Confira 5 cuidados essenciais com a pele na praia

Mulher passando protetor solar nas costas de um homem

Fonte: FreePik

Estamos em pleno verão, temporada em que muitos se programam para curtir uma folga na praia. Na mala, além de alto astral, não pode faltar atenção à saúde da pele – órgão mais afetado pela rotina de sol, calor, suor e banhos constantes.

Quem já encarou queimaduras, ressecamento e outros problemas dermatológicos sabe como eles podem atrapalhar as férias neste período. Para evitar transtornos, listamos as principais dicas para você cuidar da sua pele na praia. Você verá que, adotando hábitos simples, é possível aproveitar o verão no litoral com segurança e tranquilidade. Continue a leitura e confira!

5 dicas essenciais para cuidar da pele na praia

1. Use sempre protetor solar

O cuidado mais básico com a pele na praia merece destaque na nossa lista. Ainda hoje, muitas pessoas subestimam a importância do protetor solar ou aplicam o produto incorretamente. O resultado são dias de vermelhidão, ardência e descamações por conta de queimaduras solares.

A recomendação geral é de que o filtro solar seja usado diariamente, mesmo quando não há exposição prolongada ao sol. Em dias de atividade ao ar livre, o produto deve ser aplicado com 30 minutos de antecedência para que a pele o absorva. Também é preciso reaplicá-lo a cada duas horas, ou de hora em hora em caso de transpiração excessiva ou contato com a água.

Para escolher o filtro mais adequado à sua pele, preste atenção em dois dados que constam no rótulo do produto:

  • Fator de Proteção Solar (FPS): indicado por números (15, 30, 50, 60), sinaliza o grau de proteção contra os raios UVB, que provocam queimaduras e aumentam o risco de câncer de pele;
  • Persistent Pigment Darkening (PPD, na sigla em inglês): indicado por sinais de mais (+, ++, +++), mede a proteção contra os raios UVA, que aceleram o envelhecimento da pele e podem desencadear alergias.

Por via de regra, quanto mais clara for a pele, maior deve ser o FPS e o PPD do protetor solar. Por concentrarem mais melanina na pele, pessoas negras contam com uma “proteção natural” à ação da luz solar – mas também devem utilizar protetor conforme as orientações acima.

Criança passando protetor solar no rosto

Fonte: FreePik

2. Tome sol com moderação

A busca por um bronzeado instantâneo às vezes leva ao mau uso do protetor solar e outros descuidos com a pele na praia. Vale lembrar que esse objetivo estético pode ser atingido com saúde – resultando, inclusive, em uma cor mais uniforme e duradoura.

Uma dica para acelerar o bronze é incorporar à dieta alimentos ricos em carotenoides. Essas substâncias se depositam na pele e têm ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce e complementando a ação do filtro solar. Para consumi-las em quantidade, dê preferência a frutas e legumes de tom alaranjado ou avermelhado, como cenoura, mamão, tomate e beterraba.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, horário em que os raios solares são mais intensos. Barreiras físicas como guarda-sóis, saídas de praia, chapéus e óculos de sol ajudam a proteger a pele nesse intervalo. Em matéria de roupas, opte pelos tecidos de algodão, que bloqueiam a maior parte da radiação solar. Estima-se que os tecidos sintéticos aparem apenas 30% dos raios UV.

3. Hidrate-se por fora…

Com a exposição ao sol, ao sal e ao cloro, a pele frequentemente resseca no verão. Usar hidratantes em loção ou em gel é uma medida básica para mantê-la saudável – e, de quebra, proporciona uma sensação refrescante ao fim do dia.

Para proteger-se ainda mais contra os raios UVA, agentes do envelhecimento precoce, escolha hidratantes com vitaminas E e B3 na composição. Essas substâncias têm ação antioxidante e ajudam a regular os níveis de água na pele. Não esqueça também de cuidar dos cabelos: usar fluidos siliconados nas pontas repara e nutre os fios contra o sol, o vento e a maresia.

4. … E hidrate-se por dentro

Impossível falar em hidratação sem falar em beber água, certo? Para compensar o suor excessivo no verão, certifique-se de ingerir muito líquido – sobretudo água, água de coco e sucos naturais de frutas. Seguir uma dieta mais leve, além de trazer mais disposição, ajuda a equilibrar os níveis de água no organismo. Por isso, diminua os carboidratos e gorduras, privilegiando alimentos crus, cozidos, grelhados e ricos em fibras.

Mulher bebendo água na praia

Fonte: FreePik

5. Previna-se contra as doenças de pele

Com tantos fatores externos agindo sobre a saúde da pele, é preciso ter cuidado para não deixá-la ainda mais vulnerável. Uma precaução importante é secar bem o corpo: permanecer muito tempo com roupas molhadas ou de difícil ventilação pode facilitar o surgimento de micoses. Troque as roupas de banho com frequência, prefira sapatos abertos e utilize roupas leves de algodão.

Se você costuma esfoliar o corpo, atente também para a frequência dessa prática no verão. Como a pele tende a ressecar na praia, o ideal é fazer a esfoliação cerca de uma semana antes da viagem. Assim, você terá um bronzeado mais uniforme sem abrasar a pele, que precisará apenas de limpeza e hidratação. Evite a esfoliação nos dias em que for à praia, assim como banhos quentes ou em grande quantidade.

Pronto para redobrar os cuidados com a pele na praia? Confira as nossas ofertas de produtos para a pele e conte com a WebContinental para aproveitar suas férias de verão da melhor forma!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com