Quem inventou o ar-condicionado?

O ar-condicionado é um dos item que, com o passar dos anos, foi se tornando indispensável nos nossos lares, devido à sua função de climatização do ambiente. Cada vez mais, surgem modelos de ar-condicionado modernos e eficiente, com tecnologias altamente inovadoras.

Mas você sabe quem inventou o primeiro ar-condicionado? Nós, da WebContinental, somos apaixonados por esse aparelho e criamos um conteúdo especial para você entender como o ar-condicionado surgiu e a sua evolução até os dias de hoje. Confira abaixo!

Como surgiu o ar-condicionado?

Em 1902, o engenheiro norte-americano Eillis Carrier criou um processo mecânico para ar-condicionado. Na época, com 25 anos, foi designado a resolver o problema de uma empresa de impressão de Nova York, por causa dos dias quentes na cidade. Com isso, Carrier inventou um sistema para controlar a umidade do ar e, principalmente, a temperatura do ambiente.

O aparelho retirava a umidade da fábrica através do resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados. Esse novo mecanismo foi o primeiro exemplo de ar-condicionado contínuo por processo mecânico.

A invenção deu tão certo que as pessoas começaram a se interessar por esse novo produto. O engenheiro fundou então a Carrier Corporation, indústria que prometia suprir essa nova demanda.

A popularização do ar-condicionado

O ar-condicionado demorou para se popularizar porque os inventores não tinham percebido o potencial das máquinas de ar frio. A primeira instalação residencial do aparelho foi feita em uma mansão de Minneapolis, nos Estados Unidos, em 1914. Nesse mesmo ano, Carrier aplicou o primeiro ar-condicionado hospitalar.

Em 1923, uma loja em Detroit, EUA, instalou três ares-condicionados. Essa ação atraiu muitos consumidores para o local. E foi nesse período que o aparelho passou a ser instalado em locais públicos.

Já em Nova York, em 1924, o cinema Tivoli recebeu o seu primeiro ar-condicionado. Com o grande movimento do público, que passou a frequentar o local até mesmo no verão, a indústria teve um crescimento alto. A partir daí, os aparelhos começaram a aparecer por muitos escritórios espalhados pelos Estados Unidos.

Tudo isso levou ao desenvolvimento da primeira produção em série de unidades de ar-condicionado, com o foco em instalação residencial. Essa ação, feita pela Carrier em 1952, teve muita eficiência, e o estoque acabou sendo vendido em duas semanas. A partir daí, o uso dos aparelhos nas residências passou a ser comum, principalmente por serem modelos mais baratos e com um design diferenciado.

Evolução do ar-condicionado até hoje

1970: surge o ar-condicionado de Janela

Em 1970, os modelos de ar-condicionado de janela começaram a surgir no mercado, inicialmente com uma estrutura mais simples. Com uma boa demanda na época, os aparelhos eram compostos por bobina, condensadora e ventilador. Pela facilidade na instalação e pelo tamanho, esse modelo de ar-condicionado passou a ser popular no Brasil e no mundo.

2000: modelo Split se destaca pelo mundo

Nos anos 2000, o modelo ar-condicionado split começou a ser utilizado, principalmente para casas e apartamentos, chegando ao ápice em 2010. O aparelho, que possui duas partes, condensadora e evaporadora, passou a ser cada vez mais buscado principalmente pelas novas tecnologias que eram lançadas constantemente e pela flexibilidade, já que podiam ser instalados em qualquer ambiente, e não apenas nas janelas.

Atualmente: era das tecnologias

Cada vez mais os recursos e as tecnologias dos ares-condicionados aumentam no mercado. Os aparelhos estão ficando mais modernos e inovadores, trazendo várias funções úteis para o dia a dia, entre elas:

  • Tecnologia inverter: que permite um uso mais eficiente do ar-condicionado com economia de energia;
  • Conexão Wi-fi: que possibilita controlar o aparelho pelo smartphone, mesmo que você esteja a quilômetros de distância.
  • Resfriamento rápido: ajuda a manter o ambiente em uma temperatura agradável em pouco tempo.
  • Timer/painel digital: para um controle mais eficiente e autônomo das funcionalidades do ar-condicionado.
  • Wind-free (sem vento): oferece conforto térmico sem a sensação desagradável de vento direcionado.

Gostou de saber mais sobre a história do ar-condicionado? Agora que você já conhece a evolução do aparelho, que tal conferir os modelos de ar-condicionado da WebContinental e ficar por dentro das novas tecnologias. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com