Dia Mundial da Fotografia – Confira dicas para arrasar nas fotos

Considerada a oitava arte, a fotografia é capaz de eternizar momentos, passar intenções e sentimentos, sendo apreciada no mundo inteiro. E é por isso, que hoje, dia 19 de agosto, celebramos o Dia Mundial da Fotografia. Mas você conhece a origem desta data? Bom, a WebContinental vai te contar tudo sobre este dia agora. E você ainda vai conferir dicas sobre como melhorar as suas fotos.

Dia Mundial da Fotografia 

No dia 19 de agosto de 1839, o cientista François Arago, anunciou um invento chamado de Daguerreótipo durante uma reunião do Instituto da França, com a presença do governo francês. Dessa forma, esta data foi oficializada como o dia da invenção da Daguerreotipia. Esta invenção foi aos poucos se tornando conhecida ao redor do mundo, fazendo com que a tecnologia inventada pudesse ser utilizada por todos. No Brasil, o aparelho chegou em 8 de Janeiro de 1840.

Entretanto o Daguerreótipo foi um dispositivo criado pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce. Porém Niépce morreu em 1833, e a tecnologia foi creditada à Daguerre. Nesta época, a invenção se tornou uma revolução tecnológica, que aos poucos ficou popularmente famosa como a invenção da fotografia. Para o seu funcionamento, a Daguerreotipia necessita da fixação de uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, e da exposição da placa à cristais de iodo.

Mas graças à popularização do processo, após alguns anos, ela foi substituída pela Colotipia. Dessa forma, a fotografia foi avançando até a invenção das câmeras mais modernas como conhecemos hoje.

Dicas para melhorar suas fotos

Agora que você já sabe a origem do Dia Mundial da Fotografia, vamos conferir como deixar as suas fotos com mais qualidade profissional. Lembrando que você pode ajustar essas configurações em câmeras fotografias ou no seu smartphone, dependendo do modelo do aparelho.

Como amantes de fotografia, muitas vezes nos deparamos com uma enorme vontade de comprar novas câmeras, lentes e acessórios de fotografia. Mas não devemos nos esquecer que a pessoa por trás da câmera, sua visão e sua experiência fazem toda a diferença no trabalho final.

Se você também ama fotografia e quer tirar fotos cada vez mais incríveis, confira algumas dicas que separamos para você:

1 – Trabalhe a composição da foto

A composição de uma única foto, quando bem feita, é capaz de atrair e cativar a atenção de quem olha. Para realizar uma boa composição, tenha em mente o que quer fotografar. Afinal, tudo girará em torno deste objeto ou pessoa. Veja algumas dicas básicas:

  • Deixe a linha do horizonte “reta”;
  • Evite elementos que desviem a atenção do objeto principal;
  • Confira o equilíbrio da foto, através da simetria, relação de elementos, cores, luz, entre outros detalhes;
  • Utilize a regra dos terços: divida o espaço da foto em duas linhas horizontais e duas verticais simétricas e posicione o objeto da foto entre os pontos em que as linhas se cruzam.
dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Pinterest

2 – Explore outras perspectivas

Muitas vezes as fotos mais marcantes surgem de um olhar diferente para os mais diversos cenários. Saia da caixa, tente pensar em formas inovadoras de observar a mesma coisa. Além disso, procure ver o mesmo cenário de um ângulo superior ou inferior, de frente e por trás, com e sem zoom ou até por atrás de algo. Com certeza os resultados vão ser surpreendentes!

dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Pinterest

3 – Sempre preste atenção na luz

Capturar a luz é a essência da fotografia, consequentemente, a luminosidade de uma foto é um dos fatores mais importantes de se levar em consideração. Dessa forma, veja algumas dicas rápidas:

  • Busque equilíbrio na exposição: ao ajustar o ISO, a abertura ou o obturador cuide para que as fotos não fiquem excessivamente claras ou escuras, pois alguns casos não são recuperáveis com edição.
  • Cuidado com os detalhes: evite que a luz incida diretamente ou intensamente no objeto de sua fotografia, pois poderá trazer uma sensação de artificialidade.
  • Aproveite a posição do sol: ao fotografar em um ambiente externo, aproveite a chamada “Hora Dourada”, logo após o nascer do sol e antes dele se pôr. Isso resulta em cores mais quentes, sombras mais longas e uma luz difundida e suave para sua foto.
dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Pexels

Saiba como tirar fotos profissionais com a GoPró

4 – Tome seu tempo

Dificilmente tiramos a melhor foto possível logo nas primeiras tentativas. Caso não for perder grandes acontecimentos no ambiente, revise suas fotos. Assim, você pode entender o que deu certo e o que poderia melhorar. Além disso, outra sugestão valiosa, é tentar fotografar de outras maneiras. Isso possibilita que você diversifique o seu portfólio!

Se quiser fazer uma foto em algum lugar ou hora específica, para ter o melhor ângulo de luz, você não vai querer perder o momento ideal. Para isso é importante preparar-se para garantir que a foto saia da forma que deseja.

O que leva tempo, mas é muito gratificante!

dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Pexels

5 – Entenda sobre edição

Conseguir tirar belas fotografias é só uma parte do trabalho. Para conseguir extrair o máximo de suas fotos, criar visuais incríveis, resgatar fotos escuras ou claras demais e fazer aqueles pequenos ajustes que fazem toda a diferença, é muito importante saber o básico sobre edição. Entretanto, você pode contar com diversos aplicativos que editam fotos como os programas profissionais de edição. Dessa forma, o processo se torna mais fácil e você garante um ótimo resultado com as suas fotografias.

Por isso, explore as diversas formas de edição. E junto com seu estilo de fotografia, crie uma identidade única para suas fotos, algo que vejam e consigam associar a você!

dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Pexels

6 – Explore o portfólio de suas referências

Além de praticar sempre e explorar diferentes formatos, é importante também conhecer o trabalho de outros fotógrafos. Assim, você irá se surpreender com a quantidade de inspirações que poderá conseguir.

Algumas dicas de grandes fotógrafos da história que possuem trabalhos incríveis que inspiram até hoje:

  • Henri Cartier-Bresson: pioneiro na arte da fotografia de rua e considerado por muitos o pai do fotojornalismo;
  • Ansel Adams: voltado para fotografia de paisagens e famoso por sua técnica e sua relevância histórica;
  • Annie Leibovitz: famosa fotógrafa retratista conhecida por suas fotos engajadoras;
  • Sebastião Salgado: fotojornalista brasileiro respeitado no mundo inteiro por seu estilo de fotografia documental.
dia-mundial-da-fotografia

Fonte: Culture Trip

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você de alguma forma. E para conferir o que há de mais moderno no universo da fotografia, confira a categoria Cine e Foto da WebContinental. Aqui você vai conferir nossas ofertas em equipamentos de fotografia e mais!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com