Páscoa: conheça a origem da data!

origem da páscoa

Fonte: FreePik

A Páscoa é com certeza uma das datas favoritas de muitas pessoas, seja pela tradição de reunir os familiares para um almoço especial como também pelos deliciosos ovos de chocolate. Mas você já parou para pensar sobre qual é a origem dessa data tão especial? Além disso, por que o coelho e os ovos foram escolhidos como símbolos para a comemoração? Para saber tudo isso, leia este post da WebContinental e descubra tudo sobre uma das maiores celebrações do nosso calendário!

As religiões

A própria origem da Páscoa é algo extremamente interessante de se estudar. Dessa forma, diferentemente do que algumas pessoas acreditam, não é apenas no cristianismo que essa data aparece. Por isso, em outras religiões antigas pagãs e no próprio judaísmo estão presentes comemorações semelhantes mas com outras motivações.

A primeira vez que a Páscoa surgiu foi em rituais pagãos de algumas tribos, onde o objetivo era cultuar a deusa Eostre e celebrar o início da primavera no final de março. No cristianismo, significa passagem, estando diretamente relacionada com a ressurreição de Cristo, seu renascimento após a morte na cruz. Algo interessante é que o dia para a celebração muda a cada ano, seguindo a regra de ser no primeiro domingo após a primeira lua cheia, a partir do dia 21 de março. Já para o judaísmo a data está ligada à saída do Egito, onde foram conduzidos por Moisés para deixarem a escravidão.

O coelho

O coelho virou um grande símbolo da Páscoa, principalmente na cultura ocidental e seu significado se relaciona com diferentes crenças. Mas para os povos mais antigos o animal na verdade é uma lebre, estando relacionado com a lua, pois a gestação desta espécie demora um mês (mesmo espaço de tempo entre a escuridão da lua nova e iluminação da lua cheia). Dessa forma, por ter uma rápida reprodução, o coelho acabou se transformando na representação da fertilidade. Todos esses sentidos dão a ideia de renascimento e vida.

Os ovos de páscoa

A adoração por ovos vem de épocas distantes. Desde a antiguidade os povos tinham uma conexão simbólica com eles. Muitas civilizações entendiam que os ovos seriam a representação da vida na natureza. No Egito, Grécia e Roma eles eram dados de presente para celebrar a chegada da primavera.

Mas foi por causa das Cruzadas que o ovo foi incorporado na cultura da Páscoa. Os missionários carregavam ovos pintados de vermelho (representando o sangue de cristo) e acabaram sendo responsáveis por essa tradição. Já no século XVII apareceram os ovos de chocolate e daí por diante houve a popularização deste costume pelo mundo. Atualmente junto com o coelho eles trazem um significado de vida e ressurreição.

Gostou de saber mais sobre a origem dessa data tão especial? Aqui na WebContinental nós também já estamos em clima de Páscoa e resolvemos fazer uma seleção de ofertas tão incríveis quanto este dia. Por isso, venha ver só o que o coelhinho trouxe para você!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com