St. Patrick’s Day: a festa irlandesa que contagia o mundo

St. Patrick’s Day: a festa irlandesa que contagia o mundo

St. Patrick’s Day, celebrado anualmente em 17 de março, é uma das festividades mais marcantes e culturalmente ricas do mundo. Originária da Irlanda, essa celebração transcendeu fronteiras e se tornou uma festa global, onde pessoas de diversas origens se vestem de verde, erguem seus copos e se entregam a uma atmosfera contagiante de alegria. Dessa forma, para você não perder nenhum momento dessa festa, a Webcontinental trouxw para diversas curiosidades e história sobre a festividade.  Confira:

História de St. Patrick’s Day

A festa homenageia Saint Patrick, o padroeiro da Irlanda, que é creditado por ter desempenhado um papel crucial na propagação do cristianismo na Ilha Esmeralda durante o século V. Embora a história de Patrick tenha se misturado com lendas ao longo dos séculos, acredita-se que ele tenha nascido na Grã-Bretanha, capturado por piratas irlandeses aos 16 anos e, posteriormente, tornou-se um missionário após escapar do cativeiro.

A lenda mais conhecida associada a St. Patrick é a explicação do uso do trevo. Diz-se que ele usava o trevo de três folhas para explicar o conceito da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) aos pagãos irlandeses. Desde então, o trevo tornou-se um símbolo emblemático da festa.

St. Patrick's Day

Curiosidades de St. Patrick’s Day

A Cor Verde

A cor verde é central nas celebrações de St. Patrick’s Day. Isso se deve à tradição de usar verde durante as festividades em homenagem à paisagem verde da Irlanda, bem como à conexão com os trevos, que são verdes. Em alguns relatos, usar verde também é uma maneira de se proteger contra os duendes travessos, famosos na mitologia irlandesa.

Os Desfiles

Os desfiles de St. Patrick’s Day são uma tradição que se espalhou por todo o mundo. Além disso, o primeiro desfile conhecido ocorreu nos Estados Unidos, em Boston, em 1737. Hoje, cidades como Dublin, Nova York e Chicago sediam alguns dos desfiles mais espetaculares, atraindo multidões que se alinham para ver apresentações de bandas, dançarinos e carros alegóricos, todos adornados de verde.

A Tradição da Comida e Bebida

O St. Patrick’s Day muitas vezes é associado ao consumo de pratos tradicionais irlandeses, como o ensopado de carne (irish stew) e o bacon com repolho. No entanto, a comida mais conhecida dessa celebração é o corned beef e o repolho, uma tradição que se originou nos Estados Unidos, onde os imigrantes irlandeses substituíram o bacon, mais caro, pelo mais acessível corned beef.

Além disso, a bebida que simboliza a festa é a cerveja, especialmente a seca e escura Guinness, que é frequentemente associada à Irlanda.

Globalização da Celebração

O St. Patrick’s Day transcendeu suas raízes irlandesas e tornou-se uma festa verdadeiramente global. Em locais como Sydney, Tóquio e até mesmo na Estação Espacial Internacional, pessoas de todas as nacionalidades se unem para celebrar essa festividade. Além disso, tornando-a um fenômeno cultural internacional.

St's Patrick's Day festa

Os Duendes e Lendas

Os duendes, ou leprechauns, desempenham um papel significativo nas lendas e mitos irlandeses. Eles são conhecidos por sua travessura e por esconder potes de ouro no final do arco-íris. Dessa forma, durante as celebrações de St. Patrick’s Day, esses personagens míticos muitas vezes são representados de maneira lúdica e festiva.

A Torre de Água Verde

Em Chicago, a comemoração de St. Patrick’s Day é particularmente notável. A cidade tingiu o rio Chicago de verde pela primeira vez em 1962. Atualmente, a tradição envolve a aplicação de uma tinta ecológica que se dissolve ao longo do tempo, não causando danos ao ecossistema.

Casamentos Especiais

Acredita-se que casar durante o St. Patrick’s Day traga sorte aos recém-casados. Desse modo, essa é uma prática que tem raízes nas tradições irlandesas e adiciona um toque extra de significado para os casais que decidem trocar votos durante a festividade.

St.s Patrick’s Day é na Webcontinental

O St. Patrick’s Day é mais do que uma festa de um único país; é uma celebração da cultura, da história e da alegria compartilhada por pessoas de todas as partes do mundo. Com suas tradições coloridas, desfiles vibrantes e alegria contagiosa, essa festividade irlandesa continua a encantar e unir pessoas em uma celebração única que transcende as fronteiras e fortalece laços culturais ao redor do globo. Desse modo, cada 17 de março, o espírito festivo de St. Patrick’s Day revela a capacidade da cultura de criar conexões globais e inspirar alegria em corações de todas as nacionalidades. E para aproveitar ainda mais as festividades, aproveite as ofertas especiais da Webcontinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com