Como economizar água? Saiba o impacto dessa medida!

Como economizar água

Fonte: Rawpixel

A água é um dos maiores bens que o planeta nos oferece, e ela é vital para a nossa existência. No entanto, esse recurso está se tornando cada vez mais escasso, principalmente devido ao desperdício e à poluição das fontes potáveis de água. Você sabia que nós, brasileiros, usamos quase 50 litros a mais do que o recomendado diariamente por pessoa? Sim, enquanto a ONU recomenda um uso de até 110 litros diários, o brasileiro médio consome consome por volta de 154 litros!

Isso significa uma coisa: nós precisamos aprender a fazer um melhor uso dos nossos recursos hídricos, a começar na nossa própria rotina. São várias as precauções que podemos tomar para estancar o desperdício de água a um nível global, a começar pelo que acontece em nossas próprias casas. Quer saber como? Veja abaixo algumas dicas simples de como economizar água e fazer a sua parte para ajudar o planeta!

1 – Use a torneira com consciência

Nós temos torneiras em diversas partes da casa, como no banheiro, na cozinha, na área de serviço, etc. Cada uma delas, sendo utilizadas de forma inadequada, podem resultar em um impacto de milhares de litros por ano. Para começar, tome algumas medidas como fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar a louça, etc. Remover os restos de comida antes de lavar a louça também ajuda a economizar água na hora do enxágue!

2 – Otimize o uso de lavadora de roupas e lava-louças

O lava-louças é um eletrodoméstico que otimiza o consumo, usando cerca de 40 litros para lavar tudo no seu interior (enquanto na torneira, gasta-se entre 70 a 200 litros). Uma dica é acumular louça suficiente para fazer apenas uma lavagem (ou duas, se necessário) por dia, reduzindo o consumo diário. O mesmo vale para a lavadora de roupas: vá acumulando as roupas sujas até conseguir encher a máquina e lavar tudo de uma vez só.

3 – Não use a descarga à toa

Dependendo do modelo, a descarga do vaso sanitário pode gastar entre 15 e 30 litros de água a cada puxada. Isso se o aparelho não estiver defeituoso, podendo ampliar o consumo! A dica aqui é não jogar lixos no vaso e usar métodos de descarga mais econômicos, como as válvulas com dois níveis de água (para líquidos e para sólidos).

4 – Fique atento(a) a vazamentos

Se o nosso consumo de água diário normalmente já é elevado, imagina agora quando há um vazamento em algum dos encanamentos. Estima-se que apenas um buraco de 2 milímetros no cano tem capacidade de desperdiçar 96 mil litros de água por dia!

5 – Evite ao máximo o uso da mangueira

Se você tem o costume de lavar o quintal, a calçada, o seu carro ou qualquer outra coisa com a mangueira, pare agora mesmo. A cada 15 minutos ligada, uma mangueira pode gastar até 280 litros de água! A calçada pode ser limpa com apenas uma vassoura e, o seu carro, usando um balde e um pano. Ou, ainda, você pode reaproveitar água de outras fontes, como vamos explicar abaixo.

6 – Reutilize água sempre que possível

Por último, uma dica super válida é criar reservatórios de água não potável para realizar tarefas do dia a dia. Armazenando água da chuva, você consegue regar todas as plantas da sua casa. Além disso, você pode armazenar a água da lavagem de roupas ou do chuveiro (evitando o desperdício enquanto espera atingir a temperatura ideal) para lavar o pátio, o chão da cozinha, e até mesmo dar descarga!

Viu só como é prático economizar água na sua casa? Com algumas atitudes simples e que não influenciam em nada na sua rotina, você consegue fazer a sua parte para diminuir o impacto que o desperdício de água causa no nosso planeta e, de quebra, economizar na sua conta de água mensal. Com o dinheiro economizado, você vai poder finalmente comprar aquele produto que está namorando na WebContinental.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com