Como instalar coifa em apartamento?

Como instalar coifa em apartamento

Fonte: Seu Espaço Gourmet

A coifa funciona como uma espécie de filtro, removendo as impurezas e odores que ficam no ar quando cozinhamos (especialmente aqueles pratos mais gordurosos). Para quem mora em apartamento, esse eletrodoméstico se faz ainda mais necessário, pois muitas vezes o espaço é reduzido, ou não há uma separação entre cozinha e sala, e os odores acabam se espalhando por todos os ambientes. Ninguém merece, não é?

Se você mora em apartamento e está buscando uma solução para esse problema, a coifa é exatamente o que você procura. E, para te ajudar, vamos dar algumas dicas sobre a instalação desse aparelho em apartamentos. Confira!

Como é feita a instalação?

A coifa faz um processo de filtragem: ele suga o ar repleto de impurezas da cozinha, passa por uma série de filtros que existem dentro do aparelho, e solta o ar filtrado de volta no ambiente. Por isso, ela sempre é instalada acima do fogão ou cooktop, para facilitar a absorção. E como a saída de ar fica na parte superior do aparelho (chaminé), ele pode ser fixado tranquilamente no ambiente sem precisar de maiores alterações na estrutura.

Basicamente existem dois modelos: as coifas de parede e as coifas de ilha.

O modelo de coifa de parede é fixado como um quadro, através de presilhas de fixação instaladas na parede logo acima do fogão/cooktop.

Já a coifa de ilha é instalada diretamente no teto ou forro, e é indicada para quem tem cozinha em forma de ilha, com o fogão/cooktop centralizado no ambiente.

Cuidados importantes na instalação de coifas

Independentemente do modelo de coifa que você escolher, existem alguns cuidados que é preciso ter para garantir que o eletrodoméstico ficará bem fixado e funcionará tranquilamente. Veja as dicas abaixo!

  • A coifa deve ser instalada diretamente acima do fogão ou cooktop, cobrindo toda a extensão deste para poder sugar melhor todo o ar/fumaça produzido.
  • O aparelho deve ser instalado a uma altura de cerca de 1,70m do chão e 65cm do fogão ou cooktop. Essa distância pode variar de modelo para modelo, por isso é bom sempre conferir as orientações do fabricante.
  • A coifa precisa de uma tomada exclusiva, que seja localizada próxima e suporte a potência do aparelho. Caso não tenha, é preciso contratar um eletricista para adaptar a instalação elétrica.

Como você percebeu, a instalação da coifa em apartamentos é bem prática e pode resolver de uma vez por todas os seus problemas com odores vindos da cozinha. Mas é importante ressaltar que, por mais fácil que seja instalar, é sempre recomendado contratar um serviço especializado, pois isso garante que não haja danos ao aparelho e ele funcione perfeitamente.

Saiba mais no post Como instalar coifa de ilha e de parede!

Esperamos que tenha gostado das dicas! Agora, convidamos você a conferir os melhores modelos de coifas na loja da WebContinental. Contamos com marcas reconhecidas, como a Gallant, que produz coifas de qualidade e com design inovador. As coifas da Gallant possuem recursos como painel de controle, três velocidades diferentes, iluminação de LED e filtro removível para facilitar a limpeza. Venha conhecer!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com