Conheça o Dia Mundial da Saúde

Você já ouviu falar no Dia Mundial da Saúde? A data é extremamente importante pois traz debates sobre a saúde global e a necessidade dos países se mobilizarem contra diversas doenças. No post de hoje trouxemos informações sobre a data, a OMS e a situação atual da saúde no mundo. Veja também algumas dicas de hábitos saudáveis para deixar o seu corpo melhor e aumentar a sua qualidade de vida. Confira!

O que é o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1948. Atualmente ele acontece no dia 7 de abril e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde pública mundial. As campanhas anuais são realizadas em torno de um tema central que faz parte dos interesses mundiais.

Diversos temas como depressão, diabetes, hipertensão e saúde universal já foram abordados em anos anteriores para chamar a atenção das pessoas sobre os tratamentos, cuidados e precauções. Por essa razão, essa é uma data importante para que o mundo inteiro converse sobre a saúde e pense em novas propostas de tratamento em relação a diferentes doenças, a partir de atividades como debates, competições e premiações.

O que é a OMS?

A OMS é uma organização mundial especializada em saúde e que auxilia a ONU (Organização das Nações Unidas) nos temas relacionados a saúde pública. Com mais de 70 anos de existência, a instituição está localizada em Genebra na Suíça e reúne médicos e cientistas do mundo inteiro. Atualmente a organização conta com a participação de 194 países (incluindo o Brasil) e é fundamental para o combate de doenças graves como tuberculose e malária.

Em relação às suas atividades, a OMS realiza principalmente campanhas de conscientização e pesquisas na área da saúde. Por conta disso a instituição é a maior referência no combate de epidemias.

A saúde mundial em 2020: O coronavírus

A saúde mundial está passando por problemas sérios em 2020. No final de 2019 uma nova doença respiratória começou a se espalhar em Wuhan – China. Os meses foram passando e essa doença acabou chegando em diversos países ao redor do globo. Chamada de coronavírus ou covid-19, essa doença se assemelha com a gripe nos seus sintomas, porém tem uma capacidade de contágio maior e pode evoluir para quadros graves respiratórios, como pneumonia.

O papel da OMS durante a pandemia tem sido muito forte, pois ela é a principal fonte de informação sobre o vírus em si e sua letalidade. A partir das recomendações da organização diversos países estão tomando medidas preventivas como isolamento, higienização das cidades, etc. Nesse contexto, é interessante perceber o quanto a OMS é importante para liderar os esforços contra a pandemia e auxiliar todos os países nesse momento difícil e complicado.

Dicas de saúde

No contexto atual em que uma doença respiratória se espalha cada vez mais pelo mundo, medidas preventivas são essenciais para proteger a população. A seguir trouxemos dicas de saúde que vão auxiliar na prevenção contra o covid-19 e também ajudar a melhorar a sua saúde, tanto mental quanto física.

Medidas preventivas contra o coronavírus

  • Fique mais tempo em casa: o isolamento é uma das principais recomendações da OMS para evitar o alto contágio do coronavírus, por isso priorize ficar em casa durante esse momento.
  • Lave as mãos com frequência: lavar as mãos com água e sabão elimina o vírus, nesse contexto o ideal é que você lave com mais frequência. O uso do álcool gel também é muito bem-vindo.
  • Cubra a boca quando tossir/espirrar: sempre que você for tossir e espirrar, cubra a boca com a parte interna do cotovelo. Assim você não contamina pessoas a sua volta.

Hábitos saudáveis para o seu dia a dia

  • Faça atividades físicas: mesmo estando em casa, é possível fazer exercícios físicos para melhorar a sua saúde. Ioga, dança e exercícios aeróbicos podem ser feitos dentro da sua casa. Que tal dar uma olhada no youtube para assistir alguns vídeos? Vale a pena!
  • Cuide da sua alimentação: uma alimentação saudável ajuda na sua imunidade e aumenta a sua qualidade de vida. Tenha uma dieta balanceada com carnes, cereais, legumes e grãos.
  • Preste atenção na sua saúde mental: esse hábito ainda é muito ignorado, porém ele é essencial para manter a saúde do seu corpo. Converse com psicólogos, faça terapias e invista na saúde da sua mente. Com certeza você verá mudanças positivas rapidamente.

Agora você já conhece o Dia Mundial da Saúde, sabe o que é a OMS e está por dentro dos cuidados necessários para evitar o coronavírus. A WebContinental espera que você aproveite esse momento para ficar em casa e se relacionar com a sua família, pois a saúde de vocês é o que o mais importa.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com