Descubra tudo sobre GTIN
Sabe aquelas barrinhas pretas que estão em todas as embalagens de produtos, também conhecidas como código de barras? Elas são indispensáveis na hora de realizar qualquer tipo de venda, não é mesmo?
Mas você sabia que para que o código de barras tenha validade e seja identificado, é preciso que ele possua uma sequência numérica? Chamamos essa sequência de Global Trade Item Number (GTIN). Esse código pode proporcionar diversos benefícios e facilidades para a rotina de vendas no varejo físico e digital. Ficou curioso(a)? Então continue lendo e descubra tudo sobre GTIN
O que é GTIN?
Como dito anteriormente, GTIN é a sigla de Global Trade Item Number, ou seja, o Número Global do Item Comercial. Essa numeração é encontrada abaixo das listras do código de barras. Aqui no Brasil, o código de barras e o GTIN são administrados pela empresa GS1.
O GTIN atua como um identificador de produtos, sendo uma numeração única global. Com ele, o item comercial é identificado e pode ser precificado. Dessa forma, quando você determina um GTIN para um produto, ele nunca poderá ser utilizado em outro item ou ser alterado.
Além disso, essa numeração é utilizada para recuperar informações que poderão ser captadas durante todo o processo de produção, que vai desde a matéria-prima até a finalização do produto. A sigla também desempenha o papel de conexão entre mercadorias e serviços.
Como gerar um GTIN?
Em geral, as fábricas são as responsáveis por disponibilizar produtos com o cadastro do Global Trade Item Number realizado. Desse modo, os varejistas que trabalham com revenda, devem utilizar o código original que é emitido pela fábrica. Ao mesmo tempo, nem todos os tipos de negociação necessita da emissão do código.
Entretanto, se a sua empresa precisa realizar a identificação dos itens de venda, você deve realizar um cadastro no site do GS1 Brasil. Em seguida, você deve criar um login no site do CPN (Cadastro de Produtos) onde os códigos de identificação serão gerados para cada mercadoria. Assim, você deverá informar dados técnicos sobre os produtos ao longo desse processo.
A partir daí, a identificação de produtos com o código para a sua empresa começa a ser atribuída pelo GS1 Brasil. Em seguida, com as informações inseridas no Cadastro Nacional de Produtos, o dígito verificador será calculado e o GTIN será criado.
Quais as vantagens do GTIN para a sua empresa?
Ao possuir um cadastro para gerar GTIN de maneira otimizada, é possível ter maior controle dos processos de vendas, incluindo o estoque, conferência de notas e rastreamento dos itens que serão vendidos.
Já para o varejista que possui e-commerce e vende em marketplaces, o Global Trade Item Number é ideal para mapear os processos de venda de cada produto, bem como encontrá-lo de maneira mais fácil e rápida em diversos sites.
Além dessas vantagens, com o GTIN, também é possível entrar em marketplaces com mais facilidades; ter acesso às informações dos produtos e controlar a rotatividade de mercadorias.
Pronto para alavancar as suas vendas?
Agora que você já sabe a importância do Número Global do Item Comercial para as suas vendas, conte com a Webcontinental Marketplace. Através do nosso Canal de Marketplace, conectamos o seu negócio a mais de 200 milhões de pessoas. E para te deixar ainda mais atualizado(a), nós preparamos diversos conteúdos exclusivos para você nas nossas redes sociais. Então aproveite e siga o nosso Instagram, Facebook e Linkedin.