Dia do Esportista: comece a praticar esportes hoje mesmo!

Fonte: Freepik

No dia 19 de fevereiro comemora-se o Dia do Esportista. Essa data foi criada a partir da antiga Lei Zico, de 1993, e visa incentivar, conscientizar e homenagear a prática de esportes.

Pensando em despertar uma motivação extra para você começar a praticar aquele esporte que tanto queria, mas não encontrava tempo, ou para acender o seu interesse por uma atividade nova, separamos alguns benefícios dessa prática para a sua saúde física e mental.

Continue lendo nosso post e inspire-se com as nossas dicas para começar a praticar esportes hoje mesmo!

Benefícios do esporte para o corpo e mente

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não a simples ausência de doenças”, por isso, nada melhor que procurar algo que ajude na manutenção da saúde como um todo.

A prática de esportes é capaz de agregar benefícios tanto para a saúde do corpo quanto para a da mente, já que através de atividades como uma sessão de ginástica ou um passeio longo de bicicleta, o cérebro produz substâncias químicas responsáveis pela felicidade.

Legal, né? Então confira abaixo alguns dos muitos benefícios dos esportes para sua saúde!

1 – Redução do estresse e melhora no humor

Praticando esportes, como lutas, futebol, e outros, e sendo fisicamente ativo, sua mente se distrai dos estressores do dia a dia, o que significa que você não sofrerá tanto com os pensamentos negativos que podem acometer sua cabeça. Outro ponto importante aqui é que a prática regular de esportes estimula a produção de endorfinas, hormônios naturais que geram o bom humor e deixam o estresse e a depressão bem longes.

2 – Melhora nos hábitos de sono

Praticando esportes, o seu corpo fica mais cansado e você consegue entrar mais facilmente no estágio do sono, onde acontece a reparação e a cicatrização de tecidos do cérebro e a sedimentação de informações. Tudo isso auxilia na sua visão mental no dia seguinte e dá mais energia para enfrentar a rotina!

3 – Aumento de força e flexibilidade

Com a prática e a repetição de atividades físicas, a sua força e flexibilidade tendem a aumentar. Isso porque os músculos e ossos são alongados e trabalhados. Através de qualquer atividade física, seu corpo se fortalece e você vai adquirindo mais força física e flexibilidade ao longo do tempo.

4 – Maior fôlego

Ao praticar um esporte, como a natação, por exemplo, com a instrução de um profissional, você além de exercitar músculos e articulações, também trabalhará sua respiração da maneira correta. O cuidado com a respiração durante os exercícios ajuda no ganho de maior fôlego, já que após algum tempo de treino regular o corpo tende a ampliar a capacidade de absorção de oxigênio para suprir as necessidades dos órgãos que estão fazendo parte de exercício.

Como encaixar a prática de um esporte na sua rotina

Fonte: Freepik

Antes de começar a praticar qualquer esporte, você deve consultar com seu médico e um profissional de educação física e avaliar quais são as melhores atividades para você e seu corpo. Após isso, você decidirá quantas vezes na semana você irá treinar: duas, três, cinco vezes, todos os dias… Isso dependerá do tempo que você tem para se dedicar à nova atividade.

Encaixar a prática de um esporte à rotina pode não ser uma tarefa fácil no começo, mas existem algumas dicas para ajudar:

  • Escolha dias em que você não tenha outros compromissos;
  • Selecione um local para treinar próximo da sua casa ou trabalho;
  • Separe de uma a duas horas para se dedicar a essa atividade;
  • E o mais importante: tenha determinação e persista!

A WebContinental endossa a prática de esportes durante todo o ano! Acesse nosso site e confira toda nossa categoria de Esporte e Lazer. Temos vários acessórios que vão ajudar você a praticar esportes e ter uma vida mais saudável!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com