Expectativas do mercado para o Dia dos Pais 2023
O mês de agosto está chegando e, com ele, as expectativas de vendas para a campanha de Dia dos Pais que já movimenta o setor de e-commerce. Afinal, o período foi altamente positivo para o setor de varejo digital no ano passado. E as projeções para 2023 são as mais positivas do momento.
Além disso, o Dia dos Pais já deixou de ser uma campanha sazonal secundária de rendimentos para o varejo digital. Inclusive, ela se consolidou como primordial, assim como o Dia das Mães, Namorados e Black Friday.
Entretanto, o(a) lojista digital precisa ficar atento(a) às datas iniciais da campanha, afinal, os consumidores brasileiros estão adiantando as suas compras e estão investindo em empresas que se comprometem em entregar antes do dia comemorativo.
E para te ajudar, a Webcontinental Marketplace preparou este artigo, com os resultados de pesquisas de 2022, projeções e expectativas para este ano, e, ainda, sugestões de estratégias para você otimizar as suas vendas de Dia dos Pais 2023. Confira:
Os últimos anos foram positivos para o setor de e-commerce
Segundo o relatório divulgado pela Social Miner, entre os dias 27 de julho e 09 de agosto de 2020, as vendas em e-commerce cresceram 127% em relação ao ano anterior. Tal aumento, demonstrou que o consumidor brasileiro está mais confiante em relação às transações em varejos digitais.
Além disso, os dados da pesquisa da Neotrust demonstraram que, em 2021, a campanha de Dia dos Pais resultou em um faturamento de R$ 6,2 bilhões, representando 16% a mais em comparação a 2020. Além disso, o ticket médio aumentou 11,23%, o que significa que os consumidores investiram uma média de R$ 449,14 em 2021.
Dessa forma, também é possível avaliarmos que o número de consumidores brasileiros no ambiente virtual, cresceu consideravelmente nos últimos anos. O que contribuiu para que as marcas investissem mais em tecnologia, já que é preciso acompanhar este movimento.
O faturamento foi reduzido em 2022 no Dia dos Pais
Segundo os dados da Neotrust de Dia dos Pais, em 2022, houve uma redução de faturamento de 3,4%, resultando em R$ 5,9 bilhões de lucro para o setor. Ao mesmo tempo, o ticket médio diminuiu cerca de 7% em relação a 2021, se mantendo em R$ 425,23. Mas, ao mesmo tempo em que estes números são menores em relação a 2021, as projeções demonstram que em 2023 haverá um recorde de vendas para o setor.
Inclusive, as categorias por faturamento permaneceram exatamente as mesmas do ano anterior. Isso demonstra que a preferência de presentes para os pais, estão inseridas nos segmentos de Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, seguidas de Alimentos e Bebidas.
Os presentes do Dias dos Pais são escolhidos via mobile
De acordo com a pesquisa realizada pela Lett em parceria com a AlliN, em 2022, cerca de 70% das vendas de presentes para o Dia dos Pais foram realizadas via mobile. Já o cartão de crédito, permanece como a forma de pagamento favorita de 64% dos filhos(as) no momento de fechar o carrinho de presentes. Além disso, 17,8% preferem realizar o pagamento através de boleto bancário, e 17,5%, via PIX.
Dessa forma, é necessário que o varejista disponibilize o seu catálogo digital de produtos e invista em marketing digital, para assim, construir a sua presença e se consolidar no ambiente virtual. E, por isso, é fundamental investir nas vendas em e-commerce no período que antecede o Dia dos Pais.
E, para oferecer uma boa experiência ao consumidor que vai comprar presentes para o Dia dos Pais através de dispositivos móveis, aqui estão algumas ações que você pode tomar para preparar seu e-commerce:
– Responsividade do site:
Certifique-se de que o design do seu site seja responsivo, ou seja, ele se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de tela, garantindo uma experiência de visualização e navegação adequada em dispositivos móveis;
– Design intuitivo e simplificado:
Crie uma interface de usuário amigável, com um design limpo e intuitivo, para facilitar a navegação. Para isso, utilize botões grandes e claros, evite formulários longos e complexos, e facilite o processo de finalização de compra;
Veja mais: Ações para tornar suas operações mais eficientes
– Promoções e ofertas exclusivas:
Crie promoções e ofertas especiais direcionadas especificamente para compras feitas via dispositivos móveis. Tal ação incentiva os usuários a escolherem essa opção. Isso pode incluir descontos exclusivos, frete grátis ou brindes adicionais.
Ao implementar essas ações, você estará preparando seu e-commerce para oferecer uma experiência otimizada aos consumidores que desejam comprar presentes para o Dia dos Pais por meio de dispositivos móveis.
Lembre-se também de monitorar os dados de navegação e comportamento dos usuários para identificar áreas de melhoria contínua e garantir que sua plataforma esteja sempre atualizada com as melhores práticas para mobile.
Dia dos Pais 2023 chega com grande expectativa
Para o Dia dos Pais 2023, as projeções apontam um faturamento de R$ 187 bilhões para o setor de varejo digital. Além disso, a inteligência artificial estará mais presente ao longo da campanha, o que contribuirá para potencializar a jornada do cliente, e, consequentemente, otimizará o fechamento de vendas. É o que apontam os dados do relatório divulgado pela AlliN, em parceria com a Opinion Box.
Social Commerce 2023: Confira os dados da pesquisa e venda mais
Como vender mais no Dia dos Pais 2023
Tal como dito anteriormente, o Dia dos Pais já está consolidado como uma das principais datas sazonais para o mercado digital, por isso, se você quer lucrar e aumentar as suas vendas, é preciso aproveitar este momento para desenvolver suas estratégias de campanha. Além disso, é possível utilizar técnicas de Marketing Digital para e-commerce, que facilitam a comunicação com os seus clientes para que assim, eles fechem a compra do presente na sua loja online. Confira algumas sugestões:
Dicas para aumentar as suas vendas digitais de Dia dos Pais 2023
1. Planeje a campanha de Dia dos Pais 2023 com antecedência
Assim como em qualquer tipo de negócio, planejar as suas vendas online é primordial ao longo do ano inteiro. Entretanto, é necessário entender que cada data sazonal precisa ser analisada e estruturada para atingir as metas de vendas que você almeja para o seu negócio. Com isso, é possível evitar imprevistos e ações mal executadas que podem afetar a imagem da sua marca.
E, como o mercado digital é altamente competitivo, o planejamento não pode se limitar somente às vendas. É preciso traçar estratégias para aumentar o tráfego no seu site e nas redes sociais, além de oferecer diferenciais, como otimizar o prazo de entrega dos produtos, e criar “promoções relâmpago”, por exemplo.
Essas ações fazem toda a diferença na hora de se destacar no mercado digital e de fazer a diferença entre o seu e-commerce e a sua concorrência. E para começar o seu planejamento, siga alguns passos, como:
– Prepare a sua equipe e o estoque para o aumento de fluxo;
– Analise as tendências de mercado;
– Estude os nichos de produtos que podem ser oferecidos com desconto;
– Mantenha o consumidor motivado apresentando promoções, combos e presentes exclusivos até o segundo domingo de agosto;
2. Vendas do Dia dos Pais 2023 devem ser focadas nos filhos
Ajuste as suas estratégias de venda e foque nos filhos(as), pois são eles quem vão realizar as compras no seu e-commerce. Portanto, as ações de marketing do Dia dos Pais 2023 devem ser voltadas para eles.
Para isso, considere apresentar opções de presentes personalizados com a data especial, já que sabemos que muitos filhos podem sentir alguma dificuldade de encontrar o presente ideal para o seu pai. Dessa forma, apresentar opções variadas e criativas pode conquistar novos clientes que buscam alternativas no digital.
3. Divulgue as suas ações nas redes sociais
Utilize as redes sociais para promover campanhas e promoções relacionadas ao Dia dos Pais 2023. Utilize expressões como “oferta”, “frete grátis”, “presente” para chamar a atenção dos seus possíveis clientes. E para isso, mostre o lado afetivo da sua campanha, e crie conteúdos com curiosidades e informações sobre o período.
Além disso, é importante utilizar as redes sociais com responsabilidade e muito planejamento. Afinal, isso garante que o seu negócio não sofrerá com comentários negativos, que possam causar prejuízos à sua loja. É claro que você também deve usar as redes sociais para divulgar suas ofertas e promoções, mas fique atento à quantidade de postagens sobre isso, afinal, as pessoas podem se sentir desconfortáveis com as publicações repetitivas.
Outra dica é apostar em vídeos curtos para compartilhar nos stories e promover postagens para alcançar mais pessoas. Entretanto, não esqueça que a comunicação é tudo. Por isso, responda todos os comentários obtidos nas suas postagens e verifique se não há mensagens enviadas para você.
4. Promoções e ofertas exclusivas são bem-vindas no Dia dos Pais 2023
O mercado digital está cada vez mais competitivo, por isso é fundamental utilizar a criatividade, e desenvolver kits de produtos, condições especiais de pagamento, ofertas e utilizar as redes sociais para isso. Por exemplo, você pode divulgar uma live onde somente quem estiver assistindo, vai concorrer a descontos exclusivos na compra de presentes para o Dia dos Pais. Isso impulsiona o seu engajamento, cria proximidade com o público e aumenta os seus lucros. Outra sugestão que não pode faltar na sua campanha de Dia do Pais, são os cupons de desconto. Com eles, certamente você terá ótimos resultados de vendas.
5. Realize a melhor entrega possível
Além de entregar os presentes para o Dia dos Pais 2023 no prazo de entrega estabelecido, é importante surpreender o seu cliente. Para isso, você pode enviar junto com os produtos vendidos, um brinde, uma embalagem presenteável, amostras grátis de outros produtos, vale-presentes ou um cartão com o nome do seu cliente. Isso deixará a sua marca mais memorável para o cliente, e certamente a sua loja será visitada por ele novamente.
Unboxing – Encante os seus clientes com essa estratégia
Afinal, todo mundo adora ser surpreendido ao abrir uma caixa e descobrir que dentro dela há muito mais do que os produtos comprados. E claro, após a entrega dos produtos, envie uma mensagem para o seu cliente, perguntando como foi a experiência de compra. Esta atitude criará um laço de confiança entre a sua marca e o consumidor.
6. Conquiste o cliente através da jornada de compra
Como dito anteriormente, o cliente está cada vez mais exigente, o que torna o mercado mais competitivo. Dessa forma, quem não oferecer a melhor experiência de compra perderá muitas oportunidades e ficará para trás.
Sabendo disso, o seu maior objetivo deve ser proporcionar a melhor jornada de compra para o seu consumidor. Com isso, você vai conquistá-lo e fidelizá-lo para vendas futuras. Dessa forma, é necessário prestar atenção aos mínimos detalhes, e se colocar no lugar do seu cliente.
Então, certifique-se de produzir conteúdos relevantes antes e ao longo da sua campanha de Dia dos Pais 2023; disponibilize vários e eficientes canais de atendimento; garanta que ele(a) tenha uma boa usabilidade no seu canal online; e mantenha as informações dos produtos e preços sempre atualizados. Essas ações certamente farão com que o relacionamento do consumidor com a sua marca seja o melhor possível.
7. Tenha controle sobre o estoque e da logística do seu negócio
Antes da campanha de Dia dos Pais ou de qualquer outra, é importante conversar com os seus fornecedores e planejar a sua produção para esta data. Além disso, é necessário verificar as opções de entregas dos produtos para os seus clientes. Pois, sabemos que em épocas comemorativas, os pedidos aumentam, e muitas vezes, as empresas de transporte e distribuição podem não conseguir entregar as encomendas nos prazos divulgados no seu site.
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