Dormir com ar-condicionado ligado faz mal?

Você provavelmente conhece os benefícios de uma boa noite de sono. Além de melhorar o humor, o foco e a criatividade, uma noite bem dormida ajuda a reduzir os níveis de estresse, protege o coração e fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e outros riscos para a saúde.

Na fórmula do sono perfeito, uma das principais variáveis é o conforto térmico. Afinal: nada como passar calor ou frio para acordar de hora em hora, não relaxar e sentir-se exausto no dia seguinte. Sobretudo em estações extremas, como verão e inverno, o ar-condicionado é a solução mais procurada para dormir com tranquilidade. Mas será que deixá-lo ligado à noite pode fazer mal a você?

Para tirar suas dúvidas e garantir um sono de qualidade, vamos esclarecer neste texto algumas ideias sobre o uso do ar-condicionado à noite. Continue a leitura para saber se dormir com o ar-condicionado ligado faz mal, e como tirar o melhor proveito do aparelho no seu quarto!

Dormir com ar-condicionado ligado faz mal?

Quem nunca atribuiu um resfriado ou uma alergia ao uso do ar-condicionado à noite? Embora esta seja uma associação comum, é importante saber que, por si só, o ar-condicionado não faz mal à saúde. Pelo contrário: em épocas de calor ou frio intenso, esse recurso ajuda o corpo a se aconchegar, melhorando muito a qualidade do sono.

O que de fato exige atenção é a regulagem da temperatura e da umidade em ambientes climatizados. Para funcionar, tanto no frio quanto no quente, o ar-condicionado retira a umidade do ar – e esse ressecamento pode, sim, agravar problemas respiratórios e alérgicos, como bronquite, rinite e dermatite.

Configurar uma temperatura muito baixa ou muito alta para o aparelho também gera choques térmicos na transição de um cômodo para outro da casa. O fenômeno ativa no organismo o chamado reflexo colinérgico, provocando espirros, congestão nasal, tosse e irritação na garganta.

Segundo a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), o recomendado é manter o aparelho na faixa entre 20°C e 26°C, tanto no verão quanto no inverno. Já a umidade do ar deve permanecer entre 50% e 60%, podendo ser aferida por termômetros e até aplicativos de celular.

Além de funcionalidades dos próprios aparelhos, algumas atitudes simples evitam problemas por dormir com o ar-condicionado ligado. Veja abaixo como se prevenir:

1 – Ajuste o aparelho para a temperatura ideal

Reforçamos que, no verão e no inverno, o recomendado é manter a temperatura do ar-condicionado entre 20°C e 26°C.

Além de estabilizadores de temperatura, alguns modelos possuem sensores que detectam de forma autônoma a configuração ideal para o ambiente (Função Feel). Eficientes e silenciosos, os aparelhos com tecnologia inverter também utilizam compressores com menor oscilação – o que evita picos de trabalho do sistema e ajuda a regular a temperatura.

2 – Faça a manutenção periódica

Filtros e saídas de ar cheias de poeira, ácaros, micróbios e poluentes são os verdadeiros vilões do uso do ar-condicionado.

Em modelos de qualquer tipo, é essencial realizar manutenções periódicas para garantir a higiene e o bom funcionamento do aparelho. Se o seu condicionador de ar tiver filtros laváveis, limpe-os mensal ou quinzenalmente, conforme a frequência de uso. Por fim, pessoas alérgicas podem se beneficiar de aparelhos com purificadores de ar embutidos – que, naturalmente, também exigem revisão regular.

3 – Instale o ar-condicionado em um local apropriado

Os filtros podem estar limpos e a temperatura regulada: se o ar-condicionado incidir diretamente sobre a cama, são grandes as chances de você ter dores de cabeça e reações alérgicas.

Ao instalar o ar-condicionado, privilegie pontos do quarto em que o fluxo de ar seja melhor distribuído, ou não atinja os ocupantes de forma contínua. Considere este ponto também ao posicionar a mobília (sobretudo se o aparelho já estiver instalado). Se o cômodo for pequeno, ou não for possível redirecionar o ar, utilize a Função Swing para variar a canalização do vento, evitando a exposição prolongada.

4 – Escolha um ar-condicionado com a potência adequada

Se a potência do seu ar-condicionado não for dimensionada corretamente, este levará muito mais tempo – gastando muito mais energia – para deixar o quarto na temperatura ideal.

Observar a relação BTU/h nas informações do fabricante é essencial na hora de comprar o seu eletrodoméstico. Quanto maior o número de BTUs, mais potente será o aparelho – ou seja, maior será a capacidade de climatização e mais rápido você poderá desligá-lo, se assim desejar. Além de aliviar o seu bolso, esta é uma vantagem importante nas estações intermediárias (outono e primavera), em que o uso contínuo do aparelho não é necessário.

5 – Programe o funcionamento do ar-condicionado

A Função Timer é um recurso antigo do condicionadores de ar, e mantém sua utilidade nos modelos mais recentes. Antes de dormir, basta configurar o horário em que o aparelho deve se desligar – garantindo, além da economia de energia, um sono relaxante e confortável.

6 – Equilibre a umidade do ambiente

Como o ar-condicionado tende a ressecar o ar do ambiente, uma dica é aumentar a oferta de água no cômodo. Antes de dormir, experimente colocar uma bacia com água no chão, em um local com menos trânsito de pessoas. Por incrível que pareça, essa medida ajuda a repor a umidade do ar, evitando o ressecamento das vias aéreas (nariz, boca, garganta).

Lembre-se também de hidratar o seu organismo por dentro, deixando uma garrafinha com água ao lado da cama ou, no inverno, umedecendo o nariz com soro fisiológico antes de dormir.

Sonha em dormir com conforto e tranquilidade?

Na WebContinental, você encontra diversos modelos de ar-condicionado para quartos de adultos e crianças. Confira os produtos em oferta e alie as nossas dicas à qualidade das melhores marcas! Com esta receita, você e sua família curtem noites de sono muito mais agradáveis.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com