Vinhos de verão: coloque a adega climatizada para funcionar, escolha as taças e delicie-se!

Em linhas gerais, o vinho remete a inverno e tempo frio, certo? Mas quem ama a bebida sabe apreciar um bom vinho também no verão. Se você ainda não provou um vinho fresco, ideal para tomar no tempo de calor, chegou a hora! Aproveite as dicas sobre os melhores vinhos para saborear no verão, coloque a adega climatizada para funcionar e entregue-se ao prazer de uma bebida única. Mas claro, sempre com moderação, é claro. Afinal de contas, vinho é para ser apreciado o ano todo! Saúde!

Os tipos de vinho ideais para o verão

Vinhos de calor

Cada vinho tem o seu momento. E o tempo de calor é o momento para os vinhos rosés, brancos e espumantes brilharem.

Vinho Rosé

O vinhos rosé é a bola da vez. Para o verão é excelente, pois possui taninos suaves. A cor rosada, exuberante, é resultado das poucas horas de passagem das cascas da uva em contato com o mosto (sumo das uvas que ainda não foram fermentadas). Pode ser servido a uma temperatura de 12 a 14°C. Para quem não tem adega climatizada, vale deixar a garrafa na geladeira por uma hora antes de servir a bebida. Seu frescor originário da Provence, no Sul da França, harmoniza com o clima ensolarado e quente e com pratos de frutos de mar, peixes, saladas e legumes.

Vinho branco

Os vinhos brancos ideais para serem consumidos na primavera e no verão são os com menor teor alcoólico e menos acidez – consequentemente, mais leves. Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling estão nessa lista. Refrescantes e leves, também harmonizam melhor com pratos de peixe e frutos do mar. Sirva-os em temperatura mais baixa, entre 10 e 12°C. Experimente saboreá-los com uma tábua de queijos leves, como ricota, brie, coalho ou mussarela de búfala.

Vinho espumante

Aqui também o Chardonnay e os blancs são os mais leves. Há quem não dispense o brut e tudo bem. E as borbulhas parece que nasceram para harmonizar com o verão, o sol, a praia, não é mesmo? Dessa forma, os espumantes devem ser servidos a baixíssimas temperaturas, algo em torno de 6ºC a 8ºC, já que o gás carbônico é liberado mais rápido no calor, esvaindo as bolinhas. Porém, Espumantes doces, como Moscatel e Demi-sec, podem ficar entre 4ºC e 6º. Os espumantes são, praticamente, os curingas na hora da harmonização, caindo bem como acompanhamentos de pratos diversos, como carnes vermelhas e saladas.

Tinto também pode!

Há quem não abandone o vinho tinto por nada. Nem no maior calorão. E não há problema algum nessa fidelidade! Dessa forma, o melhor é apostar em um menos encorpado, como Gamay, Cabernet Franc e Pinot, que carregam aromas frutais singelos. Devem ser servidos abaixo de 18ºC – bem diferente do recomendado para os tintos fortes no inverno. Deste jeito, como estamos falando de primavera e verão, vai bem harmonizar os tintos com carnes brancas leves e queijos leves.

Não esqueça as taças!

As diferentes taças existem para valorizar os diferentes tipos de vinhos e suas características específicas. Dessa forma, os brancos e rosés caem melhor em taças menores. Já os tintos, como carregam aromas mais complexos, devem ser servidos em taças maiores, para melhor apreciação de suas características. Quer simplificar? Use uma taça grande, como a Bordeaux, para tintos, brancos e rosés. Da específica para espumante, comprida ou larga, você não escapa – as de corpo longo evitam a perda rápida das borbulhas.

Vinho bom merece uma adega climatizada!

Um bom vinho merece repousar em uma adega climatizada. Só a adega mantém a temperatura ideal para a bebida, controla a trepidação das garrafas e protege da ação da luz. Além disso, uma bela adega imprime um estilo glamoroso em qualquer ambiente. Dessa forma, como a Adega Climatizada Gallant Milano, que possui sistema eletrônico termoelétricosilencioso e com vibração zero.

Dessa forma, o resultado é uma estável e gradual alteração de temperatura, evitando o impacto térmico sobre o vinho. Assim, com opções para 8 ou 12 garrafas, a Adega Climatizada Gallant Milano é a opção ideal para você mergulhar definitivamente no universo dos vinhos. Descubra o melhor em adegas com Gallant e WebContinental!

 

 

 

 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com