O que não pode faltar no seu planejamento comercial em 2023? Confira 5 dicas!
Se você é empresário, gerente ou empreendedor e não incluiu nas suas resoluções de Ano Novo um bom planejamento para o seu negócio, está na hora de colocar as mãos na massa! Diversas empresas realizam o planejamento até antes mesmo da virada do ano, mas janeiro também é um excelente mês para isso, visto que é comum o fluxo de demandas estar mais baixo nesta época por conta dos recessos e férias.
O planejamento comercial e estratégico nada mais é do que uma grande análise sobre a sua empresa. Dessa forma, a partir dele, você conseguirá organizar as ações de forma clara e objetiva, entendendo também quais são as ameaças e as oportunidades, e com isso, definir objetivos para o futuro.
Além disso, uma forma bastante conhecida de realizar esta análise é o modelo SWOT, também conhecido como FOFA no Brasil. A partir desse modelo, você irá mapear as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do seu empreendimento. Mas não há uma única maneira! Existem diversas outras formas de realizar esse mapeamento. O importante é encontrar a forma que mais se adeque ao negócio e que telhe traga as melhores informações.
5 dicas para fazer um planejamento comercial incrível em 2023!
Quais são as metas do negócio para 2023? Quais datas comemorativas merecem mais atenção? Quais foram as dificuldades de 2022 e como superá-las neste novo ano? Para responder essas e muitas outras perguntas, o planejamento é essencial. Precisando de ajuda para concluir essa missão? A WebContinental Marketplace preparou um conteúdo especial para te ajudar!
Então veja agora 5 dicas cruciais para planejar um ano inteiro de ótimos resultados e boas vendas:
1. Entenda a sua empresa
Compreender como o negócio performou e encerrou o ano anterior pode ser o pontapé inicial para estruturar o planejamento. Dessa forma, avalie a receita gerada, o número de clientes impactados, capital de giro, e demais pontos importantes. Para obter mais informações, consulte notas fiscais, documentação de funcionários e fluxo de caixa, por exemplo.
Do maior ao menor, todos os gastos devem ser mapeados. Além disso, faça essa análise de forma sincera para garantir mais eficácia. Assim, ficará mais simples estabelecer qual estratégia financeira é a mais correta, e definir quais pontos exigem atenção e mudanças.
2. Estabeleça metas e indicadores
Com todos os dados apurados, agora é a hora de definir metas para alcançar os objetivos mais importantes para a sua empresa. Dessa forma, estabeleça objetivos a curto e longo prazo, definindo também, de forma clara, quais setores estão envolvidos em cada um deles. As necessidades e ações a serem tomadas podem ser expostas aos times já no início do ano.
Além disso, é importante definir quais indicadores serão observados durante 2023, para garantir sucesso nas metas. Entre os principais indicadores de vendas estão o ticket médio, clientes inativos, período do Ciclo de Venda, taxa de Churn e Custo de Aquisição por Cliente (CAC).
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3. Analise suas últimas vendas e negociações
Conheça e dê muita atenção ao seu histórico de vendas. Por meio dele, você poderá mapear quantas oportunidades se transformaram em vendas e quais produtos podem ser considerados os carros-chefes da operação. Dessa forma, você também verá quantos clientes foram conquistados no ano e quantos deles se tornaram fiéis ao seu negócio. Esse histórico pode lhe responder ainda se o seu produto/serviço é mais procurado em épocas ou campanhas específicas, como Dia das Mães, Black Friday ou Natal, por exemplo.
4. Mantenha o seu banco de dados atualizado
A falta de informações atualizadas sobre os consumidores e possíveis clientes pode impactar de forma negativa na sua estratégia de marketing e vendas. Por isso, é importante realizar a atualização ou limpeza da sua base de dados anualmente, uma tarefa que pode ser aliada ao planejamento comercial de 2023. Empresas que possuem um banco com informações claras e atuais garantem benefícios para toda a operação.
5. Atualize-se constantemente sobre o mercado e tendências
Estamos em um mundo cada vez mais rápido e digital e, nos negócios, isso não é diferente. Assim, empresas que estão sempre atentas às novidades e mudanças podem estar a um passo à frente da concorrência. Mapear tendências pode auxiliar no aprimoramento de processos e atividades, encontrando pontos de melhoria dentro da sua operação. Além disso, empresas atentas podem antecipar as necessidades e desejos dos clientes, melhorando a experiência de compra e causando encantamento e fidelização.