São João – Alegria e festa o mês inteiro

São João – Descubra tudo sobre as Festas Juninas

Pipoca, amendoim, quentão e muita diversão! Tudo isso é encontrado em Festas Juninas que já estão acontecendo em diversas cidades do país. Todos os anos, o mês de junho é marcado pelas celebrações de São João que abrangem danças, brincadeiras e comidas típicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Entretanto, as festividades ocorrem em todos os estados brasileiros.

São João 2023

Mas, apesar de ser uma festa com muito simbolismo brasileiro, as Festas Juninas são celebradas em diversos países, principalmente no continente europeu, onde a festa teve origem. Ficou curioso(a)? Então descubra agora como as comemorações de São João começaram.

Origem da Festa de São João

A Festa de São João teve início na Europa Medieval, na região da Península Ibérica. Nesta época, a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos cristãos.

Dessa forma, o Dia de São João, comemorado no dia 24 de junho, era celebrado em homenagem a São João Batista e também ao solstício de verão no hemisfério norte, além da renovação da natureza. Assim, a data se estendeu, e transformou o mês de junho em um período de festividades para outros santos católicos. Por isso, além de São João, também são comemorados, os dias de Santo Antônio, no dia 13 de junho, e de São Pedro, homenageado no dia 29 de junho.

Além disso, a partir da colonização do século XIX, o Brasil sofreu influências culturais de diversas regiões da Europa. O que fez com que incorporássemos então, as celebrações juninas no calendário que utilizamos atualmente.

comidas de São João

Festas juninas no Brasil

No início, a festa era chamada de “joanina”, em homenagem a São João. Mas com o passar do tempo, passou a ser chamada de “junina”. Isso ocorreu, por conta das festividades acontecerem no mês de junho. Além disso, as comemorações agregaram costumes culturais e religiosos indígenas e africanos, o que deixou a comemoração “mais brasileira”.

A festa, que é típica das regiões Norte e Nordeste, representa a gratidão aos santos pelas chuvas, e também movimenta a economia local com a atração de turistas. As maiores festas juninas são realizadas em Caruaru (PE), e em Campina Grande (PB), e duram 30 dias ao todo. Com isso, muitas cidades do interior em diversos estados brasileiros, também mantém a tradição e seguem o mês inteiro de comemorações.

Arraiá de São João

Tradições de São João

As tradições das festas juninas misturam elementos católicos, europeus, indígenas, africanos e nordestinos. E o resultado, é uma celebração repleta de diversão e muitas comidas típicas que agradam o paladar de todos. Confira agora as principais tradições desta festa:

Fogueira

A fogueira é o principal símbolo da tradição da festa de São João. Afinal, ela é uma lembrança da celebração do solstício de verão, além de ser associada a outras culturas populares, como o forró e a quadrilha.

Comidas típicas

Doces e salgados como canjica e pamonha, são comidas típicas que precisam de muito milho para o preparo. Outras como pé de moleque, cocada e paçoca, são acompanhadas de bebidas como quentão e vinho, que também harmonizam a culinária da festividade.

Entenda o Casamento de Festa Junina

Comidas típicas de São João

Quadrilha caipira

A quadrilha se originou na França, no século XVIII. Muito popular entre os aristocratas, é uma dança que se espalhou pela Europa, e foi trazida para o Brasil pelas elites portuguesas. Dessa forma, a quadrilha se popularizou em território brasileiro e acabou sendo misturada com outras danças regionais.

Venha para o Arraiá de Ofertas Webcontinental!

Arraiá é o nome dado aos locais que realizam comemorações juninas. Afinal, Arraiá também significa confraternização com brincadeiras, música, dança, comida e decoração típica. Ou seja, é onde toda a diversão acontece.

E agora que você já sabe tudo sobre São João, chegou a hora de preparar o seu Arraiá. E para te ajudar, trouxemos o Arraiá da Web, repleto de descontos imperdíveis para você.

Então, acesse agora mesmo o site da WebContinental, e confira todas as ofertas de São João. Dessa forma, você aproveita as Festas Juninas com muito mais diversão e economia no bolso.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com