Confira as diferenças entre um carro da Stock Car e um modelo convencional

A Stock Car vai dar a largada novamente neste final de semana. E para você se preparar, trouxemos algumas curiosidades sobre os carros e a corrida. Afinal, você já pensou nas diferenças entre um carro de corrida e um modelo convencional?

Então agora confira algumas as diferenças entre os dois modelos. Mas primeiro, vamos entender qual a verdadeira importância da competição.

Objetivo da Corrida de Stock Car

Se você acha que o objetivo da Stock Car é somente chegar nas primeiras posições ou vencer, se enganou. A premiação é muito importante tanto para as equipes como para os pilotos. Mas outro objetivo da Stock Car é testar a capacidade do mecanismo dos carros para entregar à população automóveis, com mais resistência e segurança.

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Equipe Hot Car – Foto: Luís França

Como isso acontece

Durante a corrida da Stock Car, os pilotos levam os carros e os equipamentos automobilísticos ao desempenho máximo. A partir daí, as informações obtidas sobre motor, potência, segurança e aerodinâmica são repassadas para as fábricas de carros populares. Assim, as melhorias são implementadas nos carros convencionais que posteriormente serão ofertados e comercializados para o cidadão comum.

Potência e Desempenho dos carros

O carro de corrida da Stock Car, tem 500 cavalos de potência, enquanto um carro popular não chega a 200 cavalos. Na última etapa, por exemplo, um dos carros de corrida patrocinado pela WebContinental, ultrapassou 200 km/h, o que exige muita potência do motor.

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Além disso, o motor e o câmbio são desenvolvidos especialmente para a competição. Dessa forma, dentro da categoria Pro Series, todos os carros possuem esta estrutura semelhante, justamente para manter a igualdade entre os carros. A ideia é que não haja um excesso de disparidade entre os carros, para manter a equiparidade no desafio. Assim, os pilotos competem de uma maneira justa, onde o diferencial será a desenvoltura do competidor.

Estrutura física do carro

As laterais do Carro de competição são iguais às de um modelo Chevrolet Cruze. Porém tanto a frente quanto a traseira do carro de corrida lembram o mesmo formato de carros populares. Mas, eles possuem algumas diferenças em relação ao material. Afinal, para dar mais segurança ao piloto em momentos de toque ou acidentes, a parte traseira e dianteira do carro são feitas com fibra.

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Outro motivo para este material ser utilizado na fabricação do carro, é que ele é mais leve do que os materiais convencionais. Dessa forma, o carro de corrida se torna cada vez mais competitivo. Mesmo que esta característica seja igual entre os carros da categoria. Afinal, a Stock Car visa o equilíbrio da competição, onde o grande diferencial é o ajuste fino e a capacidade do piloto, com citado anteriormente.

Freios potentes para a segurança de todos

Seja na estrada, ruas da cidade ou pistas de corrida, os freios são o item mais importante de qualquer tipo de automóvel. Afinal, os freios são indispensáveis na hora de dirigir ou pilotar, além de evitar choques e acidentes. Portanto, este item é muito mais importante do que o acelerador, independente da situação.

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Assim, pensando em preservar a segurança do piloto, o carro de corrida da Stock Car são desenvolvido com este propósito. Inclusive a próxima corrida que será realizada no Circuito do Autódromo Velocitta, terá retas muito extensas, onde os freios precisam trabalhar perfeitamente no momento das curvas, que por sinal são bem fechadas.

Por isso, as equipes precisam estar atentas ao sistema de freios. Até mesmo as pastilhas e discos de freio são fabricados exclusivamente para o modelo de carro corredor. E tudo isso acontece nas fábricas da Fras-le e Fremax, que desenvolvem freios para carros populares. Sendo assim, a frenagem utilizada nos carros da Stock Car, também está presente nos carros convencionais, levando maior segurança para as pessoas.

Próximo corrida acontece em São Paulo

No próximo domingo, dia 15 de maio, a Stock Car Pro Series vai dar a largada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Quem assistir a corrida vai se admirar com a paisagem. Afinal, a pista está localizada dentro da Fazenda Velocitta. Além de ser uma das pistas mais bonitas e conservadas do país.

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Tuca Antoniazi – Foto: Duda Bairros

 

Entretanto, os amantes de velocidade vão se surpreender, pois esta etapa promete muitas ultrapassagens. Afinal, o circuito será misto, com muitas curvas intensas e retas, o que vai exigir aptidão máxima dos carros e pilotos. Ao todo, a pista possui 3.438 metros de extensão, com 14 curvas. O que necessita de toda a potência freios e pneus.

E é claro que a WebContinental vai marcar presença em Velocitta. Como patrocinadora Master da Equipe Hot Car e os pilotos Tuca Antoniazi e Felipe Lapenna, a Web vai correr junto na quarta etapa da Stock Car Pro Series.

A etapa terá transmissão ao vivo pela Band e SporTV 3, às 13h40. Portanto, não perca e acelere com a WebContinental em mais uma corrida emocionante.

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