5 atitudes sustentáveis para adotar na sua rotina!

Atitudes sustentáveis para adotar na rotina

Fonte: FreePik

Sustentabilidade é uma das principais preocupações mundiais nos últimos anos. Muito tem se falado de medidas que podem ajudar na preservação do planeta, e principalmente na qualidade de vida dos ecossistemas. Tendo tudo isso em vista, é possível que a população adote algumas atitudes básicas que com certeza já geram impactos positivos. A seguir traremos cinco dicas simples que você pode colocar na sua rotina para ajudar nessa luta tão importante a favor do planeta.

1. Cultive plantas

A primeira atitude é prática, provavelmente você já conhece ou até mesmo já realiza, no entanto é sempre bom reforçar devido à importância que ela tem. Cultivar plantas é fácil e barato, você não precisa ter um grande jardim ou pátio, com alguns vasos já é possível se conectar com a jardinagem.

Se você tiver um espaço bacana, plantar suas flores ou folhagens favoritas é uma ótima opção! No caso de quem mora em apartamento ou tem limitações maiores, ter plantinhas em vasos já ajuda muito. Além disso, é muito interessante criar hortas no lugar que você mora, porque são alimentos saudáveis e ajudam bastante na sustentabilidade do planeta.

Também é importante pensar na preservação das plantas já existentes. Árvores, arbustos e gramas estão ao nosso redor em alguns locais públicos, nesse sentido é essencial que você ajude a manter essas praças preservadas, respeitando a natureza que ali habita.

2 . Preste atenção nos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são necessários em vários momentos do nosso cotidiano, porém você precisa ficar atento sobre alguns pontos básicos. Os eletrodomésticos etiquetados com o selo PROCEL possuem uma enorme redução energética, além de serem mais eficientes. Por isso é importante levar isso em consideração na hora das suas compras.

Outra dica sobre os eletrodomésticos está na utilização. Evite deixá-los em “stand by”, pois eles continuam recebendo carga mesmo estando nessa configuração, o ideal portanto é tirá-los da tomada após o uso.

3. Utilize pilhas e baterias recarregáveis

O descarte de produtos eletrônicos é sempre um problema quando falamos sobre sustentabilidade. Pensando nisso é muito necessário que você utilize cada produto pelo maior tempo possível, nesse sentido pilhas recarregáveis são uma opção simples e que ajuda bastante a diminuir o descarte desse tipo de material.

4. Consuma menos carne

A indústria da carne acaba gastando uma quantidade enorme de água no dia a dia. Tendo em vista que a escassez de água é uma enorme preocupação da população para os próximos anos, se você optar por diminuir o seu consumo de carne estará influenciando diretamente na utilização dessa matéria-prima, que é tão importante para a nossa sobrevivência. Aposte em receitas vegetarianas, incorporando outras fontes de proteínas (como grão de bico, feijão, cogumelos, etc), que além de saborosas ainda trazem diversos benefícios para a saúde!

5. Evite talheres, copos e sacolas plásticas

Alguns materiais, apesar de serem recicláveis, quando descartados incorretamente, levam muitos anos para serem decompostos. Esse é o caso dos utensílios de plástico, como talheres, copos e sacolas plásticas, que além de prejudicarem a natureza, ainda precisam de uma quantidade excessiva de água na sua produção. Nesse sentido, prefira sempre o uso de materiais reutilizáveis no seu cotidiano, como talheres de metal, copos de vidro e sacolas de tecido.

Essas são algumas práticas diárias que você pode adotar sem muito esforço, porém com certeza elas já vão influenciar muito no impacto que o planeta sofre constantemente. Agora que você já está por dentro de como pode ajudar na sustentabilidade, aproveite para dar olhada na loja da WebContinental e escolher produtos que vão te auxiliar nessa nova empreitada!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com