A importância de utilizar Máscaras de Proteção de qualidade

O uso de máscara tornou-se fundamental para a população se proteger contra a Covid-19, inclusive sua utilização é recomendada pelo Ministério da Saúde. Muitos tipos de máscaras surgiram como parte importante ao combate do novo coronavírus, mas ao mesmo tempo existem várias dúvidas de quais máscaras de proteção são mais eficazes na luta contra a pandemia. Por isso trouxemos algumas informações que vão lhe ajudar a entender melhor os tipos de máscaras e a importância de utilizar uma proteção de qualidade.

Máscaras de Proteção PFF2

Os respiradores são equipamentos de proteção individual (EPIs) que cobrem o nariz e a boca, proporcionando uma vedação adequada sobre a face do usuário. Possuem um filtro eficiente para reduzir a exposição respiratória a contaminantes químicos ou biológicos a que o profissional é submetido em seu trabalho. Há inúmeros tipos de respiradores, de acordo com o risco e a atividade. Os respiradores descartáveis apresentam vida útil relativamente curta e são conhecidos pela sigla PFF, de Peça Semifacial Filtrante

Os respiradores, além de reter gotículas, protegem contra aerossóis contendo vírus, bactérias e fungos, a depender de sua classificação. Em ambiente hospitalar, para proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos, o respirador deve ter um filtro com aprovação mínima PFF2/P2 ou N95. Respiradores com classificação PFF2 seguem as normas brasileiras ABNT/NBR 13698:2011 e ABNT/NBR 13697:2010 e a europeia e apresentam eficiência mínima de filtração de 94%. Já os respiradores N95 seguem a norma americana e apresentam eficiência mínima de filtração de 95%. 

Em ambiente hospitalar o respirador deve ter um filtro com aprovação mínima PFF2. 

Características:

  • O próprio nãotecido age como filtro e a vedação total do nariz e boca permite e eficiência do produto;
  • Eficiência mínima de filtração é de 94% pela norma (ABNT/NBR 13698:1996);
  • Descartável;
  • É indicado para atuantes na área hospitalar, assim como para infectados com o Covid-19;
  • É um EPI, seu uso é individual, não podendo ser compartilhado.

Os respiradores descartáveis podem ser reaproveitados? 

A Agência orientou, por meio da Nota Técnica 2/2020, que as indústrias de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para a saúde, cosméticos e saneantes façam uso racional de respiradores descartáveis para, quando possível, doar as unidades excedentes aos serviços de saúde. O documento se refere aos respiradores do tipo PFF2 ou superiores. A medida faz parte das ações de enfrentamento à pandemia. Resumidamente, a recomendação é que os respiradores sejam reutilizados pelo mesmo funcionário desde que mantenham sua integridade estrutural e funcional e que o filtro não esteja sujo ou danificado. Esta orientação, no entanto, não é válida para os profissionais de saúde que estão sujeitos a risco biológico em instituições de saúde. De forma a racionalizar o uso, a Nota Técnica 4/2020 recomenda o uso estendido do EPI.  

Conheça a Máscara de Proteção Gallant

✔ Oferece proteção contra poeiras, névoas não oleosas e fumos, a Gallant apresenta a Máscara de Proteção Semifacial, enquadrando-se na categoria peça semifacial filtrante classe PFF2 (s).

O modelo concha se adapta perfeitamente a face, com tirantes de cabeça de elástico para sustentação da máscara de proteção facial. Foi desenvolvida com materiais atóxicos e hipoalergênicos, design pensado para proporcionar o melhor para você.

▶ Possui CA (Certificado de Aprovação de Eficácia).

▶ Confeccionada em 3 camadas:

Camada externa nãotecido SPUNTEC;

Camada de Acetato de Vinila (EVA) perfurado para melhor ventilação;

Camada interna de contato facial nãotecido SPUNTEC.

? Compre agora mesmo: bit.ly/webcoprotejase

Aqui você encontra alguns vídeos para conhecer os detalhes das máscaras Gallant:

Forma correta de colocar o elástico para maior proteção

Forma correta de colocar a Máscara de Proteção Gallant

Detalhes da Máscara de Proteção PFF2 Gallant

Máscaras de Tecido

As máscaras de tecido surgiram como uma alternativa para a população se proteger contra a Covid-19, por conta da grande demanda das demais e seu consequente desfalque. Estas máscaras são facilmente encontradas e, por não se tratarem de um EPI, qualquer pessoa pode produzi-las.

Características:

  • O seu maior benefício é o fato de ser reutilizável, ou seja, pode-se higienizar e usar novamente, enquanto não possuir avarias ou odor desagradável;
  • O uso da máscara é individual, não deve ser compartilhada com demais pessoas;Cobertura de boca e nariz, porém sem vedação;
  • Deve ter pelo menos duas camadas;
  • Não é indicada para pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 e/ou que estejam em contato com alguém contaminado com o vírus.

É importante ressaltar que, estas máscaras não tem sua eficácia de filtragem comprovada por normas, mas é indicada como uma forma de prevenção do contágio de demais pessoas.

 

Agora você já sabe um pouco mais sobre os tipos de máscaras de proteção e a importância de utilizar uma máscara de qualidade. Confira em nosso site os modelos e cores disponíveis para sua proteção. 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com