Como conservar os alimentos da forma correta?

Como conservar alimentos corretamente

Fonte: BeFunky

Você sabe conservar os seus alimentos da melhor maneira possível? Essa é com certeza uma dúvida que surge na nossa mente quando vamos armazená-los no refrigerador. No entanto, existem locais específicos para cada tipo de alimento e por isso é muito importante que você conheça bem os seus eletrodomésticos.

Nesse post trazemos ótimas dicas de como você pode conservar bem os seus alimentos, fazendo com que eles durem mais e sem perder o sabor. Confira!

1. Preste atenção nos produtos

Cada tipo de alimento precisa de um cuidado diferente para aumentar sua durabilidade. Veja alguns exemplos e dicas abaixo para você colocar em prática:

  • Frutas: para conservar as frutas basta higienizá-las e colocá-las na geladeira em potes ou sacos plásticos.
  • Verduras e legumes: esse tipo de alimento pode ter a sua durabilidade muito aumentada se passar pelo processo de branqueamento. Para isso você só precisa colocá-los em água quente por alguns minutos, depois resfriá-los em água fria, e por último armazená-los em um saco plástico sem ar, podendo colocar tanto na geladeira quanto no freezer.
  • Carne: esse alimento precisa ser congelado para evitar o aumento de microorganismos. Mas atenção: não é recomendado congelar a carne novamente depois de estar descongelada. Também evite lavar a carne antes de guardá-la.
  • Pão: o pão industrializado possui conservantes e uma data de validade estabelecida. No entanto, é possível congelar esses produtos, fazendo com que eles durem de 1 a 2 meses dependendo do congelador. Um boa dica é prepará-los na torradeira antes de consumir.

2. Cada alimento no lugar certo

Você sabia que a sua geladeira possui lugares específicos para cada tipo de alimento? Por exemplo, a porta é o local ideal para alimentos menos perecíveis, como bebidas e molhos, tendo em vista que há uma variação bem maior de temperatura. Já as prateleiras superiores, como são extremamente frias, são lugares perfeitos para alimentos perecíveis, como sucos, queijo e leite.

No caso das prateleiras do meio é bom armazenar sobras de alimentos já cozidos. A prateleira inferior tem a temperatura mais alta, e por isso é o lugar certo para guardar produtos que vão ser descongelados ou que não precisam ficar em locais frios, como as frutas.

A gaveta grande é o local menos refrigerado, e é nela que serão colocados os alimentos mais sensíveis ao frio, como verduras e legumes. E por último, o freezer é o lugar mais frio de todo o eletrodoméstico, podendo receber todos os tipos de produtos que você queira congelar.

3. Dicas que fazem a diferença

A limpeza completa da geladeira pode ser feita mensalmente, porém é importante que você passe um pano umedecido com vinagre nas prateleiras pelo menos uma vez por semana. Além disso, a utilização de potes transparentes ajuda muita na organização. São práticos na hora de esquentar no micro-ondas, mas aqui é importante ter cuidado, pois alguns potes de plástico liberam toxinas nos alimentos e não podem ser aquecidos.

Essas foram algumas dicas simples e fáceis que você pode aplicar rapidamente no seu dia a dia. Agora que você já sabe como conservar seus alimentos, aproveite e veja os produtos da WebContinental para deixar a sua cozinha ainda mais completa!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com