O ar-condicionado faz mal à saúde?

mulher-usando-ar-condicionado

Fonte: Degreconfort

Essa é uma dúvida comum entre quem já usa o ar-condicionado ou está pensando em comprar um novo para a sua casa ou ambiente de trabalho. Muitas pessoas associam o fato de este aparelho modificar o ar, para deixá-lo mais frio ou mais quente, com a proliferação de doenças respiratórias.

Preocupados em sanar essa dúvida entre os consumidores, resolvemos mostrar nesse post que com os cuidados necessários no uso, o ar-condicionado não faz mal à saúde. Continue lendo e saiba como deixar seu ar-condicionado em dia.

Afinal, usar ar-condicionado pode fazer mal?

Não, o simples fato de usar ar-condicionado não traz nenhum prejuízo para a sua saúde. O que acontece é que esse eletrodoméstico suga o ar do ambiente retirando boa parte de sua umidade, o que acaba deixando o ar mais seco e pode fazer com que algumas pessoas sintam irritações no nariz, garganta e olhos. Porém, hoje em dia, os aparelhos são muito mais modernos, alguns inclusive possuem funções que ajudam a regular a umidade relativa do ar para que o usuário não sinta nenhum desconforto.

A temperatura do ar-condicionado também é um fator, principalmente quando ele é ligado em uma temperatura muito diferente do ambiente externo. Isso pode acabar ocasionando choques térmicos que, por sua vez, facilitam o surgimento de resfriados. Por isso o indicado é sempre utilizar uma temperatura amena ao longo de todo o dia. À noite, há ainda o cuidado extra de programar o aparelho para desligar ou configurar um ciclo apropriado para o sono.

Manter o ar-condicionado sempre limpo também é essencial. Dessa forma você evita que doenças respiratórias se disseminem entre as pessoas que transitam pelo ambiente. Negligenciar a limpeza dos filtros pode acabar acumulando partículas de poluentes, além de fungos e bactérias, por isso para prevenir complicações respiratórias e garantir a saúde de todos é muito importante a manutenção dos aparelhos.

Leia mais sobre como fazer manutenção de ar-condicionado split!

Dicas para minimizar os efeitos do ar-condicionado

1. Hidrate-se: beber água é fundamental para manter o corpo hidratado, já que o ar fica mais seco quando o aparelho está ligado;

2. Fique atento ao clima: evite mudanças bruscas de temperatura que podem causar choques térmicos e fique bem longe de resfriados;

3. Mantenha seu aparelho sempre limpo: cuide da saúde de todos fazendo uma limpeza regular nos filtros dos aparelhos, somente dessa maneira você eliminará o acúmulo de partículas poluentes, fungos e bactérias no ar-condicionado.

4. Deixe o ar circular: abra as janelas dos cômodos sempre que possível para que o ar do ambiente seja renovado!

Agora que você já viu que o ar-condicionado não faz mal à saúde, aproveite para conferir nosso guia Tudo Sobre Ar-condicionado. Se estiver em busca de um modelo novo, aproveite também e confira as opções no nosso site: o que há de melhor em ar-condicionado, você encontra na WebContinental

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com