5 curiosidades sobre o telefone

Você sabia que hoje é comemorado o Dia do Telefone? Em 10 de março de 1876 foi realizada a primeira transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O idealizador da façanha? O cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell, aclamado como o inventor do telefone. Mas há controvérsias… Aqui vão esta e outras curiosidades sobre o aparelho que revolucionou a comunicação há quase dois séculos – e segue influenciando interações e padrões de comportamento até hoje.

1 – Quem inventou o telefone?

Alexander Graham Bell ficou com a fama de ter inventado o sistema. O primeiro telefonema, inclusive, ocorreu entre Graham Bell e seu assistente, Thomas Watson. Contudo, o italiano Antonio Meucci também havia inventado um dispositivo igual, 20 anos antes. Para tentar resolver a questão, o Congresso dos Estados Unidos aprovou, em 11 de junho de 2002, uma moção honrosa para Meucci em razão de seu trabalho pioneiro para a invenção do telefone. Em resposta, dez dias depois, o Canadá declarou Alexander Graham Bell como o inventor do telefone – ele vivou a maior parte de sua vida por lá. E ponto final.

2 – O Brasil e o surgimento do telefone

D. Pedro II esteve na Exposição Centenária, nos Estados Unidos. E lá estava Graham Bell, mostrando seu invento. Pois D. Pedro II acabou participando da demonstração pública do aparelho conversando, em campo aberto, a uma distância de 150 metros, com o inventor. Bell teria citado o verso de Shakespeare “Ser ou não ser?”. Ao que D. Pedro II teria respondido “Meu Deus, isto fala!”.

3 – O Brasil e a primeira transmissão sem fio

Quase 20 anos depois da invenção de Graham Bell, o padre brasileiro Roberto Landell de Moura realizou a primeira transmissão de voz em telefonia sem fio. O telefone utilizava a luz como onda portadora da informação de áudio. Em 1900, ele registrou a patente sobre seu aparelho de transmissão da palavra à distância, com ou sem fios, através do espaço, da terra e da água.

4 – O telefone deu samba

“O chefe da polícia, pelo telefone, mandou avisar…” A música “Pelo Telefone” (1916), de Donga e Mauro de Almeida, é tratada como o primeiro registro fonográfico de um samba. Trata-se do primeiro samba registrado pelo próprio autor, da primeira indicação do gênero “samba” no selo do disco. Já se sabe que não foi bem assim, que a letra do samba foi alterada, e aí veio o questionamento do marco histórico. Contudo, ficou a letra. E a canção.

5 – E veio a telefonia móvel

Em 1974 a FCC, agência reguladora norte-americana, regulamentou a faixa para telefonia celular. Em 1975, os laboratórios Bell da AT&T deram início ao desenvolvimento do primeiro grande sistema comercial de telefonia móvel. O Japão ativou a telefonia móvel de celular em 1978. O Brasil, 20 anos depois. E hoje não há como viver sem os celulares e smartphones!

Então, depois de descobrirmos tudo isso, no Dia do Telefone, temos uma proposta: ligar para alguém especial! Em tempos de distanciamento social e tantas mensagens rápidas, que tal ligar para o pai, a mãe, o amigo, o primo com quem não fala há tempos? Depois, conta para a gente como foi!

E se você estiver precisando renovar o seu aparelho fixo ou smartphone, conte com as sugestões da WebContinental e mude o seu agora!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com