Como escolher coifa: dicas para não se arrepender!

Não sabe como escolher coifa para sua cozinha? A WebContinental dá as dicas! Já consideradas quase tão indispensáveis quanto o próprio fogão, as coifas garantem a comodidade no ambiente para você cozinhar todo tipo de alimento. Confira tudo que você precisa saber para escolher a sua sem se arrepender!

Como escolher a melhor coifa para sua cozinha

Existem diversos tipos e modelos de coifa disponíveis no mercado, cada um com seus recursos e especificações próprios. Antes de escolher, o ideal é analisar como é a sua cozinha e quais são as necessidades do ambiente e, a partir daí, encontrar a melhor coifa para você.

Separamos alguns dos mais importantes pontos a serem analisados na hora de escolher sua coifa.

  • Casa ou apartamento? Coifa ou depurador de ar?

Morar em apartamento ou casa influencia bastante na escolha do tipo de coifa. Em primeiro lugar temos a diferença de tamanho, que fica ainda mais nítida nas cozinhas compactas dos novos apartamentos. Em segundo lugar, existem alguns edifícios que não permitem alteração de fachada – ou seja, nada de buracos para instalação de eletrodomésticos.

Como a coifa para cozinha precisa de um certo espaço e demanda também a instalação de um tubo metálico para que ocorra a troca do ar, talvez esse eletrodoméstico não seja o mais indicado para você caso sua cozinha seja compacta e/ou o prédio não permita mudanças na fachada. Talvez, ao invés de escolher um modelo de coifa, você devesse se perguntar: coifa ou depurador de ar? Qual o melhor para mim?

  • Coifa de parede ou ilha?

Quanto a diferença desses dois tipos, não há erro. A coifa de parede é aquela indicada para fogões que ficam rentes a parede, já as coifas de ilha são indicadas para fogões do tipo ilha, que ficam em bancadas no meio da cozinha. É muito importante escolher o modelo certo para cada tipo de fogão, pois eles são fabricados de forma diferente, de acordo com a instalação.

  • Com que frequência e quais tipos de alimentos você costuma preparar?

A frequência com que se utiliza o equipamento e quais alimentos são mais preparados na sua cozinha influenciam diretamente na escolha da sua coifa. Isso porque esses dois fatores são alguns dos mais decisivos em relação à potência desse eletrodoméstico.

Se a utilização do fogão é frequente e é costume preparar pratos gordurosos, como frituras, por exemplo, é essencial que se invista em uma coifa potente e com alto poder de sucção. O mesmo vale para quando o espaço inclui outros aparelhos, como churrasqueira, por exemplo.

Nesse casos, coifas com 1.200 m3/h de potência ou mais são bastante indicadas. Já em cozinhas em que a realidade do uso é diferente, uma coifa com capacidade de 700m3/h já deve ser o suficiente.

  • Cozinha integrada ou separada do resto da casa?

Além dos tipos de pratos e a frequência com que se cozinha, também é preciso avaliar o tipo de cozinha. Em lares com arquitetura mais recente, é bem comum que a cozinha tenha o estilo americano, ou seja, ampla e integrada ao resto da casa – geralmente a sala de estar.

Nesse caso, por ser um ambiente bem mais espaçoso, também é preciso investir em uma coifa mais potente. Caso contrário, gordura, fumaça e odores da cozinha podem espalhar-se pelo resto da casa. Um cálculo simples para descobrir a potência necessária é multiplicar comprimento, largura e altura do ambiente por 10 –  sendo a formula: ( C x L x A) x 10. O resultado é a capacidade de sucção que sua coifa deve ter para dar conta do ambiente.

  • Tamanho do fogão e instalação de coifa

Para que o eletrodoméstico funcione bem, a coifa de cozinha jamais deve ser menor do que o fogão. Inclusive, o ideal é que as coifas sejam 10% maiores que o fogão, sendo assim:

  • para fogões de 4 bocas, indica-se coifas de 60cm;
  • para fogões de 5 bocas, indica-se coifas de 70 e 80cm;
  • para fogões de 6 bocas, indica-se coifas de 90cm.

Além disso, sua instalação também exige alguns cuidados, sendo importante ficar atento. A coifa deve ficar no máximo a 80cm de distância do fogão e a, no mínimo, 65cm de fogões elétricos e 75cm de fogões à gás. Para sua instalação, também é preciso saber se o teto irá suportar o peso da coifa, sendo importante o acompanhamento de um profissional.

  • Dica extra: opte por coifas com luz LED

Além de escolher uma coifa que atenda suas necessidades e que tenha um belo design para acompanhar sua cozinha, adquira também uma coifa que tenha luz LED. Essa dica extra é muito vantajoas e você vai perceber a diferença durante o uso do eletrodoméstico: as coifas costumam fazer sombra sob o fogão, o que acaba alterando a percepção das cores dos alimentos. Para resolver o problema, invista em coifas com LED!

Agora que você já sabe como escolher a melhor coifa para você, acesse a WebContinental e confira nossas opções de modelo. Além disso, você encontra também diversos outros eletrodomésticos para sua casa!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com