Dia do Biscoito – curiosidades e uma receita deliciosa para você

No dia 20 de julho, celebramos o Dia do Biscoito. A data é uma homenagem a um dos petiscos mais consumidos no mundo inteiro. Inclusive, o Dia do Biscoito é comemorado em diversos países. Afinal, quem não gosta de biscoito, não é mesmo?

E para você celebrar este dia com muito sabor, a Webcontinental trouxe uma receita deliciosa, e algumas curiosidades sobre biscoito. Então, vamos lá!

Biscoito ou bolacha

Origem do Biscoito

Embora o biscoito seja muito saboroso, a base da massa é muito simples, composta por água, farinha e sal. E essa mistura é milenar. Historiadores afirmam que os povos da antiguidade se alimentavam com grãos de trigo crus amassados com pedra, e misturavam com água. Em seguida, eles secavam a massa no fogo, o que fazia com que a mistura se tornasse uma pasta dura e seca.

biscoito salgado

Além disso, algumas pesquisas sugerem que a massa era preparada na Pérsia e no Antigo Egito para oferendas aos Deuses em troca de chuva para que o solo continuasse fértil.

A palavra “biscoito” também possui uma longa história. Ela é original do latim, onde “bis” significa “duas”, e “coctus”, significa “cozido”. Dessa forma, em tradução literal, biscoito significa “cozido duas vezes”. O termo ganhou ares franceses no século XII, sendo chamado de “bescuit” e em seguida, a palavra foi traduzida para o português como “biscoito”.

A massa do biscoito se popularizou em todo mundo, e foi adequada a cada cultura local, o que deu início a sua comercialização.

Melhores acompanhamentos

Para acompanhar o seu biscoito favorito, você pode utilizar a bebida da sua preferência, ou seguir as recomendações dos grandes chefs de cozinha, que sugerem que os biscoitos salgados sejam degustados com café ou suco de frutas doces. E os biscoitos doces, com chás, leite e sucos cítricos.

Além disso, os biscoitos também podem ser saboreados com cream cheese, creme de ricota, nata, marshmallow, pasta de amendoim ou geleias dos mais variados sabores. A preferência é sua, por isso, vale a pena experimentar as diversas combinações que só os biscoitos podem lhe proporcionar.

Biscoito ou bolacha?

Afinal, qual é o correto? Biscoito ou bolacha? Certamente, você já ouviu esse questionamento ou talvez, você mesmo esteja se perguntando qual a melhor forma de se referir a este tipo de snack. Então, chega de suspense!

biscoito doce

Na realidade, os dois termos estão corretos, porém a maneira de se referir a esta massa de água, farinha e sal, depende de qual estado estamos falando. Entretanto, o termo “biscoito” chegou primeiro ao nosso idioma, visto que, “bolacha” vem do latim “bulla”, o que significa “objeto esférico”. Em seguida, a palavra é composta pela sufixo “acha”, que indica “algo menor”. Ou seja, bolacha significa “pequeno bolo”, em uma tradução literal.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), também reconhece que biscoito e bolacha são sinônimos um do outro.

Mas o que realmente vale, é a regionalidade onde cada palavra é inserida como a correta. Portanto, é muito comum que no Nordeste, o termo mais utilizado seja o biscoito, e nas regiões Sul, Sudeste, e grande parte do Norte e Centro-Oeste, a bolacha seja mais popular. Entretanto, isso não é uma regra, e você pode chamar essa delícia gastronômica como preferir;

Receita de biscoito de aveia e mel

Para o dia ficar ainda mais gostoso, vamos conferir agora, uma receita exclusiva e super fácil de biscoito de aveia e mel para você fazer na sua casa e curtir com a sua família. Confira:

Para a receita, você vai precisar de:

biscoito de mel e aveia

– 260g de farinha de arroz ou farinha de trigo integral;
– 120g de farinha de aveia;
– 200g de aveia em flocos;
– 70g de açúcar mascavo;
– 70g de açúcar refinado;
– 200g de mel de abelhas natural;
– 80g de manteiga sem sal;
– 20g de fermento químico;
– 3 ovos médios.

Modo de preparo:

– Para começar, selecione os ingredientes secos, e misture tudo em uma tigela;

– Em seguida, adicione a manteiga, os ovos e o mel, e misture junto com os ingredientes secos. Mexa com uma espátula, até formar uma mistura homogênea e consistente;

– Reserve a massa por 10 minutos em um plástico filme;

– Em seguida, faça pequenas bolinhas com o auxílio de duas colheres de café. Reserve;

– Prepare uma assadeira média ou grande, untada com manteiga e enfarinhada. Adicione as bolinhas, sempre mantendo um espaço considerável entre elas;

– Pré-aqueça o seu forno a 200°C por 20 minutos;

– Após, leve as bolinhas ao forno por 15 minutos;

– Retire a assadeira do forno e espere os biscoitos esfriarem;

Prontinho! Agora é só servir os biscoitos e escolher o melhor acompanhamento para este momento delicioso!

Dia do Biscoito é na Webcontinental!

Aqui na Webcontinental, você encontra tudo para fazer diversas receitas de biscoitos.  Além disso, temos os melhores eletrodomésticos e utensílios para otimizar o seu tempo e te ajudar a deixar as suas receitas ainda mais saborosas. Acesse o nosso site e aproveite agora mesmo!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com