Backlinks e Link Building – Estratégias que fazem você vender mais

Backlinks e Link Building – Estratégias que fazem você vender mais

Conquistar as principais posições na primeira página do Google é o sonho de todo e-commerce. Estar em destaque de maneira orgânica, demonstra que o site está seguindo as diretrizes do buscador e que o seu conteúdo é relevante para o público. Isso faz com que o nome da marca ganhe autoridade no mercado online, se tornando uma referência para outras marcas.

Além disso, estar no topo do Google faz com que os consumidores confiem mais na sua loja e desejem comprar com você. Inclusive, esta estratégia pode ser usada na sua campanha de Black Friday deste ano, pois ainda dá tempo de você criar conteúdos e otimizar o seu site através das técnicas de link building e backlinks de SEO (Search Engine Optimization). Então, para você não perder nenhuma venda nesta Black Friday, a Webcontinental preparou este artigo para você saber como utilizar essas estratégias no seu e-commerce e se tornar uma referência do varejo digital.

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Backlinks: O que são e qual a sua importância para e-commerce?

Conhecidos também como “inbound links”, os backlinks são provenientes de um site de domínio externo e são obtidos de maneira natural. Os backlinks apontam para uma URL já pré-determinada, o que faz com que ele se torne a principal parte do SEO off-page.

Exemplo prático:

Para entender melhor, imagine que, um artigo do blog da Webcontinental cite em algum momento, um link externo de outro blog ou de um site de e-commerce. Este link externo é um backlink, e por ter sido citado de maneira natural, o site de e-commerce ganha relevância para o Google e ganha mais chances de aparecer nas primeiras páginas do buscador. Ao mesmo tempo, por ter utilizado um ou mais backlinks, o blog da Webcontinental, também ganha mais visibilidade e referência para o público no momento da pesquisa no buscador.

Inclusive, os mecanismos de busca do Google e o Bing classificam os backlinks naturais como sendo um dos principais fatores no momento de classificar sites nos resultados das buscas. Para o Google, o SEO off-page é considerado um dos fatores mais importantes para a conquista de uma boa posição na página de resultados de pesquisa (SERP).

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Qual a importância dos backlinks para SEO?

Os backlinks fazem parte da estratégia de link building que precisa ser realizada de maneira cuidadosa e com ética para que você possa aproveitar todos os benefícios para o seu e-commerce como aparecer na primeira página do Google. Mas além disso, há outras formas de se beneficiar das técnicas de SEO off-page. Confira agora quais são:

  • crescimento do tráfego orgânico: backlinks de qualidade são capazes de direcionar tráfego para o seu site de maneira relevante. Isso resulta em mais visitas e possíveis clientes dentro do seu e-commerce;
  • aumento da confiança: ao ter o seu site mencionado em outros domínios confiáveis, é possível aumentar a sua credibilidade, transmitindo mais confiança às ferramentas de buscas no momento de classificação do seu domínio;
  • expansão da autoridade de site: ao criar backlinks de qualidade, originários de sites que possuam relevância, a autoridade do seu domínio aumenta. Isso faz com que os seus resultados apareçam mais altas na classificação dos buscadores;
  • ampliação da visibilidade do site\marca: sites que já são autoridades nos buscadores podem expor o seu site para um grande público, fazendo com que a sua marca se torne conhecida no mercado.

Como criar backlinks?

Para criar backlinks de qualidade, é preciso apostar na criação de conteúdo relevantes para o público. Seja no site da sua marca, no seu blog ou no site do seu e-commerce. Além disso, é preciso ter sempre em mente que esta estratégia precisa estar “conectada” com outras estratégias de link building. Abaixo você vai conferir mais detalhes sobre link building e como utilizar os seus métodos para otimizar o seu conteúdo. E claro, como aumentar a autoridade da sua loja virtual nos buscadores.

Estratégias de link building para e-commerce

Para fazer link building para e-commerce é necessário muita atenção ao conteúdo que será produzido e quais serão as estratégias adotadas. As principais consistem em parcerias comerciais, Digital PR, Middle Man Strategy, entre outras.

Além disso, existem diversas estratégias de SEO que podem ser usadas para posicionar uma marca. Ao fazer link building para o seu e-commerce, você estará focando em conquistar backlinks para o seu site. Com isso, todas as diretrizes do E.A.T (expertise, authoritativeness e trustworthiness) estarão presentes no seu conteúdo. O que possibilita que os seus resultados sejam promissores. Dessa forma, a sua campanha de link building pode criar uma “teia” de comunicação com sites e blogs externos.

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Adotar boas práticas de otimização de conteúdo também são fundamentais para os seus resultados. Por isso, listamos abaixo, 5 das principais práticas que você deve seguir para compor a sua estratégia de link building. Inclusive, na sua campanha de Black Friday:

1. Utilize a estratégia de Middle Man Strategy:

O Middle Man Strategy é uma estratégia mais direcionada. Ela abrange a criação de uma página com ativo clicável, como um infográfico, um guest post ou até mesmo um blog post. Desse modo, todos os links externos são direcionados para este local.

O ponto principal dessa estratégia é que as páginas de produtos e de categorias. Elas serão ranqueadas e terão os seus links no ativo clicável. Assim, este ativo clicável atua como um mediador que leva os consumidores até a principal página do seu e-commerce ou para o destino que você preferir.

2. Tenha links relevantes e de autoridade

No momento da criação da sua estratégia de link building, você não deve utilizar links irrelevantes e aleatórios. Afinal, todo o conteúdo precisa entregar informações de qualidade para os usuários. Para isso, pense que o link inserido precisa complementar o seu conteúdo e ainda, fazer parte do seu nicho.

Por exemplo, se você possuir um blog para o seu e-commerce de camisetas personalizadas, não terá sentido se você utilizar links que levem a sites que falam sobre carros. Mas se você utilizar backlinks com galerias de estampas para os consumidores se inspirarem, certamente fará sentido para o seu público.

3. Realize uma parceria comercial

Através de parcerias comerciais, você pode ter a possibilidade de ter resultados positivos com links. Dessa forma, você pode trabalhar com ações variadas como conferências, eventos, guest posts e ações de caridade, por exemplo.

Inclusive, se você possuir um blog da sua marca, você ou sua equipe de conteúdo pode criar um post para o seu parceiro. Ocorrendo assim, uma troca de conteúdos entre os sites. Ou seja, o seu conteúdo será postado no blog do seu parceiro. E o conteúdo criado por ele, será postado no seu blog. Com isso, o link building é realizado de maneira mais fácil, e com resultados mais rápidos.

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4. Utilize a técnica de Digital PR

Esta técnica consiste em gerar parcerias de link building com marcas de grande conhecimento público. E que já sejam confiáveis perante o mercado. O Digital PR é uma estratégia de relações públicas, que tem como objetivo fazer a assessoria de imprensa crescer positivamente. Dessa forma, além de cuidar das questões institucionais da sua loja virtual como o conteúdo divulgado, também há um cuidado especial nos links adquiridos através de parcerias.

Além disso, é preciso saber que esta prática de link building voltada para e-commerces deve conter um conteúdo extremamente voltado para atrair o seu público alvo.  O que é diferente do conteúdo de um blog, que pode ser direcionado para o público em geral.

Entretanto, também é preciso ter cuidado para não se exceder na utilização desta estratégia. O excesso de links pode causar penalizações, pois os mecanismos do Google podem entender que se trata de black hats.

5. Priorize a utilização do E.A.T

Conforme dito anteriormente, o E.A.T é fundamental para que o seu e-commerce tenha autoridade, expertise e seja confiável perante os consumidores. Afinal, o E.A.T é embasado nas diretrizes do Search Quality Rater’s Guidelines. Este guia demonstra os principais índices de qualidade dos mecanismos de busca do Google. Dessa forma, quanto mais inserido no E.A.T o seu conteúdo estiver, mais chances de estar nos primeiros lugares do Google você terá.

Agora, entenda um pouco mais sobre a sigla E.A.T:

– Expertise:

Significa que a sua loja virtual precisa ter um conteúdo relevante e atrativo. E que entende as dores dos consumidores e disponibilize informações convenientes;

– Autoridade:

Indica que sites de outras marcas mencionam o site do seu e-commerce por você possuir autoridade em um determinado nicho ou assunto;

– Confiabilidade:

É referente ao seu desempenho e capacidade de solucionar problemas e de ter transparência no momento de demonstrar como eles foram solucionados.

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