Outubro Rosa: Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama

coutubro rosa câncer de mama prevenção

Desse modo, as ações de combate ao câncer de mama passaram a se concentrar em um período do ano dando origem ao Outubro Rosa. Além disso, a cor-de-rosa estava presente não somente nas roupas dos apoiadores, mas também em monumentos, teatros, pontes, órgãos públicos e em muitos outros lugares que aderiram à causa.

Outubro Rosa no Brasil

A campanha do Outubro Rosa chegou aos poucos no Brasil e se popularizou no seu primeiro ato com a utilização de iluminação rosa que foi instalada no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Já em outubro de 2008, a ação ganhou ainda mais força por conta de inúmeras entidades de combate ao câncer de mama. Dessa forma, elas iluminaram os seus monumentos e prédios no país inteiro. Inclusive, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

outubro rosa câncer de mama

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama. Como consequência, essas células formam um tumor que é capaz de invadir outros órgãos. Entretanto, há diversos tipos de câncer de mama, sendo que alguns são lentos e outros mais rápidos para se desenvolverem. Mas a grande maioria dos casos respondem positivamente aos tratamentos, principalmente se foram diagnosticados no início.

O câncer de mama precisa de atenção

Entre os inúmeros tipos de cânceres, o de mama é o mais frequente em mulheres no mundo todo e é o segundo com mais diagnósticos no Brasil, perdendo somente para o câncer de pele não-melanoma. Dessa forma, o câncer de mama é responsável por 28% de novos casos. Além de ser o que mais causa mortalidade em mulheres. É por isso que a campanha do Outubro Rosa é tão importante para as mulheres. Afinal, é possível prevenir, tratar e curar a doença em seus estágios iniciais.

outubro rosa câncer de mama diagnóstico

Além disso, as ações anuais do Outubro Rosa são as responsáveis pelo aumento do número de exames de rotinas e de diagnóstico entre mulheres. Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Saúde, em 2020 houve um aumento de 37% no número de mamografias realizadas no Brasil. No mesmo ano, cerca de 2,3 milhões de novos casos foram descobertos no mundo inteiro. Tal índice representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres.

Entretanto, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência varia em diversas regiões do planeta, sendo as maiores taxas em países desenvolvidos.

Os primeiros sintomas de câncer de mama

Os dados de câncer de mama divulgados pelo INCA demonstram que no Brasil houveram cerca de 66.280 novos casos em 2021. O que significa um risco de 61,61 casos para cada 100 mil mulheres. Além disso, a doença também ocupa a primeira posição em mortalidade por tipos de câncer entre o público feminino no país. Desse modo, as maiores incidências de morte estão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

O INCA elaborou uma pequena lista de sintomas para que você fique atenta aos primeiros sinais da doença. Confira:

– caroço ou nódulo endurecido, fixo e indolor em alguma região da mama;
– alterações do aspecto do mamilo;
– saída de líquido de um ou dos dois mamilos;
– pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja;
– pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

Como diagnosticar a doença

Desse modo, mesmo não havendo uma causa única para o câncer de mama, há diversos fatores que podem estar relacionados ao desenvolvimento deste tipo de câncer como:

  • envelhecimento;
  • histórico familiar da doença;
  • consumo de álcool e cigarro;
  • excesso de peso;
  • exposição à radiação ionizante;
  • determinantes referente à vida reprodutiva feminina;
  • pouca ou nenhuma atividade física;
  • dieta pobre em nutrientes;
  • tratamentos hormonais.

Dessa forma, é preciso que o autoexame seja realizado sete dias após a menstruação ou no mesmo dia de cada mês, caso você não menstrue mais. E lembre-se: o autoexame não substitui os exames de diagnósticos como a mamografia e ecografia. Estes devem ser realizados a cada dois anos. Entretanto, isso não é uma regra, e o melhor é conversar com um(a) médico(a) ginecologista para estipular os prazos ideais para você realizar os seus exames.

outubro rosa câncer de mama autoexame

Como reduzir as chances do câncer de mama

Para reduzir as chances de adquirir câncer de mama e outros tipos de doenças, realize check ups e mantenha os seus exames de diagnósticos em dia. Além disso, pratique atividade física regularmente e evite o consumo de álcool e cigarro. Procure manter o peso ideal para a sua estrutura corpórea e tenha uma dieta balanceada. E se você quer ainda mais informações sobre o câncer de mama, o INCA disponibiliza a Cartilha do Câncer de Mama atualizada. Você pode acessá-la neste link.

Vamos juntas combater o câncer de mama e conquistar mais qualidade de vida para todas as mulheres!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com