Dia Mundial do Café – Saiba como comemorar esta data tão especial

Café, a segunda bebida mais consumida no mundo, hoje é celebrada mundialmente para lembrar sobre a sua história e importância cultural.

E para o dia de hoje não passar despercebido, preparamos  um conteúdo especial para os amantes da bebida. Neste artigo, você vai conferir 4 curiosidades sobre a bebida e logo após, uma receita de Café Gourmet para fazer em casa. Assim você vai comemorar o dia de hoje em grande estilo.

Vamos lá?

1. O café tem origem africana

É isso mesmo! O café foi descoberto por volta de 525 no interior da Etiópia, país do nordeste africano. A primeira referência sobre o seu uso comestível é datada de 575 no Iêmen.

grãos de caféA história fala acerca da lenda, onde um criador de ovelhas chamado Kaldi, percebeu que os animais ficavam mais “espertos” ao consumirem a estranha planta. Porém, foram os árabes os responsáveis pelo cultivo em grande quantidade, por volta de 1250. A partir daí, o fruto foi levado para a Europa e Extremo Oriente.

2. Tomar café é chic…e podemos provar!

Sim, o ato de tomar café por mais simples que parece, tem origens de muito glamour. Isso porque a bebida foi considerada de alto requinte nas mesas palacianas após Luís XIV, rei da França, ser presenteado com grãos de café pelo embaixador turco Suleiman Aga.

Dessa forma, a bebida sempre esteve associada à elegância, urbanização e intelectualidade.
Viu só? Aquele cafezinho diário tem muito valor!

3. Café – vilão ou mocinho da saúde?

Como citado anteriormente, a bebida é a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Devido ao seu alto consumo, muitas pessoas questionam se ele é benéfico ao não para a saúde. Amado pelos brasileiros e consumido no mundo inteiro, o café possui substâncias que atingem diretamente o corpo humano.

De acordo com pesquisas ccafé webcontinentalientíficas, o consumo diário melhora a nossa performance cognitiva, e até psicomotora. Contudo, a bebida é rica em antioxidantes e substâncias que contribuem para o organismo liberar energia. Também é considerado uma planta incomparável da natureza, já que possui aminoácidos, vitaminas do complexo B e minerais. Além disso, esses nutrientes auxiliam o  metabolismo celular.

Entretanto, o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para a saúde, tal qual, pode gerar fadiga motora e crises de ansiedade. Do mesmo modo, ao consumi-lo no período noturno, pode desencadear insônia e aumentar o nível de estresse. Mas para evitar esses malefícios e aproveitar todos os benefícios da bebida, o ideal é seguir a recomendação de consumo do Ministério da Saúde que recomenda 3 xícaras de 10ml cada por dia. Porém, nada de consumir a bebida à noite, hein!

4. Café – a bebida cultural

Mesmo possuindo origem etíope, o fruto foi adequado e incorporado às diferentes culturas espalhadas pelo mundo. Assim, o modo de preparo e de consumo da bebida, também se modificam de acordo com a localidade.

Por exemplo, a versão turca é considerada uma das mais fortes, já que para o seu preparo, o café não é coado. Na Itália, origem do café expresso, ele pode ser servido com raspas de limão. Enquanto isso, no Oriente Médio e na África, a bebida tem como ingredientes inclusos, pitadas de canela, gengibre ou alho.

Da mesma forma, no Brasil a versão mais popular é o famoso café passado, que pode ser servido puro, com leite ou até mesmo como acompanhamento para algum tipo de lanche, como biscoitos e pães.

Receita de Café Gourmet

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta bebida, conforme prometido, vamocafé gourmet s comemorar o dia de hoje com uma receita gourmet super fácil de fazer. Então vamos lá.
Para fazer este Café Gourmet, você vai precisar de:

  • 30 gramas de café em grãos
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de sopa de chocolate em flocos
  • 1 colher de sopa de leite condensado
  • ½ copo de leite quente
  • chocolate ou cacau em pó
  • canela em pó
Modo de preparo:

– Triture os grãos no moedor por 2 minutos. Logo após, prepare a bebida de forma habitual, com 200ml de água;
– Em seguida, pegue uma taça de café, adicione o chocolate em flocos, e acrescente o leite condensado por cima.;
– Depois, coloque o leite quente, mas faça lentamente para não misturar com o chocolate. Se você preferir, bata o leite até ele virar uma espuma, assim a sua receita ficará mais cremosa;
– Após o processo, derrame o café pronto sobre o leite aos poucos, para não misturar o leite condensado e o chocolate;
– Finalize a receita polvilhando a canela e o chocolate em pó. Pronto! O seu Café Gourmet já pode ser apreciado.

Agora que você já sabe como aproveitar a bebida predileta dos brasileiros, venha conferir a seleção de produtos especiais que WebContinental preparou para você. São diversos produtos que vão desde cafeteiras até grãos selecionados para a hora do café ser a melhor para você. Confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com