Perspectivas para o e-commerce em 2023
Está preocupado no que esperar para 2023 nas suas vendas? A WebContinental Marketplace e a Venduus podem te ajudar a se preparar! E para isso, trouxemos tudo o que se espera para o mercado de e-commerce neste ano!
Mas antes, nada melhor do que os principais dados para conferir que o e-commerce só vem crescendo, não é mesmo? De acordo com a pesquisa da Opinion Box e da Dito, o varejo online tem crescido nos últimos anos e em 2022 não foi diferente. 73% das pessoas fizeram compras em sites e lojas virtuais. E as preferências de compras foram também pela internet/lojas online, onde 44% preferiram efetuar compras por este meio.
Além disso, a ABComm Forekast calcula, que em 2023, o varejo online terá um crescimento de R$ 185,7 bilhões. Já o ticket médio poderá subir para R$ 470 por compra, ao mesmo tempo que, a estimativa de pedidos estará em torno de 395,1 milhões e compradores em aproximadamente 87,8 milhões.
Agora que você viu que o comércio eletrônico vem ganhando destaque no mercado, confira as perspectivas para 2023 e comece a se preparar!
-
Marketplace
Uma estratégia que está entre as tendências para e-commerce em 2023. O seu uso tem se tornado cada vez mais constante, além de ser seguro. Por isso, é recomendado a sua utilização. Assim, você aumenta o acesso ao seu site e também eleva o seu faturamento. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, por exemplo, 90% dos entrevistados afirmaram comprar em marketplaces regularmente.
-
Compras nas redes sociais
Uma das tendências fortes são as vendas realizadas nas redes sociais. Algumas delas ocorrem direto nas redes sociais das lojas. Um bom exemplo disso, é o resultado da pesquisa da Pagamentos Móveis e Comércio Móvel, onde 64% dos entrevistados revelaram ter comprado pelo WhatsApp.
Já no Instagram, o percentual é de 46%. Além disso, há pessoas que iniciam as compras nas redes e depois são conduzidas para a sua loja virtual. Como por exemplo, as lives que conseguem converter para as marcas. Isso porque segundo a Opinion Box, 40% dos consumidores entrevistados afirmam já terem comprado um produto após assistirem a uma live – é o fenômeno do Live commerce.
Com isso, percebe-se que o social commerce provavelmente se tornará uma tendência a se concretizar no varejo em 2023. Afinal, o seu foco é satisfazer o público.
-
Uso de mais tecnologia durante a jornada de compra
Utilizar tecnologias para acompanhar mudanças é algo positivo tanto para marcas quanto para consumidores. E disponibilizar meios de pagamento de diversas maneiras é uma das formas de se conseguir uma ótima experiência para os clientes. Fazendo isso, você garante o aumento do seu faturamento, pois assim, o usuário pode optar pelo que for mais adequado para ele.
Um exemplo, é o PIX, que foi lançado em 2020 e já é a segunda opção de pagamento mais usada no e-commerce brasileiro. Outras formas de pagamentos a serem oferecidas, são o QR CODE (segundo estudo da Opinion Box 67% dos brasileiros o utilizam pelo smartphone), link de pagamento (onde pode ser usado nas redes sociais), Mercado Pago e pagamento por aproximação.
Outra tecnologia que será tendência é a realidade aumentada, em que provadores virtuais estão conquistando o seu espaço, ajudando na melhoria da experiência do cliente no online. Com eles, o consumidor consegue visualizar detalhes dos produtos.
-
Tecnologias nos e-commerces
Com a utilização de ferramentas digitais, a sua loja fica com a comunicação automatizada, e os processos de atendimento também. Além disso, a compra se torna ágil e com isso, as operações mais eficientes.
Com o uso das tecnologias, o seu negócio online consegue extrair e armazenar dados dos seus consumidores. Isso possibilita uma melhora da experiência de compra do seu cliente. E o seu e-commerce garante a otimização de suas campanhas de marketing e também a criação de promoções assertivas convertendo em vendas.
-
Logísticas mais eficientes e rápidas
Outra tendência bem forte para 2023, é a forma de entrega (e o custo dela) para negócios online, onde é um dos pontos decisivos para o cliente. Pois está diretamente ligada ao valor final do produto e na rapidez do recebimento da compra.
Por conta disso, diversas marcas já estão investindo nos galpões logísticos onde o intuito é melhorar as entregas. Afinal, aproximadamente 79% dos consumidores escolhem uma loja no lugar da outra, pelo oferecimento de frete grátis. E para 55% das pessoas, o prazo de entrega conta na hora de optar pela compra em um e-commerce.
Então, ao que tudo indica, o ideal é realmente investir e dar atenção na logística do seu negócio.
-
Dispositivos móveis como meio de compras
Uma outra tendência que está ganhando cada vez mais adeptos é o uso de dispositivos móveis para as compras.
Isso pode ser comprovado, pois recentemente, o computador era o meio mais utilizado e hoje, são os celulares que estão ganhando a preferência das pessoas. Isso também é demonstrado pela pesquisa feita pela Opinion, onde 73% das pessoas usam o smartphone e apenas 27% utilizam o computador.
Com isso, percebe-se que as lojas online precisam adaptar as suas páginas da web para que a finalização da compra ocorra por meio do celular.
E, para que o seu e-commerce fique seguro e protegido de dados de transações, é necessário investir alto nisso. Então, agilize o quanto antes para que o seu negócio não fique para trás e perca vendas!
-
Compras por anúncios
Vendas realizadas pelas redes sociais ainda continuam. Inclusive, as próprias ferramentas estão investindo e lançando melhorias para os consumidores.
Conforme dados da Opinion Box, 75% das pessoas clicam no anúncio, mas costumam efetuar a compra depois. Já 13% clicam e compram.
Além disso, há as compras feitas por consumidores que seguem influenciadores, sendo que 41% já comprou produtos indicados por influenciadores. Isso mostra que as pessoas realmente acessam as publicidades das redes sociais.0000 Sendo assim, uma forte tendência para o ano que vem.
-
Atendimento nas compras online
O atendimento feito por pessoas ainda é a preferência dos consumidores.Isso é comprovado com a pesquisa da Opinion, em que 88% ainda preferem falar com uma pessoa. Ao que tudo indica, é que isso acontece porque pessoas são mais ágeis e disponibilizam experiência melhor.
-
Pesquisas por voz em e-commerce
Uma das formas de compras que já está sendo muito utilizada são os alto falantes inteligentes. Como a Amazon Alexa e Google Home, bem como Siri, Cortana e Bixby. Dados do Think with Google mostram que 72% dos proprietários de alto falantes inteligentes relatam que os usam todos os dias. Ainda conforme a pesquisa, a estimativa é que o valor total das compras ativadas por voz aumente cerca de US$ 5 bilhões em 2021 para US$ 19,4 bilhões em 2023.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Amazon já possui o seu Alexa Voice Shopping, em que é permitido que os consumidores acrescente ou excluam itens de sua lista de compras por meio de comandos de voz. O programa realiza os pedidos e os encaminha para a loja mais próxima. O consumidor apenas retira ou utiliza o serviço de entrega. Para que a sua empresa possa usufruir disso, ela deve aprimorar as palavras-chave e o conteúdo para assim as pessoas poderem fazer as pesquisas por voz. Quando isso for oferecido no Brasil e o cliente utilizar, você será o primeiro a responder.
-
Realidade aumentada e realidade virtual
As vendas em lojas virtuais, a todo momento, limitam o consumidor de avaliar e interagir com uma mercadoria antes de efetuar a compra. Por isso, a imagem e o vídeo tornaram-se cruciais. Principalmente quando atraem o cliente.
Além disso, as realidades aumentadas e virtuais (RA e RV) auxiliam também o cliente na sua compra, fornecendo um nível de envolvimento, até então, impossível com o consumidor online. Assim, essas aplicações para RA e RV no comércio eletrônico disponibilizam uma oportunidade para empresas criativas usarem essa tecnologia inovadora. Tudo para levar a experiência de compra pessoal aos clientes em casa.
E aí, o seu e-commerce está preparado para essas tendências?
Se a sua resposta foi sim, que bom! Pois a sua loja virtual tem tudo para decolar mais ainda. Além de fidelizar o cliente e aumentar os seus lucros.
Mas caso você ainda não tenha todas elas aplicadas no seu negócio, procure investir nas que você sente maior necessidade. Pois com elas, a sua loja consegue melhorar a experiência do seu cliente. Além disso, você garante mais vendas!
Conta com a gente para te ajudar! Aqui sempre você será atendido por um analista especializado! 😉
Além disso, se você quiser facilitar a sua operação e ter o controle total de suas operações de forma automatizada, conheça a Venduus e foque no que realmente importa: o crescimento dos seus resultados. Clique aqui e conheça a mais nova integradora do nosso canal.