Dia do Fotógrafo: veja dicas para melhorar as suas fotos!

Dia do Fotógrafo: veja dicas para melhorar as suas fotos!

Fonte: Pexels

Considerada a oitava arte, a fotografia é capaz de eternizar momentos, passar intenções e sentimentos, sendo apreciada no mundo inteiro. No Brasil, o daguerreótipo, a primeira versão de uma máquina fotográfica, chegou em 8 de Janeiro de 1840. Desde então, essa data foi escolhida para celebrar o Dia do Fotógrafo, profissional responsável por registrar essas frações de segundos e transformá-las em lembranças preciosas ou até mesmo legítimas obras de arte.

A WebContinental acredita no poder da fotografia e preparou um post em homenagem a esta data especial. Continue lendo e confira dicas para fazer fotos cada vez melhores!

Dicas para melhorar suas fotos

Como amantes de fotografia, muitas vezes nos deparamos com uma enorme vontade de comprar novas câmeras, lentes e acessórios de fotografia. Mas não devemos nos esquecer que a pessoa por trás da câmera, sua visão e sua experiência fazem toda a diferença no trabalho final.

Se você também ama fotografia e quer tirar fotos cada vez mais incríveis, confira algumas dicas que separamos para você:

1 – Trabalhe a composição da foto

A composição de uma única foto, quando bem feita, é capaz de atrair e cativar a atenção de quem olha. Para realizar uma boa composição, tenha em mente o que quer fotografar, pois tudo girará em torno deste objeto ou pessoa. Veja algumas dicas básicas:

  • Deixe a linha do horizonte “reta”;
  • Evite elementos que desviem a atenção do objeto principal;
  • Confira o equilíbrio da foto, através da simetria, relação de elementos, cores, luz, entre outros detalhes;
  • Utilize a regra dos terços: divida o espaço da foto em duas linhas horizontais e duas verticais simétricas e posicione o objeto da foto entre os pontos em que as linhas se cruzam.

Fonte: Pinterest

2 – Explore outras perspectivas

Muitas vezes as fotos mais marcantes surgem de um olhar diferente para os mais diversos cenários. Saia da caixa, tente pensar em formas inovadoras de observar a mesma coisa, tente ver o mesmo cenário de um ângulo superior ou inferior, de frente e por trás, com e sem zoom ou até por atrás de algo. Com certeza os resultados vão ser gratificantes!

Fonte: Pinterest

3 – Sempre preste atenção na luz

Capturar a luz é a essência da fotografia, consequentemente, a luminosidade de uma foto é um dos fatores mais importantes de se levar em consideração. Veja algumas dicas rápidas:

  • Busque equilíbrio na exposição: ao ajustar o ISO, a abertura ou o obturador cuide para que as fotos não fiquem excessivamente claras ou escuras, pois alguns casos não são recuperáveis com edição.
  • Cuidado com os detalhes: evite que a luz incida diretamente ou intensamente no objeto de sua fotografia, pois poderá trazer uma sensação de artificialidade.
  • Aproveite a posição do sol: ao fotografar em um ambiente externo, aproveite a chamada “Hora Dourada”, logo após o nascer do sol e logo antes dele se pôr. Isso resulta em cores mais quentes, sombras mais longas e uma luz difundida e suave para sua foto.

Fonte: Pexels

4 – Tome seu tempo

Dificilmente tiramos a melhor foto possível logo nas primeiras tentativas. Caso não for perder grandes acontecimentos no ambiente, revise suas fotos, entenda o que deu certo e o que poderia melhorar, tente fotografar de outras maneiras… Diversifique!

Se quiser fazer uma foto em algum lugar ou hora específica, para ter o melhor ângulo de luz, você não vai querer perder o momento ideal. Para isso é importante preparar-se para garantir que a foto saia da forma que deseja, o que leva tempo, mas é muito gratificante!

Fonte: Pexels

5 – Entenda sobre edição

Conseguir tirar belas fotografias é só uma parte do trabalho. Para conseguir extrair o máximo de suas fotos, criar visuais incríveis, resgatar fotos escuras ou claras demais e fazer aqueles pequenos ajustes que fazem toda a diferença, é muito importante saber o básico sobre edição.

Explore as diversas formas de edição e, junto com seu estilo de fotografia, crie uma identidade única para suas fotos, algo que vejam e consigam associar a você!

Fonte: Pexels

6 – Explore o portfólio de suas referências

Além de praticar sempre e explorar diferentes formatos, é importante também conhecer o trabalho de outros fotógrafos. Você irá se surpreender com a quantidade de inspirações que poderá conseguir.

Algumas dicas de grandes fotógrafos da história que possuem trabalhos incríveis que inspiram até hoje:

  • Henri Cartier-Bresson: pioneiro na arte da fotografia de rua e considerado por muitos o pai do fotojornalismo;
  • Ansel Adams: voltado para fotografia de paisagens e famoso por sua técnica e sua relevância histórica;
  • Annie Leibovitz: famosa fotógrafa retratista conhecida por suas fotos engajadoras;
  • Sebastião Salgado: fotojornalista brasileiro respeitado no mundo inteiro por seu estilo de fotografia documental.

Fonte: Culture Trip

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você de alguma forma e desejamos um ótimo dia do fotógrafo para todos aqueles dedicados a este estilo de arte tão especial. Visite a sessão de Cine e Foto da WebContinental para conferir nossas ofertas em equipamentos de fotografia e mais!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com