejo brasileiro. Principalmente pelos e-commerces e marketplaces, afinal, a pesquisa revela que 88% dos usuários possuem o hábito de realizarem compras online. Além disso, cada vez mais as redes sociais se mostram relevantes na jornada do consumidor, otimizando a maneira de vender no ambiente digital.

Ficou curioso(a)? Então confira agora os principais resultados da pesquisa Social Commerce 2023:

pesquisa de social commerce

A Pesquisa Social Commerce é super atual

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 27 de fevereiro de 2023, sendo super atual e utilizada como guia pelo varejo online. Além disso, o relatório conta com um grau altíssimo de confiabilidade de 95% e com uma margem de erro de menos de 3 pontos percentuais.

Dessa forma, para oferecer ainda mais credibilidade, a Pesquisa é realizada em parceria com a Opinion Box, onde 1152 pessoas de gêneros, classes sociais e idades distintas foram ouvidas em todo o Brasil.

Entenda o que é Social Commerce

Você sabe o que é Social Commerce? Bom, você pode desconhecer o nome, mas certamente faz parte dele. O termo Social Commerce se refere às compras realizadas através de redes sociais.

Mesmo a maioria das pessoas não sabendo o que significa, cerca de 74% dos entrevistados afirmaram que já realizaram compras nas redes sociais.

Social Commerce afirma que compras online já se consolidaram

Como dito anteriormente, 88% dos consumidores já realizaram compras online. Entretanto, a Social Commerce mostra que de acordo com os resultados dos últimos anos, esse índice se tornou estável. Dessa forma, é possível concluir que o ato de comprar em varejos digitais já se tornou um hábito dos brasileiros.

Outro ponto que reforça essa consolidação, é o fato de que o isolamento social ocasionado pela pandemia, fez com que muitos brasileiros optassem por compras online. E, ao mesmo tempo, os e-commerces investiram em tecnologia para melhorar a usabilidade de suas plataformas, e aumentar a confiança dos consumidores.

Social Commerce pesquisa de intenção de compras

Redes Sociais são usadas para pesquisa

Se há algo que o universo digital possibilitou, foi a pesquisa de produtos e serviços para a tomada de decisão de compra. Seja os detalhes, a forma de uso ou as medidas, todos os itens são procurados antes de incluir um determinado produto no carrinho.

Assim, as redes sociais se tornaram o ambiente preferido das brasileiras e brasileiros na hora de pesquisar sobre um produto. A utilização de vídeos para demonstração e diversidade de ângulos de fotos, fazem a diferença para os consumidores.

Mas, além disso, outros pontos que são muito procurados nas redes sociais, são em relação à empresa. Por isso, o varejo digital, que mantém informações sobre os dados empresariais, frete, endereço do site e formas de contato, se torna relevante para o público. Afinal, confiança é tudo, não é mesmo? Por isso, de acordo com os dados levantados da pesquisa, manter as redes sociais do seu e-commerce atualizadas, gera grandes chances de vendas.

Pesquisa de Social Commerce para e-commerces brasileiros

Saiba mais: Confira as perspectivas para e-commerces em 2023

Mas, quais as redes sociais mais usadas na hora da compra?

De acordo com a Pesquisa Social Commerce, se você ainda não diversificou as suas redes sociais, é melhor correr. Isso porque a preferência de 65% dos consumidores preferem comprar pelo Instagram. Mas as outras redes não ficam pra traz. Afinal, 56% utilizam a função “shopping” do Google, e 47% preferem entrar em contato pelo Whatsapp da loja.

Além disso, 36% optam por compras no Facebook e 17% olham vídeos e fazem compras no Youtube e 7% do público brasileiro já está comprando no TikTok.

A opinião dos consumidores vale ouro

Se há uma opinião que deve importar para você, é a dos consumidores brasileiros, certo? E o fato é que a opinião deles nunca foi tão importante como agora. Afinal, eles estão soltando o verbo nas redes sociais e nas avaliações do Google. Então fique atento(a)! Afinal, 54% dos entrevistados relataram experiências positivas e negativas com o varejo digital.

Esses dados também exemplificam que o atendimento humanizado e de qualidade é fundamental. Afinal, com ele, você cria uma proximidade com o seu cliente, independente da etapa da jornada de compra que ele está.

Além disso, a qualidade do produto ou serviço, logística e transparência em relação às etapas de vendas são pontos importantes para o público. Portanto, opte por construir uma relação amigável e acolhedora com o consumidor. Com isso, você só tem a ganhar e ele também!

Live Commerce é uma excelente aposta!

Mesmo que muita gente acredite que a febre das lives passou com o fim da pandemia, há quem não perca a sua live favorita por nada. Dessa forma, a produção de Live Commerces ainda é lucrativa para os e-commerces.

Para se ter uma ideia, cerca de 28% dos consumidores adoram assistir lives e 45%, compraram ao longo de uma. Afinal, o que mais chama a atenção dos espectadores de lives, são os descontos exclusivos oferecidos, a demonstração de detalhes e usabilidade de produtos e informações exclusivas. Além disso, 62% preferem assistir Lives Commerces no Instagram e 47% no Youtube.

live commerce vendas em redes sociais

Pronto(a) para ser Social Commerce e vender mais?

Agora que você já sabe os principais dados da Pesquisa de Social Commerce, chegou a hora de arregaçar as mangas e se tornar mais digital do que nunca. Então não perca tempo e corra para atualizar as redes sociais do seu negócio. E claro, conte com a WebContinental Marketplace para vender mais.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com