Ar-condicionado central: o que é e como funciona?

ar condicionado central

Fonte: Smartouch

Você já ouviu falar no ar-condicionado central? Esse sistema de climatização é muito utilizado em empresas, pois consegue regular a temperatura de grandes ambientes com facilidade e eficiência. Além disso, essa opção possui ótimas vantagens para quem tem uma casa ampla e quer deixar todos os cômodos agradáveis.

No post de hoje vamos explicar para você o que é o ar-condicionado central e como ele funciona. Vem conferir para tirar todas as suas dúvidas!

O que é o ar-condicionado central

O ar-condicionado central é um sistema inteligente que permite que você climatize diversos ambientes ao mesmo tempo. Ele possui apenas uma condensadora externa, no entanto trabalha com vários aparelhos internos que facilitam a circulação do ar pelos locais.

De forma resumida, o ar-condicionado central é uma opção otimizada que garante uma ótima climatização para empresas grandes e casas com muitos cômodos.

Como funciona o ar-condicionado central

O funcionamento do ar-condicionado central é simples e pode acontecer de duas formas: a partir do sistema VRF ou com o sistema de dutos. A seguir vamos explicar como cada opção funciona e quais são as suas principais características.

Sistema VRF

O sistema VRF (que significa “Fluxo de Gás Refrigerante Variável”) é o mais usual, tendo em vista a maior praticidade que ele oferece aos usuários. Ele é Multi-split e é basicamente estruturado a partir de duas partes interligadas: a condensadora (externa) e as evaporadoras (internas). A maior vantagem desse sistema é que nele é possível configurar a temperatura em diferentes pontos e de maneira independente.

Sistema de dutos

Como o próprio nome já diz, o sistema utiliza dutos de ar para climatizar os diversos ambientes. Dessa forma, necessita de um rebaixamento no teto para ser instalado. Além disso, ele apenas espalha o ar climatizado para os diferentes cômodos, mantendo assim a mesma temperatura em todos eles. Além disso, sua principal vantagem é que ele não atrapalha a sua decoração, pois não fica visível nos cômodos.

Vantagens do ar-condicionado central

Independentemente do sistema que você escolher, o ar-condicionado central possui vantagens únicas e que com certeza vão tornar o seu dia a dia muito mais agradável.

  • Climatiza diversos ambientes ao mesmo tempo: a principal vantagem do ar-condicionado central é que ele consegue regular a temperatura de diversos cômodos ao mesmo tempo.
  • Economia de energia: ter um desses sistemas é mais econômico do que utilizar um ar-condicionado para cada ambiente.
  • Praticidade na utilização: os sistemas de ar-condicionado central são extremamente práticos e fáceis de usar.
  • Menor ruído: no caso do sistema VRF, o ar-condicionado central produz um ruído muito baixo e discreto.
  • Climatiza áreas extensas: o ar-condicionado central é o ideal para locais extensos e com muitas pessoas, pois consegue climatizar esses ambientes de forma rápida e eficiente.

Leia mais em: vantagens do ar-condicionado embutido.

Agora você sabe o que é o ar-condicionado central e como ele funciona, além disso está por dentro de todas as vantagens que esses sistemas possuem. Aproveite para conferir os produtos de climatização disponíveis na WebContinental e deixe a sua casa ainda mais confortável.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com