São João – Descubra tudo sobre as festas juninas

arraial-São-João-festa-junina

Pipoca, amendoim, quentão e muita diversão! Tudo isso é encontrado em Festas Juninas que já estão acontecendo em diversas cidades do país. Todos os anos, o mês de junho é marcado pelas celebrações de São João que abrangem danças, brincadeiras e comidas típicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Mas apesar de ser uma festa com muito simbolismo brasileiro, as festas juninas são celebradas em diversos países, principalmente no continente europeu, onde a festa teve origem. Ficou curioso? Então descubra agora como as comemorações de São João começaram.

Origem da Festa de São João

A Festa de São João teve início na Europa Medieval, na região da Península Ibérica. Nesta época, a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos.

São-João

No Dia de São João, comemorado no dia 24 de junho, era celebrado em homenagem a São João Batista e também ao solstício de verão no hemisfério norte, além da renovação da natureza. Dessa forma, a data se estendeu, e transformou o mês de junho em um período de festividades para santos católicos. Por isso, além de São João, também são comemorados, os dias de Santo Antônio, no dia 13 de junho, e de São Pedro, homenageado no dia 29 de junho.

Assim, a partir da colonização do século XIX, o Brasil sofreu influências culturais de diversas regiões da Europa, incorporando então, as celebrações juninas no calendário que utilizamos atualmente.

Festas juninas no Brasil

No início, a festa era chamada de “joanina”, em homenagem a São João, mas com o passar do tempo, passou a ser chamada de “junina”. Isso ocorreu, por conta das festividades acontecerem no mês de junho. Além disso, as comemorações agregaram costumes indígenas e afro-brasileiros, o que deixou a comemoração “mais brasileira”.

A festa, que é típica das regiões Norte e Nordeste, representa a gratidão aos santos pelas chuvas, e também movimenta a economia local com a atração de turistas. As maiores festas juninas são realizadas em Caruaru (PE), e em Campina Grande (PB), e duram 30 dias ao todo. Com isso, muitas cidades do interior em diversos estados brasileiros, também mantém a tradição e seguem o mês inteiro de comemorações.

São-João-festa-junina-decoração

Tradições de São João

As tradições das festas juninas misturam elementos católicos, europeus, indígenas, africanos e nordestinos. E o resultado, é uma celebração repleta de diversão e muitas comidas típicas que agradam o paladar de todos. Confira agora as principais tradições desta festa:

Fogueira

A fogueira é o principal símbolo da tradição da festa de São João. Afinal, ela é uma lembrança da celebração do solstício de verão, além de ser associada a outras culturas populares, como o forró e a quadrilha.

Comidas típicas

Doces e salgados como canjica e pamonha, são comidas típicas que precisam de muito milho para o preparo. Outras como pé de moleque, cocada e paçoca, são acompanhadas de bebidas como quentão e vinho, que também harmonizam a culinária da festividade.

São-João-festa-junina

Quadrilha caipira

A quadrilha se originou na França, no século XVIII. Muito popular entre os aristocratas, é uma dança que se espalhou pela Europa, e foi trazida para o Brasil pelas elites portuguesas. Dessa forma, a quadrilha se popularizou em território brasileiro e acabou sendo misturada com outras danças regionais.

Arraiá

Arraiá é o nome dado aos locais que realizam comemorações juninas. Afinal, arraiá significa confraternização com brincadeiras, música, dança, comida e decoração típica. Ou seja, é onde toda a diversão acontece.

Agora que você já sabe tudo sobre São João, chegou a hora de preparar o seu arraiá. E para te ajudar, a WebContinental trouxe o Arraiá de Ofertas, repleto de descontos imperdíveis para você.

Por isso, acesse o site da WebContinental, e confira todas as ofertas do nosso arraiá. Dessa forma, você aproveita a Festa de São João com muito mais diversão e economia.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com