A estação que tem como símbolos a renovação e o clima ameno está chegando e, com ela, muitas oportunidades em vendas! Com datas comemorativas famosas e concorridas, o Outono 2023 tem um alto potencial para o comércio. Por isso, é muito importante que o período esteja no seu planejamento, para que a única coisa que caia na estação sejam as folhas, e não os seus resultados.
Neste artigo, compilamos as principais informações sobre o Outono 2023. Além disso, elencamos algumas dicas sobre as datas mais essenciais e as melhores estratégias para o período. Confira!
Quando começa o Outono 2023?
No hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a estação começa sempre entre 20 e 21 de março, e marca o término do verão. Desta vez, o Outono 2023 inicia em 20 de março, e se encerra entre os dias 20 e 21 de junho, marcando o início do inverno.
É chamado de equinócio de outono o fenômeno astronômico que marca a chegada da estação. Uma das características é a maior incidência do Sol nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, o outono pode apresentar características bem distintas conforme as regiões do país. Assim, a estação costuma ser mais perceptível em alguns lugares do que em outros. O Sul e Sudeste, por exemplo, costumam sentir mais queda na temperatura, ventos mais fortes e o cessar das chuvas. Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por outro lado, quase não apresentam mudanças.
Assim, conhecer o seu público, sabendo qual a região que você mais atende, pode ser um diferencial. Afinal, você saberá como alinhar a estratégia de acordo com o clima do local.
Veja também: Descubra como vender e lucrar mais no verão.
O que vender no Outono
Dentro do período de 3 meses em que o outono acontece, existem datas bem importantes para o varejo. Entre elas, destacamos o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, momentos em que já virou tradição presentear com itens interessantes e de médio a alto custo.
O setor de Casa e Decoração costuma se destacar no outono, e é ainda mais impulsionado nessas datas comemorativas. Dados do 44º relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen, mostram que o faturamento do segmento teve alta de 155% entre o primeiro semestre de 2020 e 2021. Assim, existem muitas possibilidades de produtos certeiros para vender no Outono.
Alguns produtos com alto potencial de venda, por exemplo, são os tapetes e almofadas, os vasos decorativos e as velas e incensos. Como a natureza sofre mudanças bruscas no período, outra categoria promissora é a de ferramentas para jardinagem, como mangueiras, ancinhos, pás e carrinhos de mão, entre outros.
No setor de eletro, a secadora de roupas e o ar condicionado podem ser muito procurados pelos clientes, visto que a temperatura cai bastante em algumas cidades. A busca por pratos mais quentes também pode aumentar as vendas nas linhas de fornos, fogões e airfryers, por exemplo. Inclusive, esses eletros também são uma forte opção para quem busca presentear nas datas já citadas.
Os alisadores, modeladores e secadores de cabelo também ganham evidência, tanto por serem presentes interessantes para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, quanto por casar muito bem com o período de temperaturas um pouco mais baixas.
Como vender melhor no Outono: confira 3 dicas
Agora que você já sabe quais categorias costumam ser mais procuradas durante o outono, é importante colocar a data no seu planejamento. Entretanto, o ideal é fazer isso com muita estratégia por trás. Deseja vender melhor no período? Confira nossas dicas e arrase na estação!
Olhe para o ano anterior
Como foram as vendas no Outono de 2022? Qual foi o produto mais comercializado, e também aquele que não vendeu tão bem? Esse tipo de informação é muito importante para que você entenda como o período tem funcionado para o seu negócio, podendo tirar insights interessantes e estratégicos depois.
Mas se você ainda não mapeia esse tipo de informação sobre suas vendas, pode aproveitar para começar já no Outono 2023! Chamada de sazonalidade, é considerada uma das variáveis mais importantes para as lojas virtuais. Com essa métrica, é possível prever qual será a demanda em determinados períodos do ano, auxiliando no preparo e planejamento das estratégias de venda, estoque e envios. Consequentemente, sua loja vende mais e impulsiona os resultados nos marketplaces.
De olho nas tendências
Algumas datas sazonais são ainda mais influenciadas por tendências. As estações, como o outono, são um ótimo exemplo. É muito comum que estudiosos e até mesmo marcas ligadas ao setor da moda, ou setores mais específicos como cores, tecidos e tintas, indiquem tons e texturas que serão tendência na próxima estação. Essas indicações refletem em tudo, desde roupas, calçados e acessórios, até mesmo móveis, eletrodomésticos e decoração.
Para ficar por dentro das tendências, você pode acompanhar sites específicos, como o Google Trends. A ferramenta indica tudo o que tem sido mais falado na internet nos últimos dias, semanas e meses. Assim, é uma ótima pedida para quem procura por bons insights. Outro ótimo aliado para manter-se atualizado é a rede social Pinterest. Nela, você encontrará muitas ideias, inspirações e insights nas áreas de arte, moda, casa e decoração.
Amplie o seu mix
Depois que você fizer a análise de sazonalidade, ficará fácil compreender em quais períodos do ano alguns itens têm maior demanda. A partir disso, chegará a hora de ampliar o mix de produtos que seu e-commerce oferece. Porém, cuidado: a mudança de estações traz oportunidades para diversos mercados, mas tenha cautela ao apostar em itens de frio. O clima variado e muito quente de algumas regiões no Brasil podem fazer com que os itens encalhem.
Assim, só amplie a categoria ligada às temperaturas mais baixas sabendo que haverá mesmo intenção de compra dos seus clientes. Se possível, organize um mix de produtos capaz de lidar com as variações. Com muita análise e seguindo uma boa estratégia, será possível aproveitar ao máximo as oportunidades que essa nova temporada oferece. Somado a isso, será possível crescer ainda mais em um ambiente tão competitivo como o dos marketplaces.
Venda mais no Outono com a WebContinental Marketplace!
Mais do que fenômenos da natureza, as quatro estações são sinônimos de oportunidade para os negócios. No Outono, não é diferente! Categorias como Moda, Beleza, Casa e Decoração registram mais demanda, e sua loja pode aproveitar isso.
Para impulsionar as suas vendas no Outono 2023, acompanhe as tendências, amplie o seu mix e claro, conte com a Webcontinental Marketplace para oferecer novas oportunidades e estratégias. Aqui, você terá total apoio para acelerar os seus resultados no e-commerce. Ainda não faz parte do nosso marketplace? Clique aqui e venha vender com a gente!