Qual o melhor notebook para o seu perfil? Saiba como escolher

Portáteis e cada vez mais completos, os notebooks facilitam o trabalho e a diversão em qualquer espaço. Porém, com tantas marcas e opções disponíveis, nem sempre é fácil decidir qual modelo comprar.

Fabricados em várias configurações diferentes, os produtos também utilizam componentes importados, como processadores, memórias RAM e SSDs. Isso aumenta o preço de venda e chama a atenção dos usuários para a relação custo-benefício. Afinal: como escolher um notebook moderno, funcional e econômico?

Seja o aparelho mais ou menos sofisticado, o certo é que a melhor opção é aquela que atende às suas necessidades. Um notebook utilizado para rodar o Pacote Office e navegar na internet não requer o desempenho da máquina de um gamer, por exemplo. Da mesma forma, um profissional editor de vídeos pode sair lucrando ao comprar um notebook mais caro, mas com maior potência e espaço de armazenamento.

A escolha do melhor produto depende, então, do seu perfil de usuário. Para ajudar você a defini-lo, listamos abaixo as principais categorias de uso e os atributos ideais para cada uma delas. Veja em qual perfil você se encaixa e saiba o que não pode faltar no seu notebook!

Como escolher um notebook pelo seu perfil de uso

Mulher usando notebook em parque ao ar livre

Fonte: Freepik

Uso pessoal

Notebooks de uso pessoal servem, principalmente, para navegar na internet, checar e-mails, acessar as redes sociais e curtir plataformas de streaming, como YouTube e Spotify.

Se essa é a sua pedida, opte por computadores mais simples, com softwares e tecnologias básicas. Você terá uma boa experiência e evitará problemas operacionais por conta de recursos que exigem mais potência da máquina.

Embora 2 GB de memória RAM já bastem para uso pessoal, notebooks com 4 GB ou mais não travam com muitos programas ou abas abertas. Verifique também se o notebook possui entrada HDMI, tecnologia wireless ou Bluetooth, para conectá-lo à TV e maratonar seus filmes e programas favoritos.

Recomendações técnicas

Processador: Intel Core i3 ou AMD A4 em diante;
Memória RAM: 4 GB;
Espaço interno: a partir de 128 GB;
Tela: de 11 a 13 polegadas.

Profissional em escritório usando notebook e smartphone

Fonte: Freepik

Uso profissional

Tempo é dinheiro no mundo do trabalho. Por isso, notebooks de uso profissional devem prezar pela potência e conectividade, a fim de agilizar as entregas e facilitar a comunicação entre equipes.

No quesito desempenho, os processadores dual-core trazem fluidez para o trabalho, otimizando a execução de várias tarefas simultâneas. Bateria durável, entrada HDMI e tecnologias wireless e Bluetooth integradas são outros atributos que fazem a diferença em reuniões e videoconferências.

Aliás: se você costuma viajar a trabalho ou ter reuniões externas, lembre-se de optar por notebooks fáceis de carregar na mochila, com tela entre 11 e 13 polegadas. O design fino dos ultrabooks ou notebooks conversíveis é bastante atraente: leves, rápidos e com tela touchscreen, eles têm manuseio similar ao de tablets e smartphones, e bateria com ampla vida útil.

Já no escritório, lembre-se que você provavelmente terá de conectar o notebook a mouses, impressoras, HDs externos e outras peças de hardware. Neste sentido, quanto mais entradas USB na sua máquina, melhor, certo?

Recomendações técnicas

Processador: Intel Core i3 ou AMD A4 em diante;
Memória RAM: 4 a 6 GB;
Espaço interno: a partir de 256 GB;
Tela: de 11 a 13 polegadas.

Notebook em escritório ao lado de carregador e outros aparelhos

Fonte: Freepik

Design e edição de vídeo

As recomendações do item acima valem para profissionais de qualquer ramo. No entanto, se o seu trabalho envolve criação de conteúdo digital, é interessante investir em notebooks mais potentes e sofisticados.

Rodar softwares como AutoCAD e programas do Pacote Adobe exige do computador um desempenho superior, facilitado por processadores quad-core e placas de vídeo dedicadas. O espaço de armazenamento também merece atenção, já que imagens em alta resolução e arquivos em vídeo costumam ser pesados.

Nossa dica é optar por modelos entre 500 GB e 1 TB de espaço interno, ou que contem com armazenamento híbrido (HD e SSDs ao mesmo tempo). Velozes e resistentes, os SSDs são unidades de memória que, de quebra, consomem menos energia, evitando sobrecargas no seu notebook.

Fotógrafos podem ainda se beneficiar de máquinas com suporte para cartões de memória (em geral, do tipo SD). Por fim, contar com telas de alta resolução melhora a experiência dos profissionais – desde que não torne o notebook muito grande para ser carregado por aí.

Recomendações técnicas

Processador: Intel Core i5 em diante ou AMD Ryzen 3 em diante;
Memória RAM: 6 GB em diante;
Espaço interno: HD a partir de 500 GB, com SSDs agregados a partir de 128 GB;
Tela: de 14 polegadas em diante.

Videogames

As dicas aos designers e editores de vídeo também se aplicam aos gamers profissionais ou das horas de lazer. Se você pretende jogar apenas por hobby, as placas gráficas embutidas na placa-mãe dos notebooks geralmente dão conta do recado. Mas se você roda jogos de última geração, não abra mão das placas de vídeo da NVidia (GeForce) e da AMD (Radeon). Esses componentes são amplamente utilizados pelos fabricantes e servem como um ótimo reforço para a performance da máquina.

Recomendações técnicas

Processador: Intel Core i5 em diante ou AMD Ryzen 3 em diante;
Memória RAM: 6 GB em diante;
Espaço interno: a partir de 256 GB;
Tela: de 11 a 15 polegadas.

Nossas dicas foram úteis na sua pesquisa por notebooks? Confira os modelos de notebook disponíveis na WebContinental e escolha já o melhor produto para você!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com