Decoração com quadros: dicas e ideias para você se inspirar

Parede com quadros decorativos de diferentes tamanhos e temáticas

Fonte: Unsplash

Os quadros decorativos são uma solução simples e acessível para levantar o astral do ambiente. Mais do que a proposta do cômodo, essas peças refletem a personalidade e a história dos moradores – e no caso dos escritórios, expressam também a identidade da equipe.

As possibilidades de decoração são múltiplas: o espaço disponível e a sua criatividade é que determinam como os quadros serão distribuídos. Embora não existam regras rígidas para a organização desses itens, alguns truques ajudam a criar composições harmônicas, valorizando ainda mais as peças e evitando que o ambiente fique carregado.

Quer dar um toque artístico ao seu canto de descanso ou trabalho? Então confira dicas essenciais para aproveitar melhor os quadros na decoração:

Selecione seus quadros favoritos

Escolher os quadros é fácil, não é? Basta um olhar mais demorado para decidir quais imagens despertam emoções e memórias, retratam o seu dia a dia ou expressam o que você acredita.

Para iniciar a decoração, lembre-se que as peças devem formar um conjunto coerente. Entre outros critérios, você pode aproximar os quadros pelo tema (fotos de família, viagens, lettering), as cores (monocromáticas, em degradê) ou o estilo (minimalista, abstrato, realista).

Sala de estar com quadros na decoração

Fonte: FreePik

Escolha o espaço para a sua galeria

Do conteúdo à paleta de cores, o ideal é que os quadros também conversem com o espaço onde serão colocados. Se você ainda tem dúvidas sobre o melhor lugar para exibi-los, veja recomendações gerais para cada cômodo:

  • Hall de entrada: espaço pequeno, com poucos móveis. Decore com um quadro grande em destaque ou porta-retratos sobre um aparador;
  • Corredores e escadas: os miniquadros são a melhor pedida, pois serão vistos de perto pelos passantes. Em escadas, a disposição dos quadros deve acompanhar o nivelamento dos degraus;
  • Salas de estar e jantar: por terem diversas configurações, são os cômodos mais versáteis quanto à quantidade e composição dos quadros. Atente apenas para sofás e mesas próximos à parede: para não atrapalhar quem estiver sentado, calcule um espaço de 30 cm entre a base do quadro e o encosto do sofá ou das cadeiras;
  • Quartos: podem receber quadros de qualquer tamanho. Se a ideia é fixá-los sobre a cama, o melhor é que cubram toda a extensão horizontal do móvel. Observe também a cabeceira: para o seu conforto, pendure os quadros cerca de 20 cm acima da peça;
  • Cozinhas: se o cômodo for integrado à sala de jantar, os miniquadros servem para decorar e demarcar os ambientes;
  • Banheiros e lavabos: os miniquadros são recomendados para agregar à decoração sem “disputar” a atenção com o espelho, em geral uma peça de destaque nesses cômodos.
Parede com quadros decorativos em sequência

Fonte: Pexels

De olho na composição

Tendo escolhido o cômodo para seus quadros decorativos, é hora de tirar medidas. Métricas como o comprimento das paredes e a distância entre os móveis são muito importantes para estimar a proporção dos quadros (isolados e em conjunto). Acertando neste aspecto, criar uma estética agradável fica muito mais fácil.

Por via de regra, os quadros devem ser fixados na altura dos olhos (no mínimo 1,60 m desde o chão). Quadros grandes merecem destaque em paredes largas, onde possam ser admirados mesmo à distância. Se o aposento já conta com um móvel maior, como uma mesa ou um sofá, você pode posicionar o quadro em função deste item.

Quadros grandes também podem servir de ponto focal para a composição de quadros menores. Não tenha medo de agrupar peças de diferentes tamanhos: esse arranjo deixa a decoração mais dinâmica, descontraindo o ambiente.

Calcule pelo menos 3 cm de espaço entre os quadros e tente sempre acompanhar a disposição da parede (quadrada, retangular, ampla ou estreita). Na falta de um quadro maior para ordenar a composição, crie um eixo imaginário na horizontal ou vertical para alinhar os objetos.

Por fim, outra dica útil é combinar molduras variadas, que dão um charme extra ao conjunto da obra. O toque final fica por conta da iluminação: para valorizar as imagens e colorir o ambiente, privilegie espaços com ampla luz natural ou utilize spots para chamar atenção para a sua galeria.

Tudo pronto para decorar seu espaço com quadros?

Antes de fixá-los, experimente recortar folhas de papel nas dimensões das peças e simular a composição na parede ou no chão. Assim, você poderá fazer os ajustes necessários e garantir que a decoração fique do seu jeito.

Confira os outros conteúdos de decoração no blog da WebContinental e deixe seu espaço ainda mais funcional e aconchegante!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com