Manutenção da geladeira: veja como conservá-la!

Manutenção e conservação da geladeira

Fonte: FreePik

A geladeira é um eletrodoméstico fundamental em qualquer lar, pois é nela que conservamos os alimentos e bebidas que serão consumidos ao longo da semana, ou até mesmo do mês. A vida útil de um refrigerador é bastante longa, mas mesmo assim é de grande importância que tenhamos alguns cuidados no uso e na manutenção deste aparelho para que ele dure ainda mais tempo.

Você quer saber o que é preciso fazer para conservar a sua geladeira e prolongar sua vida útil? Veja abaixo os principais pontos aos quais você deve estar atento!

Armazenamento

Em geral, as geladeiras possuem dois componentes: o refrigerador, onde os alimentos e bebidas são resfriados, e o freezer, onde os itens podem ser congelados. Dentro do refrigerador existem diferentes níveis de temperatura, por isso é importante posicionar os alimentos conforme as necessidades (alimentos mais sensíveis na parte de baixo, onde as temperaturas são mais altas e os mais perecíveis na parte de cima, onde é mais frio).

Leia mais sobre Como conservar os alimentos da forma correta!

Além disso, outro cuidado é organizar os itens de forma que não obstruam as saídas de ar dos dutos internos da geladeira, pois isso pode prejudicar a refrigeração e reduzir a eficiência do eletrodoméstico.

Vedação

Para um bom funcionamento, a geladeira deve permanecer sempre fechada, sendo aberta apenas quando se necessita pegar ou colocar algo dentro dela. A sua porta possui uma borracha de vedação na parte interna, que garante o bom fechamento e o isolamento do ar frio dentro do refrigerador.

O acúmulo de sujeira ou mesmo o desgaste do uso pode fazer com que a borracha perca sua propriedade de vedação e a porta não feche direito (e até abra sozinha), portanto é importante fazer a limpeza da borracha e trocá-la quando necessário.

Degelo

O processo de “descongelar” o freezer é uma das mais importantes manutenções que devemos fazer, pois o acúmulo de gelo pode bloquear a saída de ar e danificar o funcionamento dos dutos do congelador. Hoje já existem modelos mais modernos, como as geladeiras frost free, que degelam automaticamente, impedindo a formação daquela camada espessa de gelo.

No entanto, se sua geladeira não possui esse sistema, é importante fazer o degelo manualmente. Alguns modelos necessitam desse procedimento mais frequentemente que outros, então é importante seguir as orientações do manual do aparelho.

Cuidados no uso diário

  • Mantenha a geladeira sempre limpa. Pelo menos uma vez por mês, remova todos os itens e faça uma limpeza completa por dentro e por fora.
  • Evite abrir a porta (e deixá-la aberta) sem necessidade, pois prejudica a refrigeração.
  • Nunca obstrua a ventilação do motor da geladeira. Portanto, nada de secar roupas na parte de trás!
  • Procure manter o termostato da sua geladeira sempre regulado conforme a estação do ano e as necessidades de uso.
  • O calor não é um amigo da sua geladeira. Evite colocar alimentos quentes dentro do refrigerador e jamais deixe fontes de calor, como o fogão, próximas ao aparelho.

Gostou deste conteúdo? Com esses cuidados básicos, você consegue manter a sua geladeira funcionando perfeitamente por muito mais tempo. E lembre-se: em caso de qualquer alteração no funcionamento do seu aparelho, procure imediatamente um especialista.

Tá na hora de trocar sua geladeira? Na WebContinental você encontra geladeiras das melhores marcas, com tecnologias inovadoras e preços super atrativos. Confira as nossas ofertas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com