Tudo sobre coifas: Tire suas dúvidas

Se você quer acabar com aquele cheiro de comida que fica na sua cozinha após o preparo das refeições, a saída mais eficiente é a instalação de uma coifa. Mas você sabe como funciona esse aparelho e, principalmente, qual é o melhor modelo para a sua casa? Não se preocupe: separamos todas as dicas e informações que você precisa conhecer sobre as coifas. Confira!

Como as coifas funcionam

Cada vez mais as coifas estão sendo instaladas em todos os tipos de residências (seja casa ou apartamento), principalmente quando os moradores cozinham com bastante frequência ou se o lar é equipado com uma cozinha integrada com a sala de jantar ou de estar. A coifa é o equipamento que vai garantir que o cheiro de comida não se espalhe pelos ambientes do seu lar – nem mesmo pela cozinha!

Isso acontece porque as coifas são utilizadas para renovar o ar, eliminando do ambiente os odores desagradáveis e gordurosos que são produzidos durante o preparo de alimentos (como as frituras) e liberando ar fresco ou filtrado. Essa renovação pode ocorrer por meio de duas formas de funcionamento: o modo exaustor e o modo depurador.

De forma geral, o exaustor é o mais eficiente na remoção dos odores, uma vez que ele “suga” do ambiente o ar quente e gorduroso e joga-o para o exterior, substituindo-o pelo ar fresco da rua – e, nesse processo, elimina 90% das impurezas. Já o depurador vai agir basicamente como um filtro, absorvendo o ar “sujo” da cozinha, filtrando-o e liberando-o de volta no ambiente – o que não é tão eficiente na remoção de odores.

Como escolher a coifa que mais combina com você

Além do tipo de funcionalidade que mais lhe agrada, a escolha da sua coifa vai depender bastante, também, do projeto da sua cozinha, principalmente do local no qual fica o fogão – uma vez que a coifa é instalada diretamente acima dele. Existem no mercado duas opções de coifas que podem atender à sua necessidade: a coifa de parede e a coifa de ilha.

A coifa de parede, como o nome já mostra, é a mais indicada para aquelas cozinhas que possuem um projeto mais tradicional, com o fogão ou cooktop encostado na parede.

Foto: Casa Abril

Foto: Casa Abril

Já a coifa de ilha é utilizada em cozinhas em formato de ilha, como as cozinhas gourmet, em que o fogão ou cooktop fica posicionado em uma bancada centralizada no ambiente.

Foto: Marciane Ilha

Foto: Marciane Ilha

Qual o tamanho ideal da coifa?

Como já citamos antes, a coifa precisa ser instalada diretamente acima do seu fogão ou cooktop, para que assim possa absorver todos os resíduos liberados no ar durante o preparo de alimentos. Portanto, para que não ocorra escape de resíduos, é muito importante que a sua coifa seja pelo menos do mesmo tamanho que o seu fogão, sendo o ideal mesmo que ela seja 10% maior.

Confira no esquema abaixo qual é o tamanho ideal da coifa para a sua cozinha:

  • se o seu fogão é de 4 bocas, a coifa deve ter 60cm;
  • para um fogão de 5 bocas, escolha coifas com 70 a 80cm;
  • caso o fogão possa 6 bocas ou mais, a coifa deve ter de 90 a 120cm;

Como instalar a sua coifa

Outra dúvida que sempre surge na hora de escolher uma coifa é sobre a instalação do aparelho, principalmente se é necessário quebrar paredes. Embora muitas pessoas achem que isso é uma “regra”, na verdade, a forma de instalação vai depender muito do modelo escolhido.

A quebra de paredes (ou forro, em alguns casos) é necessária para modelos com a função exaustor, uma vez que é preciso instalar um duto de ar que permita a saída do ar gorduroso para a parte externa do lar. E, nesse caso, você terá que contratar mão de obra especializada.

Mas se você for utilizar a coifa no modo depurador, a instalação será bem mais simples – e você mesmo pode fazê-la, desde que seguindo as instruções do manual. Basicamente, é preciso fixar o aparelho na parede (se for uma coifa de parede) ou no forro (no caso das coifas de ilha).

Foto: Zogbilar

Foto: Zogbilar

Saiba mais no nosso post sobre como instalar coifa de parede e de ilha!

Dicas para aproveitar melhor a sua coifa

Agora que você já escolheu o modelo de coifa ideal para a sua cozinha, separamos algumas dicas extras de funcionamento e também de cuidados que você precisa ter para manter o equipamento sempre em boas condições. Confira:

  • Funcionamento: para obter um melhor rendimento da coifa, indica-se ligá-la no mínimo cinco minutos antes do preparo de alimentos e deixá-la funcionando por até 15 minutos depois que você desligar o fogão;
  • Distância do fogão: quanto mais próxima a coifa estiver do seu fogão, maior a chance de se formarem bolhas na parte inferior do aparelho, devido ao vapor da água. Portanto, respeite a altura mínima indicada no manual de instalação.
  • Limpeza: para ampliar a vida útil da sua coifa, é muito importante higienizá-la (na parte interna e externa) periodicamente, para retirar resíduos de gordura e evitar manchas. Lembre-se também de realizar a troca regular dos filtros, de três a quatro meses, ou conforme necessidade.  

Na página da WebContinental você encontra os melhores modelos de coifas do mercado com preços e qualidade imbatíveis! Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com