Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 dicas para economizar energia elétrica

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data criada pelas Nações Unidas em 1973, para reforçar a importância da preservação da natureza para o planeta e para a humanidade.

Este dia é celebrado internacionalmente, com diversas ações em prol da conscientização das pessoas. Tanto a imprensa quanto governos, destacam ações que podem ser empregadas por todos.

Em 2022, o evento principal ocorre na Suécia, e o tema escolhido é “Uma Só Terra”, com foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”.

meio-ambiente

Poluição e desmatamento

Diversos governos e organizações privadas e públicas, acabam expandindo esta data, e celebrando a semana ou o mês de junho como o período do ano escolhido para conscientizar o maior número de pessoas.

meio-ambiente-poluicao

Esta é uma medida necessária, afinal, nunca poluímos tanto como nos últimos anos. De acordo com com o relatório da Organização das Nações Unidas, o desmatamento e a pesca predatória continuam ocorrendo de forma severa. Isso faz com que 1 milhão de espécies de plantas e animais estejam ameaçadas de extinção.

 

Além disso, a humanidade transforma 91,4% de tudo que produz e utiliza em lixo. Este é o resultado da pesquisa divulgada pela Circle Economy em janeiro de 2022. O relatório ainda aponta números alarmantes. Segundo o documento, 70% de materiais virgens oriundos da natureza, são consumidos pela economia global. Além dissosão difíceis de repor com segurança no ecossistema.

 

meio-ambiente-natureza-lixo

É por isso que nesta época é comum ocorrer diversas atividades voltadas para a ecologia e sustentabilidade. Plantar árvores, separar o lixo, utilizar embalagens biodegradáveis, e não jogar lixo nas ruas, são algumas atitudes simples que podem ser aderidas por todos.
Mas além dessas ações, há uma outra muito importante e que faz muita diferença para a natureza: economizar energia elétrica.

Como economizar energia e ajudar o meio ambiente?

A campanha de conscientização de 2022 do Dia Mundial do Meio Ambiente trouxe para debate o tema “Uma Só Terra”, para lembrar às pessoas que só existe um planeta habitável para a raça humana. E além disso, podemos viver em harmonia com a natureza e utilizar a ciência e tecnologia a nosso favor sem causar danos ao ecossistema.

Descubra como economizar com o ar-condicionado

Dessa forma, é necessário que a economia de energia seja constante em nosso dia a dia. Afinal, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor arcará em 2022, com um déficit de R$ 30,219 bilhões da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
É por isso que reduzir o consumo de energia contribui financeiramente. E ao mesmo tempo ajuda a evitar mais danos à natureza, uma vez que é necessário utilizar recursos naturais não renováveis para levar a energia elétrica para todos.

Confira 5 dicas para você reduzir o consumo de energia e ajudar o meio ambiente

1. troque as lâmpadas da sua casa

A iluminação de uma casa é responsável por cerca de 20% de todo o consumo elétrico. Por isso é muito importante optar por modelos de lâmpadas mais econômicas. Uma dica é trocar as incandescentes pelas lâmpadas de LED.

Essas têm menor consumo de energia, pois são 80% mais econômicas e sustentáveis do que as incandescentes. Dessa forma, a mudança auxilia o meio ambiente e contribui para você não levar aquele susto no fim do mês com a conta de luz.

economizar-energia-eletrica

2. Troque seus eletrodomésticos antigos por outros mais econômicos

Aparelhos eletrodomésticos antigos possuem uma tecnologia defasada, o que necessita de mais carga elétrica para o funcionamento. Por isso, uma dica é investir em aparelhos novos que utilizam tecnologia sustentável, como os ar-condicionados com a tecnologia WindFree. Além disso, as geladeiras do modelo Inverter estão na moda e são mais econômicas e sustentáveis do que os modelos tradicionais.

3. Invista em aparelhos portáteis e recarregáveis

Muitas vezes utilizamos aparelhos eletrodomésticos por poucos minutos. Porém se outros aparelhos estiverem ligados a luz na sua casa, é possível que ocorra uma sobrecarga de energia. Isso demanda mais recursos da natureza e consequentemente, a conta de luz vai chegar mais cara. Por isso, a dica é investir em eletrodomésticos portáteis e recarregáveis, como o aspirador robô e o liquidificador portátil.

Descubra como garantir mais economia e conforto para a sua casa

4. Retire os aparelhos da tomada quando não estiver utilizando

Muitos aparelhos domésticos ficam no modo stand-by quando estão desligados. Isso faz com que mesmo aparentemente desligados, os aparelhos continuam consumindo energia elétrica. Por isso, evite deixá-los ligados na tomada. Os eletrodomésticos e eletrônicos que mais consomem energia no modo stand-by são TV’s, micro-ondas, notebook e celular.

tomada-meio-ambiente

5. Fique de olho na certificação do eletrodoméstico

Confira se os aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos da sua casa possuem o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dessa forma, é possível verificar a eficiência dos aparelhos em uma escala que vai de E até A, sendo esse mais eficiente.
Portanto, nas suas próximas compras, não deixe de verificar o selo de certificação, e prefira aparelhos com a eficiência A.

dia-mundial-do-meio-ambiente

Agora que você já sabe como economizar energia e contribuir para a redução dos danos causados ao meio ambiente, compartilhe essas ideias com amigos e familiares. Lembre-se que dependemos da natureza para viver e podemos fazer isso harmoniosamente. Além disso, conte com a WebContinental para encontrar milhares de produtos com tecnologia limpa, para ajudar você a economizar e deixar o mundo mais sustentável.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com