Dia do Cliente é uma data que foi inserida no calendário de varejo desde 2003. Celebrado no dia 15 de setembro, a data tem se popularizado cada vez mais entre os consumidores. Porém, os varejistas já perceberam a importância do Dia do Cliente para os negócios, pois se bem planejada, esta data pode ser super lucrativa para os comerciantes.
Para se ter uma ideia, o Dia do Cliente é comemorado em 14 estados e 167 municípios e tem como objetivo ofertar promoções, descontos e brindes para estreitar o relacionamento com o público. Inclusive, esta é uma boa oportunidade de fidelizar clientes para a Black Friday. Dessa forma, não deixe esta data passar em branco, e invista no relacionamento com os seus clientes.
Mas atenção! Como dito antes, o foco principal desta campanha é atrair clientes de diferentes nichos, portanto, não foque somente no seu público-alvo. A ideia é que você conquiste novos consumidores para o seu negócio.
Mas realmente vale a pena investir no Dia do Cliente?
Se você ainda está com dúvidas em relação às vantagens de investir nesta data, saiba que de acordo com o levantamento realizado pela Social Miner e Opinion Box, em 2019, mais de 43% dos consumidores, aguardavam o Dia do Cliente ansiosamente. E além disso, pretendiam aproveitar os descontos e promoções dos mais variados setores varejistas.
E tem mais! Para este ano, as expectativas são as melhores, e o Dia do Cliente promete aquecer o mercado de varejo físico e digital. E para você que está buscando conquistar mais clientes e aumentar as vendas, a WebContinental Marketplace preparou 5 dicas infalíveis para você aproveitar. Confira agora:
1. Invista em canais de atendimento
Deixar um cliente feliz e satisfeito é uma das melhores coisas que podem acontecer para um varejista. Isso porque você tem a certeza de que o cliente fará novas compras no seu estabelecimento. E também porque, certamente ele falará da sua marca para outras pessoas, seja através das redes sociais ou pelo famoso boca a boca.
Dessa forma, invista em um bom atendimento durante toda a jornada do cliente. Diversifique os seus canais de interação, como o Whatsapp ou através das redes sociais e chats. O telefone também não pode ficar de fora. Por isso, invista na contratação de colaboradores ou chatbots para um atendimento inicial.
Além disso, envie um e-mail marketing personalizado para os clientes que realizarem compras com você em agradecimento. Mas não se esqueça: um atendimento personalizado pode valorizar muito a sua marca.
2. Crie promoções para cada segmento de cliente
É claro que o foco principal da campanha é conquistar clientes e conversar com todos os tipos de público. Entretanto, valorizar os seus clientes mais antigos, pode criar um laço ainda maior entre eles e a sua marca.
Por isso, pense em descontos exclusivos para quem comprar pelo seu E-commerce, por aplicativo, ou para a sua lista de e-mails. Além disso, você pode criar ofertas exclusivas com produtos que os seus clientes visitaram mas acabaram não comprando. Para facilitar este processo, um bom Marketplace e uma ferramenta de CRM podem ajudar a organizar as suas ideias.
3. Ofereça um prêmio por sorteio
Se tem uma coisa que todo mundo adora, é participar de sorteios. Dessa forma, realize sorteios nas suas redes sociais, em especial no Instagram. Isso contribui para o compartilhamento das suas postagens. Além de aumentar o seu alcance e o número de seguidores. E não esqueça de impulsionar o post oficial do seu sorteio para mais pessoas poderem participar.
4. Disponibilize brindes, frete grátis e descontos progressivos
O frete grátis pode ser decisivo na hora de conquistar um cliente e fechar a compra, principalmente em negócios digitais. Dessa forma, crie estratégias para ofertar o frete grátis, seja em produtos específicos ou em algum período do dia. Com isso, você pode aumentar o ticket médio.
Além disso, surpreenda o seu público com brindes surpresas. Isso faz com que a sua marca seja lembrada, e muitos clientes fazem postagens nas redes sociais sobre o “presente” ganho. Isso faz com que você tenha mais visibilidade nas redes.
Outra forma de fidelizar os seus clientes é oferecer descontos progressivos. Para isso, crie estratégias para ofertar descontos onde quanto mais produtos ele comprar, maior é o desconto. Este também é um dos tipos estratégias de descontos mais procurados no Dia do Cliente.
5. Tenha cupons de desconto para compras futuras
Se tem uma estratégia que fideliza os consumidores, é o desconto para compras futuras. Isso faz com que ele revisite o seu E-commerce para realizar mais compras em menos tempo e garantir os descontos.
Dessa forma, você pode aproveitar o Dia do Cliente para disponibilizar esses cupons, e lembrar os seus clientes que eles podem aproveitar os descontos em compras até o final do ano. Assim, certamente eles lembrarão da sua marca na Black Friday e no Natal.
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