Ar-condicionado no outono: saiba como cuidar do aparelho e da sua saúde

Fonte: Free Pik

No dia 20 de março, o verão oficialmente se despede com a chegada do outono. Marcada por variações de temperatura e umidade, a estação é famosa por provocar o chamado “efeito cebola”, levando as pessoas a vestir e tirar (e vestir novamente) agasalhos ao longo do dia.

Quem sai de casa pela manhã vestindo uma jaqueta pode, na volta do almoço, recorrer ao ar-condicionado por alguns minutos no escritório. É aí que os problemas começam: além da oscilação do clima, o uso menos frequente desses aparelhos pode agravar problemas respiratórios e alérgicos – quadros que já tendem a se manifestar com o ar seco das estações frias.

Desligados na maior parte do tempo – sobretudo quando não possuem a função de aquecimento, os aparelhos de ar-condicionado acumulam diversos agentes nocivos à saúde. Poeira e ácaros hospedam-se nos filtros de ar e nas serpentinas, que concentram umidade e podem proliferar fungos, bactérias e vírus. Quando o aparelho é acionado, os micróbios acabam contaminando o ar de ambientes fechados, aumentando o risco de complicações e contágio por doenças transmissíveis.

Em um momento onde cuidar da saúde é ainda mais urgente, como garantir a qualidade do ar no outono? Reunimos neste artigo dicas simples, mas fundamentais para você garantir a limpeza e manutenção do seu ar-condicionado – prevenindo gripes, alergias e outras doenças. Vamos juntos? Continue a leitura e confira!

Ar-condicionado no outono: cuidados essenciais

Usar o seu ar-condicionado e fazer manutenções periódicas é essencial para garantir a higienização e o bom funcionamento do aparelho. A revisão pode ser feita semestral, trimestral e até mensalmente: tudo depende da frequência com que o eletrodoméstico é utilizado.

A boa notícia é que o outono e o inverno são as estações mais recomendadas pelos especialistas para a manutenção de ar-condicionado. Além do uso dos aparelhos diminuir, a agenda das equipes de assistência técnica está mais livre nesta época. Ou seja: é mais fácil contratar um serviço completo de higienização e manutenção que se adeque aos seus horários e atenda as suas principais necessidades.

No intervalo entre as manutenções, há medidas simples que podem ser tomadas para cuidar do aparelho e da sua saúde no frio. Veja como melhorar e manter a qualidade do ar no seu espaço:

  • Fique atento a qualquer cheiro estranho. Quando o ar-condicionado está sujo ou com a filtragem prejudicada, pode emitir o característico “cheiro de mofo” da saída de ar. Se perceber alterações desse tipo, não hesite em contatar a assistência técnica e agendar uma revisão do aparelho;
  • Mesmo com o ar-condicionado ligado, mantenha uma porta ou janela semiaberta. Isso contribui para ventilar o ambiente, evitando a concentração de umidade, micróbios e mau cheiro;
  • Se o seu modelo de ar-condicionado possui sistema autolimpante, procure ativá-lo por alguns minutos antes de desligar o aparelho;
  • Se o seu modelo de ar-condicionado contar com a função de aquecimento, utilize-a regularmente no frio, mesmo que por poucos minutos. Além de tornar o ambiente aconchegante, o ar quente remove a umidade das serpentinas, e ajuda a eliminar fungos e bactérias dos filtros de ar. Essa medida também impede que o ar-condicionado estrague por falta de lubrificação, e mantém os tubos de circulação de ar devidamente operantes e higienizados.

Mais motivos para cuidar do ar-condicionado no outono

Fique de olho na economia de energia

Cuidar da sua saúde e da de quem você ama já é um motivo e tanto para revisar o ar-condicionado, não é? E cuidar do meio ambiente, então?

Lembre-se que, sem a higienização e manutenção corretas, o seu aparelho utilizará mais energia do que o necessário, mesmo se possuir Certificação Nível A pelo Inmetro. Esses procedimentos desobstruem as saídas de ar e calibram outras estruturas do eletrodoméstico, aliviando o seu bolso, evitando surpresas na conta de luz e promovendo o consumo consciente de energia.

Cobre a manutenção em espaços coletivos

Desde 2018, prédios públicos e coletivos devem promover a manutenção periódica dos condicionadores de ar conforme o disposto no Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). A lei segue os parâmetros de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e se aplica a ambientes como indústrias, laboratórios e hospitais.

Se você trabalha em um local afim, vale também atentar para a manutenção de ar-condicionado nesses espaços. Assim, você contribuirá para o bem-estar e a segurança de dezenas de pessoas no frio.

Ar-condicionado o ano inteiro é na WebContinental!

Recebendo os cuidados adequados, os modelos mais modernos de ar-condicionado podem durar muito tempo, sendo úteis no calor e no frio. Confira as ofertas de ar-condicionado na nossa loja e aqueça-se, do outono em diante, com a qualidade das melhores marcas. Um bom início de estação, e até a próxima!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com