Coifa de embutir: o que é e como funciona?

Coifa de embutir: o que é e como funciona?

Comumente encontradas em cozinhas industriais e restaurantes, o uso de coifas vem conquistando cada vez mais espaço em cozinhas residenciais, seja pela sua utilidade ou até mesmo como decoração para o cômodo.

Conheça a coifa de embutir, um eletrodoméstico com design único voltado para proteger sua casa de odores e gorduras liberadas ao cozinhar. Continue lendo e aprenda mais sobre a coifa de embutir e seu diferencial!

Qual a diferença entre a coifa de embutir e outros modelos?

No geral, todas as coifas (de embutir, de ilha e de parede) exercem as mesmas funções, e podem ser encontradas em ambos os modos de funcionamento:

  • Depurador: purifica a fumaça e os odores por meio de um filtro interno e então devolve o ar purificado a cozinha.
  • Exaustor: extrai a fumaça e os odores do cômodo enviando-os por meio de dutos para o ambiente externo.

Confira a postagem Tudo sobre coifas para mais informações.

A grande diferença entre estes modelos está em sua disposição e instalação, então, irá depender de quanto espaço disponível sua cozinha possui e qual o visual que você gostaria de dar a ela. Dito isso:

  • Coifa de parede: fixada na parede, este modelo é uma opção viável para ser posicionada acima de fogões ou cooktops que não são ilhados.
  • Coifa de ilha: fixada no teto, este modelo é a opção ideal para quem possui o fogão ou cooktop disposto em ilha, pois permite posicionar a coifa acima destes independentemente de estarem afastados de uma parede.
  • Coifa de embutir: fixada em um móvel, a coifa de embutir é a opção mais discreta dentre as três, pois somente a sua parte inferior fica a mostra logo abaixo do móvel. Além de deixar a cozinha mais sóbria, também auxilia a poupar espaço.

Diferença entre as coifas: embutir, ilha e parede

Como instalar uma coifa de embutir?

Um dos diferenciais deste modelo de coifa é a simplicidade de sua instalação. De maneira geral, para instalá-las você terá apenas que:

  1. Possuir um móvel que sustente a coifa tanto em tamanho quanto peso;
  2. Realizar os recortes necessários conforme citados no manual em suas devidas proporções de maneira a centralizá-la acima do fogão ou cooktop;
  3. Encaixar a coifa no móvel e garantir que seus fixadores estão sustentando-a adequadamente;
  4. Prender a coifa com parafusos conforme solicitado pelo manual cuidando para mantê-la alinhada;
  5. Fazer o encaixe do tubo de saída no motor (modo depurador) ou a saída externa (modo exaustor).

É importante ressaltar que a leitura do manual de sua coifa é essencial para garantir uma instalação adequada. Caso necessite de ajuda, não hesite em chamar a ajuda de profissionais.

Dicas sobre coifas embutidas

Possuir uma coifa na cozinha faz toda a diferença e agrega muito bem-estar na hora de cozinhar. Para que consiga extrair o máximo deste eletrodoméstico sem complicações a WebContinental preparou um conjunto de dicas para você:

Planeje sua cozinha

Coifas ocupam espaço, seja dentro de um móvel, na parede ou no teto, por isso não esqueça de levar isso em consideração caso esteja montando sua cozinha. Essa dica é especialmente importante para coifas que funcionam como exaustor devido a necessidade de estar conectada a dutos.

Lembre-se também que por ser um eletrodoméstico, ela também necessita de uma tomada próxima que suporte sua potência!

Cuide com a altura da coifa

Visto sua posição logo acima do fogão ou cooktop, garanta que ao instalar o produto, a altura da coifa não prejudique você na hora de cozinhar ao ser baixa demais, mas ao mesmo tempo mantenha uma distância que permita a ela absorver o vapor. Confira as orientações do fabricante.

Fale com seu síndico

Caso more em um apartamento e decida instalar uma coifa com modo de exaustor, certifique-se com o síndico que não há restrições quanto a isso, afinal, serão necessários ajustes na estrutura da cozinha.

Faça manutenções e limpezas

Devido a ser um produto voltado para aspirar fumaças e impurezas, o ideal é não esquecer de limpá-lo. Utilize uma esponja macia e detergente neutro para manter o brilho e preservar a superfície.

Caso seja um depurador, há também a necessidade de uma troca eventual de filtros para não prejudicar a capacidade da coifa

Confira também nossa postagem sobre como limpar coifas inox!

Una o útil ao agradável

Além de ser muito útil, coifas são dispostas em diversos modelos e designs, aproveite isso para compor o ambiente da sua cozinha e trazer visuais que combinam com você, seja ele um design moderno, minimalista ou outro!

Deseja comprar uma coifa, mas não sabe qual escolher? Confira o post Como escolher uma coifa e tire todas as suas dúvidas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com