Novembro Azul: conscientização sobre os cuidados do homem!

Novembro azul: conscientização sobre os cuidados do homem

Fonte: Freepik

O Novembro Azul é uma campanha nascida em 2003 com o intuito de trazer conscientização e visibilidade às doenças masculinas, mais especialmente sobre o câncer de próstata, problema que põe em risco a saúde de muitos homens no Brasil e no mundo.

Todos os anos, ao longo de todo o mês de novembro, são feitas diversas ações alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para minimizar os impactos da doença. Para nos unirmos a esse esforço, trazemos abaixo algumas informações importantes sobre o câncer de próstata e sua prevenção. Confira!

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é caracterizado por um aumento do volume da próstata, uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e que só existe no corpo masculino. O câncer na região é causado por um crescimento descontrolado no número de células, ocasionando o crescimento de tumores no local.

Atualmente, ele está entre os tipos de câncer de maior incidência entre os homens, sendo responsável por quase um terço das mortes causadas por tumores malignos na população masculina.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Um dos maiores problemas desta doença é que, em muitos casos, seus sintomas não são perceptíveis, manifestando-se verdadeiramente apenas em fases mais avançadas do câncer. É crucial se manter atento a possíveis sintomas, pois descobrir a doença logo no início aumenta drasticamente as chances de cura.

Abaixo, citamos alguns dos sintomas que podem ser identificados:

Sintomas de fases iniciais:

  • Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar com maior frequência;
  • Diminuição no jato de urina;
  • Presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Sintomas mais avançados:

  • Dor óssea;
  • Sintomas urinários das fases iniciais incluindo dores;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

Quais são os fatores de risco?

Há uma maior chance de incidência do câncer de próstata em homens de idades próximas ou superiores a 55 anos, que estão acima de seu peso ideal ou quem têm algum parente próximo (pai, irmão ou avô) que teve câncer de próstata.

Como se prevenir ao câncer de próstata?

Para auxiliar a se prevenir contra a doença é indicado manter um estilo de vida saudável. Para isso, é possível incluir alguns cuidados básicos na rotina, como:

  • realizar exercícios físicos;
  • cuidar da alimentação;
  • permanecer em uma faixa de peso adequada;
  • minimizar o consumo de álcool;
  • não fumar.

Além disso, é de extrema importância fazer visitas periódicas ao seu médico e fazer os exames preventivos sempre que necessário. Existem dois exames que podem identificar a presença do câncer de próstata: o exame de PSA, realizado por meio de uma análise sanguínea, e o de toque retal.

Este tópico acaba sendo considerado um tabu entre os homens, pois muitos consideram “constrangedor” ter que realizar o exame de toque. Porém, não há nada de constrangedor em zelar pela própria saúde. Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata só podem ser identificados por meio do toque retal.

Contribua para o Novembro Azul!

A WebContinental está junto nessa campanha pela saúde dos homens! É muito importante discutirmos esse tema para conseguirmos salvar o máximo de vidas possíveis. Precisamos desconstruir este tabu que foi criado quanto ao câncer de próstata e o exame de toque. Além de se cuidar, ajude na divulgação do movimento e contribua para que possamos falar com cada vez mais naturalidade sobre isso e impactar cada vez mais pessoas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com